Identificação de foco estratégico e de consistência entre fins e meios em empresas calçadistas do Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bachega,Stella Jacyszyn
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Godinho Filho,Moacir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2011000200013
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de identificar, por meio de um survey nos polos calçadistas de Franca, Birigui e Jaú, a presença/ausência de foco estratégico nas empresas e a consistência/inconsistência entre fins e meios. O procedimento de pesquisa utilizado foi a pesquisa de avaliação, também conhecida como survey. Vinte e nove empresas, selecionadas por meio de amostragem probabilística e aleatória, participaram da pesquisa. Para tais identificações, utilizou-se o método desenvolvido por Godinho Filho e Fernandes (2009). Dentre os principais resultados, verificou-se que 69% das empresas calçadistas entrevistadas encontram-se sem foco estratégico e 79,3% dos respondentes apresentam inconsistência entre fins e meios. Além disso, 62,1% dessas empresas estão em ambas as situações (inconsistência entre fins e meios e ausência de foco estratégico). Este trabalho apresenta como contribuição o alerta para a existência de falta de foco estratégico e de situações de inconsistência entre fins e meios em empresas do setor calçadista. Essas informações são importantes para o setor coureiro-calçadista, que apresenta um histórico de crise, indicando a necessidade das empresas se reestruturarem estratégica e gerencialmente para encontrarem um 'norte' e, assim, sobreviverem neste ambiente cada vez mais dinâmico e competitivo.
id UFSCAR-3_6cbd1de3c0a61152f174e5915ce94171
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2011000200013
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Identificação de foco estratégico e de consistência entre fins e meios em empresas calçadistas do Estado de São PauloEstratégia de produçãoIndústria de calçadosParadigmas de gestão da manufaturaFoco estratégicoConsistência entre fins e meiosO presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de identificar, por meio de um survey nos polos calçadistas de Franca, Birigui e Jaú, a presença/ausência de foco estratégico nas empresas e a consistência/inconsistência entre fins e meios. O procedimento de pesquisa utilizado foi a pesquisa de avaliação, também conhecida como survey. Vinte e nove empresas, selecionadas por meio de amostragem probabilística e aleatória, participaram da pesquisa. Para tais identificações, utilizou-se o método desenvolvido por Godinho Filho e Fernandes (2009). Dentre os principais resultados, verificou-se que 69% das empresas calçadistas entrevistadas encontram-se sem foco estratégico e 79,3% dos respondentes apresentam inconsistência entre fins e meios. Além disso, 62,1% dessas empresas estão em ambas as situações (inconsistência entre fins e meios e ausência de foco estratégico). Este trabalho apresenta como contribuição o alerta para a existência de falta de foco estratégico e de situações de inconsistência entre fins e meios em empresas do setor calçadista. Essas informações são importantes para o setor coureiro-calçadista, que apresenta um histórico de crise, indicando a necessidade das empresas se reestruturarem estratégica e gerencialmente para encontrarem um 'norte' e, assim, sobreviverem neste ambiente cada vez mais dinâmico e competitivo.Universidade Federal de São Carlos2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2011000200013Gestão & Produção v.18 n.2 2011reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2011000200013info:eu-repo/semantics/openAccessBachega,Stella JacyszynGodinho Filho,Moacirpor2011-07-14T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2011000200013Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2011-07-14T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação de foco estratégico e de consistência entre fins e meios em empresas calçadistas do Estado de São Paulo
title Identificação de foco estratégico e de consistência entre fins e meios em empresas calçadistas do Estado de São Paulo
spellingShingle Identificação de foco estratégico e de consistência entre fins e meios em empresas calçadistas do Estado de São Paulo
Bachega,Stella Jacyszyn
Estratégia de produção
Indústria de calçados
Paradigmas de gestão da manufatura
Foco estratégico
Consistência entre fins e meios
title_short Identificação de foco estratégico e de consistência entre fins e meios em empresas calçadistas do Estado de São Paulo
title_full Identificação de foco estratégico e de consistência entre fins e meios em empresas calçadistas do Estado de São Paulo
title_fullStr Identificação de foco estratégico e de consistência entre fins e meios em empresas calçadistas do Estado de São Paulo
title_full_unstemmed Identificação de foco estratégico e de consistência entre fins e meios em empresas calçadistas do Estado de São Paulo
title_sort Identificação de foco estratégico e de consistência entre fins e meios em empresas calçadistas do Estado de São Paulo
author Bachega,Stella Jacyszyn
author_facet Bachega,Stella Jacyszyn
Godinho Filho,Moacir
author_role author
author2 Godinho Filho,Moacir
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bachega,Stella Jacyszyn
Godinho Filho,Moacir
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de produção
Indústria de calçados
Paradigmas de gestão da manufatura
Foco estratégico
Consistência entre fins e meios
topic Estratégia de produção
Indústria de calçados
Paradigmas de gestão da manufatura
Foco estratégico
Consistência entre fins e meios
description O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de identificar, por meio de um survey nos polos calçadistas de Franca, Birigui e Jaú, a presença/ausência de foco estratégico nas empresas e a consistência/inconsistência entre fins e meios. O procedimento de pesquisa utilizado foi a pesquisa de avaliação, também conhecida como survey. Vinte e nove empresas, selecionadas por meio de amostragem probabilística e aleatória, participaram da pesquisa. Para tais identificações, utilizou-se o método desenvolvido por Godinho Filho e Fernandes (2009). Dentre os principais resultados, verificou-se que 69% das empresas calçadistas entrevistadas encontram-se sem foco estratégico e 79,3% dos respondentes apresentam inconsistência entre fins e meios. Além disso, 62,1% dessas empresas estão em ambas as situações (inconsistência entre fins e meios e ausência de foco estratégico). Este trabalho apresenta como contribuição o alerta para a existência de falta de foco estratégico e de situações de inconsistência entre fins e meios em empresas do setor calçadista. Essas informações são importantes para o setor coureiro-calçadista, que apresenta um histórico de crise, indicando a necessidade das empresas se reestruturarem estratégica e gerencialmente para encontrarem um 'norte' e, assim, sobreviverem neste ambiente cada vez mais dinâmico e competitivo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2011000200013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2011000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X2011000200013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.18 n.2 2011
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118203616395264