Alinhamento interfuncional: um estudo exploratório sobre os pontos de contato entre marketing, logística e produção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Andrea Lago da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lombardi,Guilherme Hernandes Vasconcellos, Pimenta,Márcio Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2013000400008
Resumo: A integração interfuncional das atividades de Marketing, Logística e Produção é essencial para a coordenação entre demanda e suprimentos e o alinhamento integração interfuncional é um passo importante nessa direção. O objetivo deste trabalho é identificar os principais pontos de contato entre Marketing, Logística e Produção. Partindo de uma revisão de literatura, foi elaborado um roteiro semiestruturado e foram realizadas 19 entrevistas em uma indústria de bebidas. A partir da transcrição e da análise de conteúdo, foram caracterizados diversos pontos de contato entre as díades formadas pelas três funções e, diretamente, apenas um ponto de contato entre a tríade - o Lançamento de Produto. Entretanto, observou-se que, indiretamente, os entrevistados mencionavam outros pontos de contato que demandavam a contribuição de uma terceira função, como: previsão da demanda; promoção; transporte (entrega); nível de serviço; planejamento e sequenciamento da produção; planejamento da capacidade logística; e embalagens. Dentre as contribuições do artigo, destacam-se o aprofundamento da compreensão sobre o alinhamento interfuncional entre as três funções no nível tático e operacional e a sua contribuição para o alcance dos objetivos organizacionais mais amplos, como o nível de serviço oferecido aos clientes.
id UFSCAR-3_8929fdf4ccde54c032545dc7ca74362e
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2013000400008
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Alinhamento interfuncional: um estudo exploratório sobre os pontos de contato entre marketing, logística e produçãoIntegração interfuncionalPontos de contatoMarketingLogísticaProduçãoA integração interfuncional das atividades de Marketing, Logística e Produção é essencial para a coordenação entre demanda e suprimentos e o alinhamento integração interfuncional é um passo importante nessa direção. O objetivo deste trabalho é identificar os principais pontos de contato entre Marketing, Logística e Produção. Partindo de uma revisão de literatura, foi elaborado um roteiro semiestruturado e foram realizadas 19 entrevistas em uma indústria de bebidas. A partir da transcrição e da análise de conteúdo, foram caracterizados diversos pontos de contato entre as díades formadas pelas três funções e, diretamente, apenas um ponto de contato entre a tríade - o Lançamento de Produto. Entretanto, observou-se que, indiretamente, os entrevistados mencionavam outros pontos de contato que demandavam a contribuição de uma terceira função, como: previsão da demanda; promoção; transporte (entrega); nível de serviço; planejamento e sequenciamento da produção; planejamento da capacidade logística; e embalagens. Dentre as contribuições do artigo, destacam-se o aprofundamento da compreensão sobre o alinhamento interfuncional entre as três funções no nível tático e operacional e a sua contribuição para o alcance dos objetivos organizacionais mais amplos, como o nível de serviço oferecido aos clientes.Universidade Federal de São Carlos2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2013000400008Gestão & Produção v.20 n.4 2013reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2013000400008info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Andrea Lago daLombardi,Guilherme Hernandes VasconcellosPimenta,Márcio Lopespor2014-06-30T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2013000400008Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2014-06-30T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Alinhamento interfuncional: um estudo exploratório sobre os pontos de contato entre marketing, logística e produção
title Alinhamento interfuncional: um estudo exploratório sobre os pontos de contato entre marketing, logística e produção
spellingShingle Alinhamento interfuncional: um estudo exploratório sobre os pontos de contato entre marketing, logística e produção
Silva,Andrea Lago da
Integração interfuncional
Pontos de contato
Marketing
Logística
Produção
title_short Alinhamento interfuncional: um estudo exploratório sobre os pontos de contato entre marketing, logística e produção
title_full Alinhamento interfuncional: um estudo exploratório sobre os pontos de contato entre marketing, logística e produção
title_fullStr Alinhamento interfuncional: um estudo exploratório sobre os pontos de contato entre marketing, logística e produção
title_full_unstemmed Alinhamento interfuncional: um estudo exploratório sobre os pontos de contato entre marketing, logística e produção
title_sort Alinhamento interfuncional: um estudo exploratório sobre os pontos de contato entre marketing, logística e produção
author Silva,Andrea Lago da
author_facet Silva,Andrea Lago da
Lombardi,Guilherme Hernandes Vasconcellos
Pimenta,Márcio Lopes
author_role author
author2 Lombardi,Guilherme Hernandes Vasconcellos
Pimenta,Márcio Lopes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Andrea Lago da
Lombardi,Guilherme Hernandes Vasconcellos
Pimenta,Márcio Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Integração interfuncional
Pontos de contato
Marketing
Logística
Produção
topic Integração interfuncional
Pontos de contato
Marketing
Logística
Produção
description A integração interfuncional das atividades de Marketing, Logística e Produção é essencial para a coordenação entre demanda e suprimentos e o alinhamento integração interfuncional é um passo importante nessa direção. O objetivo deste trabalho é identificar os principais pontos de contato entre Marketing, Logística e Produção. Partindo de uma revisão de literatura, foi elaborado um roteiro semiestruturado e foram realizadas 19 entrevistas em uma indústria de bebidas. A partir da transcrição e da análise de conteúdo, foram caracterizados diversos pontos de contato entre as díades formadas pelas três funções e, diretamente, apenas um ponto de contato entre a tríade - o Lançamento de Produto. Entretanto, observou-se que, indiretamente, os entrevistados mencionavam outros pontos de contato que demandavam a contribuição de uma terceira função, como: previsão da demanda; promoção; transporte (entrega); nível de serviço; planejamento e sequenciamento da produção; planejamento da capacidade logística; e embalagens. Dentre as contribuições do artigo, destacam-se o aprofundamento da compreensão sobre o alinhamento interfuncional entre as três funções no nível tático e operacional e a sua contribuição para o alcance dos objetivos organizacionais mais amplos, como o nível de serviço oferecido aos clientes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2013000400008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2013000400008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X2013000400008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.20 n.4 2013
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118204412264448