Roteirização de veículos para o abastecimento de linhas de produção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão & Produção |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000400846 |
Resumo: | Resumo Este trabalho trata do problema de roteirização de veículos para o abastecimento de linhas de produção. Nesse problema, peças estão armazenadas em um estoque central e devem ser transferidas para pontos de uso localizados ao longo da linha de produção. O ritmo de fabricação na linha de produção é suposto constante, o que torna periódica a necessidade de reposição das embalagens contendo as peças. Uma frota de rebocadores transporta as embalagens dispostas sobre plataformas com rodas, configurando um comboio. O objetivo do problema é roteirizar a frota de rebocadores, maximizando sua utilização e garantido o atendimento da demanda gerada pela linha de produção. O problema é comum a muitas empresas de manufatura de bens de consumo e possui impacto direto nos custos operacionais. A literatura sobre o tema é escassa e as soluções empregadas na indústria habitualmente se baseiam na experiência prática de operadores ou responsáveis pela movimentação de materiais. Para a solução do problema, é proposta uma heurística baseada em métodos de inserção, aplicada a um caso na indústria automobilística. A comparação entre a solução obtida e aquela formulada por operadores demonstrou ganho no número de rotas. |
id |
UFSCAR-3_6858136fd80ae8651c57eb3e4604d138 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-530X2015000400846 |
network_acronym_str |
UFSCAR-3 |
network_name_str |
Gestão & Produção |
repository_id_str |
|
spelling |
Roteirização de veículos para o abastecimento de linhas de produçãoRoteirizaçãoLogísticaSistema de abastecimentoHeurísticaResumo Este trabalho trata do problema de roteirização de veículos para o abastecimento de linhas de produção. Nesse problema, peças estão armazenadas em um estoque central e devem ser transferidas para pontos de uso localizados ao longo da linha de produção. O ritmo de fabricação na linha de produção é suposto constante, o que torna periódica a necessidade de reposição das embalagens contendo as peças. Uma frota de rebocadores transporta as embalagens dispostas sobre plataformas com rodas, configurando um comboio. O objetivo do problema é roteirizar a frota de rebocadores, maximizando sua utilização e garantido o atendimento da demanda gerada pela linha de produção. O problema é comum a muitas empresas de manufatura de bens de consumo e possui impacto direto nos custos operacionais. A literatura sobre o tema é escassa e as soluções empregadas na indústria habitualmente se baseiam na experiência prática de operadores ou responsáveis pela movimentação de materiais. Para a solução do problema, é proposta uma heurística baseada em métodos de inserção, aplicada a um caso na indústria automobilística. A comparação entre a solução obtida e aquela formulada por operadores demonstrou ganho no número de rotas.Universidade Federal de São Carlos2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000400846Gestão & Produção v.22 n.4 2015reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/0104-530X1294-15info:eu-repo/semantics/openAccessCaccalano,LuizCunha,Claudio Barbieri dapor2015-12-21T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2015000400846Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2015-12-21T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Roteirização de veículos para o abastecimento de linhas de produção |
title |
Roteirização de veículos para o abastecimento de linhas de produção |
spellingShingle |
Roteirização de veículos para o abastecimento de linhas de produção Caccalano,Luiz Roteirização Logística Sistema de abastecimento Heurística |
title_short |
Roteirização de veículos para o abastecimento de linhas de produção |
title_full |
Roteirização de veículos para o abastecimento de linhas de produção |
title_fullStr |
Roteirização de veículos para o abastecimento de linhas de produção |
title_full_unstemmed |
Roteirização de veículos para o abastecimento de linhas de produção |
title_sort |
Roteirização de veículos para o abastecimento de linhas de produção |
author |
Caccalano,Luiz |
author_facet |
Caccalano,Luiz Cunha,Claudio Barbieri da |
author_role |
author |
author2 |
Cunha,Claudio Barbieri da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caccalano,Luiz Cunha,Claudio Barbieri da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Roteirização Logística Sistema de abastecimento Heurística |
topic |
Roteirização Logística Sistema de abastecimento Heurística |
description |
Resumo Este trabalho trata do problema de roteirização de veículos para o abastecimento de linhas de produção. Nesse problema, peças estão armazenadas em um estoque central e devem ser transferidas para pontos de uso localizados ao longo da linha de produção. O ritmo de fabricação na linha de produção é suposto constante, o que torna periódica a necessidade de reposição das embalagens contendo as peças. Uma frota de rebocadores transporta as embalagens dispostas sobre plataformas com rodas, configurando um comboio. O objetivo do problema é roteirizar a frota de rebocadores, maximizando sua utilização e garantido o atendimento da demanda gerada pela linha de produção. O problema é comum a muitas empresas de manufatura de bens de consumo e possui impacto direto nos custos operacionais. A literatura sobre o tema é escassa e as soluções empregadas na indústria habitualmente se baseiam na experiência prática de operadores ou responsáveis pela movimentação de materiais. Para a solução do problema, é proposta uma heurística baseada em métodos de inserção, aplicada a um caso na indústria automobilística. A comparação entre a solução obtida e aquela formulada por operadores demonstrou ganho no número de rotas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000400846 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2015000400846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0104-530X1294-15 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gestão & Produção v.22 n.4 2015 reponame:Gestão & Produção instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Gestão & Produção |
collection |
Gestão & Produção |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br |
_version_ |
1750118204959621120 |