Metodologia de rating em cooperativas agropecuárias: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Davi Rogério de Moura
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Bialoskorski Neto,Sigismundo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2009000400010
Resumo: A partir do início da década de 90, ocorreram diversas mudanças no ambiente institucional do cooperativismo brasileiro, em função dos problemas macroeconômicos que elevaram a alavancagem e a necessidade de as cooperativas obterem recursos financeiros junto a terceiros. Essa situação se intensificou nos últimos anos para manter a competitividade das organizações cooperativas no mercado. Em função da importância desse novo cenário, procurou-se estudar mecanismos de sinalização, com o objetivo de reduzir a assimetria de informações entre o mercado e os gestores das cooperativas. Assim, este trabalho desenvolve uma metodologia de rating para ser aplicada em cooperativas agropecuárias de forma a reduzir os problemas de seleção adversa e risco moral (moral hazard), que geram ineficiência no relacionamento entre essas organizações e o mercado financeiro; objetiva-se, também, averiguar a sua aplicabilidade, por meio de um estudo de caso. A partir dos resultados alcançados, é possível concluir que a metodologia é aplicável e que o sinalizador gerado, bem como as avaliações e os pesos, deveriam ser discutidos em comitês de rating, a exemplo do que é feito pelas agências especializadas. Como consideração final, é sugerida uma agenda de novas aplicações da metodologia para testá-la junto a outras organizações, de forma a consolidá-la como um sinalizador a ser usado pelo mercado e pelo sistema cooperativo.
id UFSCAR-3_949daa4d26c0b07167a02e04bbd45752
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2009000400010
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Metodologia de rating em cooperativas agropecuárias: um estudo de casoCooperativasRatingAuditoriaRiscoA partir do início da década de 90, ocorreram diversas mudanças no ambiente institucional do cooperativismo brasileiro, em função dos problemas macroeconômicos que elevaram a alavancagem e a necessidade de as cooperativas obterem recursos financeiros junto a terceiros. Essa situação se intensificou nos últimos anos para manter a competitividade das organizações cooperativas no mercado. Em função da importância desse novo cenário, procurou-se estudar mecanismos de sinalização, com o objetivo de reduzir a assimetria de informações entre o mercado e os gestores das cooperativas. Assim, este trabalho desenvolve uma metodologia de rating para ser aplicada em cooperativas agropecuárias de forma a reduzir os problemas de seleção adversa e risco moral (moral hazard), que geram ineficiência no relacionamento entre essas organizações e o mercado financeiro; objetiva-se, também, averiguar a sua aplicabilidade, por meio de um estudo de caso. A partir dos resultados alcançados, é possível concluir que a metodologia é aplicável e que o sinalizador gerado, bem como as avaliações e os pesos, deveriam ser discutidos em comitês de rating, a exemplo do que é feito pelas agências especializadas. Como consideração final, é sugerida uma agenda de novas aplicações da metodologia para testá-la junto a outras organizações, de forma a consolidá-la como um sinalizador a ser usado pelo mercado e pelo sistema cooperativo.Universidade Federal de São Carlos2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2009000400010Gestão & Produção v.16 n.4 2009reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2009000400010info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Davi Rogério de MouraBialoskorski Neto,Sigismundopor2010-01-19T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2009000400010Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2010-01-19T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia de rating em cooperativas agropecuárias: um estudo de caso
title Metodologia de rating em cooperativas agropecuárias: um estudo de caso
spellingShingle Metodologia de rating em cooperativas agropecuárias: um estudo de caso
Costa,Davi Rogério de Moura
Cooperativas
Rating
Auditoria
Risco
title_short Metodologia de rating em cooperativas agropecuárias: um estudo de caso
title_full Metodologia de rating em cooperativas agropecuárias: um estudo de caso
title_fullStr Metodologia de rating em cooperativas agropecuárias: um estudo de caso
title_full_unstemmed Metodologia de rating em cooperativas agropecuárias: um estudo de caso
title_sort Metodologia de rating em cooperativas agropecuárias: um estudo de caso
author Costa,Davi Rogério de Moura
author_facet Costa,Davi Rogério de Moura
Bialoskorski Neto,Sigismundo
author_role author
author2 Bialoskorski Neto,Sigismundo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,Davi Rogério de Moura
Bialoskorski Neto,Sigismundo
dc.subject.por.fl_str_mv Cooperativas
Rating
Auditoria
Risco
topic Cooperativas
Rating
Auditoria
Risco
description A partir do início da década de 90, ocorreram diversas mudanças no ambiente institucional do cooperativismo brasileiro, em função dos problemas macroeconômicos que elevaram a alavancagem e a necessidade de as cooperativas obterem recursos financeiros junto a terceiros. Essa situação se intensificou nos últimos anos para manter a competitividade das organizações cooperativas no mercado. Em função da importância desse novo cenário, procurou-se estudar mecanismos de sinalização, com o objetivo de reduzir a assimetria de informações entre o mercado e os gestores das cooperativas. Assim, este trabalho desenvolve uma metodologia de rating para ser aplicada em cooperativas agropecuárias de forma a reduzir os problemas de seleção adversa e risco moral (moral hazard), que geram ineficiência no relacionamento entre essas organizações e o mercado financeiro; objetiva-se, também, averiguar a sua aplicabilidade, por meio de um estudo de caso. A partir dos resultados alcançados, é possível concluir que a metodologia é aplicável e que o sinalizador gerado, bem como as avaliações e os pesos, deveriam ser discutidos em comitês de rating, a exemplo do que é feito pelas agências especializadas. Como consideração final, é sugerida uma agenda de novas aplicações da metodologia para testá-la junto a outras organizações, de forma a consolidá-la como um sinalizador a ser usado pelo mercado e pelo sistema cooperativo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2009000400010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2009000400010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X2009000400010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.16 n.4 2009
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118203059601408