Índice híbrido de eficácia e eficiência para lojas de varejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo,Denise Santos de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Mello,João Carlos Correia Baptista Soares de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2009000200011
Resumo: As análises de desempenho atualmente utilizadas no varejo se atêm à avaliação dos diversos índices de desempenho de forma isolada. A metodologia de Análise Envoltória de Dados - DEA oferece a possibilidade de geração de um índice de eficiência único e mais completo, tendo como base a razão ponderada entre os produtos gerados e os insumos necessários para tal. Diferentemente de outras técnicas estatísticas, que utilizam medidas de tendência central para avaliação e comparação de unidades produtivas entre si, a metodologia DEA as compara às melhores, proporcionando assim oportunidades de benchmark, mostrando-se com isso, mais rica no apoio à decisão. Considerar no modelo a opinião dos especialistas, principalmente no que diz respeito à eficácia, se torna um ponto imperativo na atualidade, para conferir credibilidade aos resultados e fazer isso de forma mais simples é um diferencial. A criação e a simulação de unidades produtivas artificiais, ou não observadas, mostram-se como uma alternativa viável e vantajosa para incorporação do conceito de eficácia ao modelo DEA, frente aos problemas com que se pode defrontar ao optar por restrições aos pesos. Esse artigo apresenta a aplicação de todos os pontos até então comentados a um caso real do varejo, propondo um índice único de avaliação de lojas com base na metodologia DEA, incorporando por meio de unidades produtivas artificiais a opinião dos especialistas referentes à eficácia.
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