Fatores relevantes de competitividade no negócio de consultoria de tecnologia da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calicchio,Antonio Carlos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Marcondes,Reynaldo Cavalheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000300625
Resumo: Resumo Este artigo identifica como as empresas de consultoria de tecnologia da informação (TI) utilizam seus recursos e capacidades na busca pela vantagem competitiva, sob a abordagem da Visão Baseada em Recursos (VBR). A pesquisa foi do tipo exploratório e de natureza descritiva, tendo-se adotado o método qualitativo, com entrevistas em profundidade orientadas por um roteiro padrão com perguntas abertas. Foram entrevistados sete executivos da alta gestão de empresas de consultoria de TI classificadas entre as Top 10 deste segmento. Para a análise e interpretação dos dados, foi aplicada a Análise de Conteúdo, com o apoio de uma planilha para gerar as categorias da análise. Como resultado, foi identificado que as empresas que participaram da pesquisa utilizam-se do conhecimento dos seus recursos humanos e do relacionamento com os clientes, como componentes cruciais de suas estratégias de negócios. Esses recursos e capacidades são estrategicamente utilizados, aproveitando o vínculo estabelecido com o cliente na busca de novas oportunidades de negócios, de maneira a criar uma barreira às ameaças de novos entrantes.
id UFSCAR-3_8857f854c03f65b1df70fdb708ba1c0d
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2016000300625
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Fatores relevantes de competitividade no negócio de consultoria de tecnologia da informaçãoConsultoria em TIEstratégiaVisão Baseada em RecursosVantagem competitivaResumo Este artigo identifica como as empresas de consultoria de tecnologia da informação (TI) utilizam seus recursos e capacidades na busca pela vantagem competitiva, sob a abordagem da Visão Baseada em Recursos (VBR). A pesquisa foi do tipo exploratório e de natureza descritiva, tendo-se adotado o método qualitativo, com entrevistas em profundidade orientadas por um roteiro padrão com perguntas abertas. Foram entrevistados sete executivos da alta gestão de empresas de consultoria de TI classificadas entre as Top 10 deste segmento. Para a análise e interpretação dos dados, foi aplicada a Análise de Conteúdo, com o apoio de uma planilha para gerar as categorias da análise. Como resultado, foi identificado que as empresas que participaram da pesquisa utilizam-se do conhecimento dos seus recursos humanos e do relacionamento com os clientes, como componentes cruciais de suas estratégias de negócios. Esses recursos e capacidades são estrategicamente utilizados, aproveitando o vínculo estabelecido com o cliente na busca de novas oportunidades de negócios, de maneira a criar uma barreira às ameaças de novos entrantes.Universidade Federal de São Carlos2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000300625Gestão & Produção v.23 n.3 2016reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/0104-530x0403_15info:eu-repo/semantics/openAccessCalicchio,Antonio CarlosMarcondes,Reynaldo Cavalheiropor2016-12-20T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2016000300625Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2016-12-20T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores relevantes de competitividade no negócio de consultoria de tecnologia da informação
title Fatores relevantes de competitividade no negócio de consultoria de tecnologia da informação
spellingShingle Fatores relevantes de competitividade no negócio de consultoria de tecnologia da informação
Calicchio,Antonio Carlos
Consultoria em TI
Estratégia
Visão Baseada em Recursos
Vantagem competitiva
title_short Fatores relevantes de competitividade no negócio de consultoria de tecnologia da informação
title_full Fatores relevantes de competitividade no negócio de consultoria de tecnologia da informação
title_fullStr Fatores relevantes de competitividade no negócio de consultoria de tecnologia da informação
title_full_unstemmed Fatores relevantes de competitividade no negócio de consultoria de tecnologia da informação
title_sort Fatores relevantes de competitividade no negócio de consultoria de tecnologia da informação
author Calicchio,Antonio Carlos
author_facet Calicchio,Antonio Carlos
Marcondes,Reynaldo Cavalheiro
author_role author
author2 Marcondes,Reynaldo Cavalheiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calicchio,Antonio Carlos
Marcondes,Reynaldo Cavalheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Consultoria em TI
Estratégia
Visão Baseada em Recursos
Vantagem competitiva
topic Consultoria em TI
Estratégia
Visão Baseada em Recursos
Vantagem competitiva
description Resumo Este artigo identifica como as empresas de consultoria de tecnologia da informação (TI) utilizam seus recursos e capacidades na busca pela vantagem competitiva, sob a abordagem da Visão Baseada em Recursos (VBR). A pesquisa foi do tipo exploratório e de natureza descritiva, tendo-se adotado o método qualitativo, com entrevistas em profundidade orientadas por um roteiro padrão com perguntas abertas. Foram entrevistados sete executivos da alta gestão de empresas de consultoria de TI classificadas entre as Top 10 deste segmento. Para a análise e interpretação dos dados, foi aplicada a Análise de Conteúdo, com o apoio de uma planilha para gerar as categorias da análise. Como resultado, foi identificado que as empresas que participaram da pesquisa utilizam-se do conhecimento dos seus recursos humanos e do relacionamento com os clientes, como componentes cruciais de suas estratégias de negócios. Esses recursos e capacidades são estrategicamente utilizados, aproveitando o vínculo estabelecido com o cliente na busca de novas oportunidades de negócios, de maneira a criar uma barreira às ameaças de novos entrantes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000300625
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2016000300625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0104-530x0403_15
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.23 n.3 2016
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118205787996160