Qualidade da informação em duas empresas que utilizam Data Warehouse na perspectiva do consumidor de informação: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattioda,Rosana Adami
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Favaretto,Fábio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2009000400013
Resumo: Atualmente, convivemos com um grande volume de dados, redundantes e inconsistentes, que necessitam cada vez mais serem administrados com eficiência e transformados em informação pertinente para fins de suporte à decisão. A competitividade de uma empresa é diretamente proporcional à sua capacidade de obter informação, processá-la e disponibilizá-la de forma rápida, segura e com qualidade. A implantação da ferramenta Data Warehouse (DW) altera essa possibilidade para uso da informação analítica, tornando-se necessário um mecanismo de gerência da qualidade desses dados. Tendo-se em vista a necessidade de se conhecer a qualidade dessas informações, o presente estudo tem por objetivo analisar, em empresas que utilizam a ferramenta DW, a qualidade da informação na perspectiva do Consumidor de Informação. A análise da qualidade da informação será feita por meio de dimensões e categorias. Para maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo explícito, foram feitas uma revisão da literatura e entrevistas em duas empresas, com o emprego de dois questionários, um em nível Gerencial e outro para os Consumidores de Informação. Como resultado, obteve-se a resposta de como é a qualidade da informação nestas empresas que se utilizam do DW.
id UFSCAR-3_6c40f8f572d7e2baf00949b914130553
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2009000400013
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Qualidade da informação em duas empresas que utilizam Data Warehouse na perspectiva do consumidor de informação: um estudo de casoQualidade da informaçãoSistema de informaçãoData WarehouseSuporte à decisãoAtualmente, convivemos com um grande volume de dados, redundantes e inconsistentes, que necessitam cada vez mais serem administrados com eficiência e transformados em informação pertinente para fins de suporte à decisão. A competitividade de uma empresa é diretamente proporcional à sua capacidade de obter informação, processá-la e disponibilizá-la de forma rápida, segura e com qualidade. A implantação da ferramenta Data Warehouse (DW) altera essa possibilidade para uso da informação analítica, tornando-se necessário um mecanismo de gerência da qualidade desses dados. Tendo-se em vista a necessidade de se conhecer a qualidade dessas informações, o presente estudo tem por objetivo analisar, em empresas que utilizam a ferramenta DW, a qualidade da informação na perspectiva do Consumidor de Informação. A análise da qualidade da informação será feita por meio de dimensões e categorias. Para maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo explícito, foram feitas uma revisão da literatura e entrevistas em duas empresas, com o emprego de dois questionários, um em nível Gerencial e outro para os Consumidores de Informação. Como resultado, obteve-se a resposta de como é a qualidade da informação nestas empresas que se utilizam do DW.Universidade Federal de São Carlos2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2009000400013Gestão & Produção v.16 n.4 2009reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2009000400013info:eu-repo/semantics/openAccessMattioda,Rosana AdamiFavaretto,Fábiopor2010-01-21T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2009000400013Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2010-01-21T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade da informação em duas empresas que utilizam Data Warehouse na perspectiva do consumidor de informação: um estudo de caso
title Qualidade da informação em duas empresas que utilizam Data Warehouse na perspectiva do consumidor de informação: um estudo de caso
spellingShingle Qualidade da informação em duas empresas que utilizam Data Warehouse na perspectiva do consumidor de informação: um estudo de caso
Mattioda,Rosana Adami
Qualidade da informação
Sistema de informação
Data Warehouse
Suporte à decisão
title_short Qualidade da informação em duas empresas que utilizam Data Warehouse na perspectiva do consumidor de informação: um estudo de caso
title_full Qualidade da informação em duas empresas que utilizam Data Warehouse na perspectiva do consumidor de informação: um estudo de caso
title_fullStr Qualidade da informação em duas empresas que utilizam Data Warehouse na perspectiva do consumidor de informação: um estudo de caso
title_full_unstemmed Qualidade da informação em duas empresas que utilizam Data Warehouse na perspectiva do consumidor de informação: um estudo de caso
title_sort Qualidade da informação em duas empresas que utilizam Data Warehouse na perspectiva do consumidor de informação: um estudo de caso
author Mattioda,Rosana Adami
author_facet Mattioda,Rosana Adami
Favaretto,Fábio
author_role author
author2 Favaretto,Fábio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattioda,Rosana Adami
Favaretto,Fábio
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade da informação
Sistema de informação
Data Warehouse
Suporte à decisão
topic Qualidade da informação
Sistema de informação
Data Warehouse
Suporte à decisão
description Atualmente, convivemos com um grande volume de dados, redundantes e inconsistentes, que necessitam cada vez mais serem administrados com eficiência e transformados em informação pertinente para fins de suporte à decisão. A competitividade de uma empresa é diretamente proporcional à sua capacidade de obter informação, processá-la e disponibilizá-la de forma rápida, segura e com qualidade. A implantação da ferramenta Data Warehouse (DW) altera essa possibilidade para uso da informação analítica, tornando-se necessário um mecanismo de gerência da qualidade desses dados. Tendo-se em vista a necessidade de se conhecer a qualidade dessas informações, o presente estudo tem por objetivo analisar, em empresas que utilizam a ferramenta DW, a qualidade da informação na perspectiva do Consumidor de Informação. A análise da qualidade da informação será feita por meio de dimensões e categorias. Para maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo explícito, foram feitas uma revisão da literatura e entrevistas em duas empresas, com o emprego de dois questionários, um em nível Gerencial e outro para os Consumidores de Informação. Como resultado, obteve-se a resposta de como é a qualidade da informação nestas empresas que se utilizam do DW.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2009000400013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2009000400013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X2009000400013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.16 n.4 2009
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118203063795712