Orientação estratégica e atividades inovativas: uma análise a partir dos dados da PINTEC no período de 1998 a 2011
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão & Produção |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000300447 |
Resumo: | Resumo A inovação é um processo organizacional que contribui para o desempenho competitivo de empresas e setores da economia, sendo que a disposição para sua adoção tem ligação com a orientação estratégica estabelecida pela alta gestão dos negócios. O objetivo deste artigo foi identificar evidências da orientação estratégica adotada no contexto da indústria de transformação brasileira, por meio da análise de dados agregados sobre atividades inovativas deste setor econômico. Buscou-se, também, identificar possíveis influências da orientação estratégica sobre componentes do desempenho deste setor. Para tanto, foram utilizados dados da Pesquisa de Inovação – PINTEC, em suas várias edições, que trazem dados agregados sobre a indústria de transformação brasileira. Os resultados sugerem que a orientação para o mercado está presente no contexto desta indústria, contribuindo para a reduzida disposição ao investimento em atividades inovativas e desestimulando o aprimoramento de capacidades para inovar. Os resultados sugerem que a orientação para o mercado representa uma forma de resposta do setor industrial à instabilidade e descontinuidade que prevalecem no ambiente, com reflexos importantes no investimento para o desenvolvimento dos recursos internos e capacidades inovativas empresariais. |
id |
UFSCAR-3_84f6665d6561d4b56d4cfaad776565b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-530X2016000300447 |
network_acronym_str |
UFSCAR-3 |
network_name_str |
Gestão & Produção |
repository_id_str |
|
spelling |
Orientação estratégica e atividades inovativas: uma análise a partir dos dados da PINTEC no período de 1998 a 2011Atividades inovativasOrientação estratégicaOrientação para o mercadoInovaçãoPINTECResumo A inovação é um processo organizacional que contribui para o desempenho competitivo de empresas e setores da economia, sendo que a disposição para sua adoção tem ligação com a orientação estratégica estabelecida pela alta gestão dos negócios. O objetivo deste artigo foi identificar evidências da orientação estratégica adotada no contexto da indústria de transformação brasileira, por meio da análise de dados agregados sobre atividades inovativas deste setor econômico. Buscou-se, também, identificar possíveis influências da orientação estratégica sobre componentes do desempenho deste setor. Para tanto, foram utilizados dados da Pesquisa de Inovação – PINTEC, em suas várias edições, que trazem dados agregados sobre a indústria de transformação brasileira. Os resultados sugerem que a orientação para o mercado está presente no contexto desta indústria, contribuindo para a reduzida disposição ao investimento em atividades inovativas e desestimulando o aprimoramento de capacidades para inovar. Os resultados sugerem que a orientação para o mercado representa uma forma de resposta do setor industrial à instabilidade e descontinuidade que prevalecem no ambiente, com reflexos importantes no investimento para o desenvolvimento dos recursos internos e capacidades inovativas empresariais.Universidade Federal de São Carlos2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000300447Gestão & Produção v.23 n.3 2016reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/0104-530x2333-15info:eu-repo/semantics/openAccessCássia,Adalberto de RamosZilber,Silvia Novaespor2016-12-20T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2016000300447Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2016-12-20T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Orientação estratégica e atividades inovativas: uma análise a partir dos dados da PINTEC no período de 1998 a 2011 |
title |
Orientação estratégica e atividades inovativas: uma análise a partir dos dados da PINTEC no período de 1998 a 2011 |
spellingShingle |
Orientação estratégica e atividades inovativas: uma análise a partir dos dados da PINTEC no período de 1998 a 2011 Cássia,Adalberto de Ramos Atividades inovativas Orientação estratégica Orientação para o mercado Inovação PINTEC |
title_short |
Orientação estratégica e atividades inovativas: uma análise a partir dos dados da PINTEC no período de 1998 a 2011 |
title_full |
Orientação estratégica e atividades inovativas: uma análise a partir dos dados da PINTEC no período de 1998 a 2011 |
title_fullStr |
Orientação estratégica e atividades inovativas: uma análise a partir dos dados da PINTEC no período de 1998 a 2011 |
title_full_unstemmed |
Orientação estratégica e atividades inovativas: uma análise a partir dos dados da PINTEC no período de 1998 a 2011 |
title_sort |
Orientação estratégica e atividades inovativas: uma análise a partir dos dados da PINTEC no período de 1998 a 2011 |
author |
Cássia,Adalberto de Ramos |
author_facet |
Cássia,Adalberto de Ramos Zilber,Silvia Novaes |
author_role |
author |
author2 |
Zilber,Silvia Novaes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cássia,Adalberto de Ramos Zilber,Silvia Novaes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades inovativas Orientação estratégica Orientação para o mercado Inovação PINTEC |
topic |
Atividades inovativas Orientação estratégica Orientação para o mercado Inovação PINTEC |
description |
Resumo A inovação é um processo organizacional que contribui para o desempenho competitivo de empresas e setores da economia, sendo que a disposição para sua adoção tem ligação com a orientação estratégica estabelecida pela alta gestão dos negócios. O objetivo deste artigo foi identificar evidências da orientação estratégica adotada no contexto da indústria de transformação brasileira, por meio da análise de dados agregados sobre atividades inovativas deste setor econômico. Buscou-se, também, identificar possíveis influências da orientação estratégica sobre componentes do desempenho deste setor. Para tanto, foram utilizados dados da Pesquisa de Inovação – PINTEC, em suas várias edições, que trazem dados agregados sobre a indústria de transformação brasileira. Os resultados sugerem que a orientação para o mercado está presente no contexto desta indústria, contribuindo para a reduzida disposição ao investimento em atividades inovativas e desestimulando o aprimoramento de capacidades para inovar. Os resultados sugerem que a orientação para o mercado representa uma forma de resposta do setor industrial à instabilidade e descontinuidade que prevalecem no ambiente, com reflexos importantes no investimento para o desenvolvimento dos recursos internos e capacidades inovativas empresariais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000300447 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000300447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0104-530x2333-15 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gestão & Produção v.23 n.3 2016 reponame:Gestão & Produção instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Gestão & Produção |
collection |
Gestão & Produção |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br |
_version_ |
1750118205764927488 |