Avaliação da carga mental de trabalho e do desempenho de medidas de mensuração: NASA TLX e SWAT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso,Mariane de Souza
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gontijo,Leila Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2012000400015
Resumo: Este estudo avalia a carga mental para atividades desempenhadas em empresa catarinense de soluções em energia e busca comparar os resultados da carga mental de trabalho encontrada a partir de dois métodos de mensuração atualmente mais usados - NASA TLX e SWAT. Por meio deste estudo avaliou-se a carga mental exigida tanto pela atividade de montagem manual, quanto de montagem automática de placas eletrônicas. Os resultados da avaliação da carga mental evidenciaram que entre as duas formas de execução da atividade, as exigências mentais mostram-se maiores na atividade de montagem manual. Os métodos de avaliação da carga mental aplicados em estudos da ergonomia possibilitam conhecer as capacidades e limitações do trabalhador, características da organização do trabalho e facilitam a apresentação quantitativa e qualitativa dos resultados. A comparação do desempenho entre os dois métodos de avaliação da carga mental, também se mostrou como uma investigação pertinente para o campo da ergonomia, já que são poucos os estudos comparativos em relação ao desempenho dos métodos. Na comparação do desempenho geral entre os dois métodos, o método NASA TLX possibilita avaliar a carga mental analisando diversas dimensões da situação de trabalho e apresenta vantagens quando comparado ao SWAT, pois pode ser facilmente aplicado e mostrou-se com maior aceitação por parte dos avaliados.
id UFSCAR-3_98b20c8c8a6540d3830516870337b295
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2012000400015
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Avaliação da carga mental de trabalho e do desempenho de medidas de mensuração: NASA TLX e SWATErgonomiaCarga mentalMétodos de mensuraçãoEste estudo avalia a carga mental para atividades desempenhadas em empresa catarinense de soluções em energia e busca comparar os resultados da carga mental de trabalho encontrada a partir de dois métodos de mensuração atualmente mais usados - NASA TLX e SWAT. Por meio deste estudo avaliou-se a carga mental exigida tanto pela atividade de montagem manual, quanto de montagem automática de placas eletrônicas. Os resultados da avaliação da carga mental evidenciaram que entre as duas formas de execução da atividade, as exigências mentais mostram-se maiores na atividade de montagem manual. Os métodos de avaliação da carga mental aplicados em estudos da ergonomia possibilitam conhecer as capacidades e limitações do trabalhador, características da organização do trabalho e facilitam a apresentação quantitativa e qualitativa dos resultados. A comparação do desempenho entre os dois métodos de avaliação da carga mental, também se mostrou como uma investigação pertinente para o campo da ergonomia, já que são poucos os estudos comparativos em relação ao desempenho dos métodos. Na comparação do desempenho geral entre os dois métodos, o método NASA TLX possibilita avaliar a carga mental analisando diversas dimensões da situação de trabalho e apresenta vantagens quando comparado ao SWAT, pois pode ser facilmente aplicado e mostrou-se com maior aceitação por parte dos avaliados.Universidade Federal de São Carlos2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2012000400015Gestão & Produção v.19 n.4 2012reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2012000400015info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso,Mariane de SouzaGontijo,Leila Amaralpor2012-12-19T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2012000400015Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2012-12-19T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da carga mental de trabalho e do desempenho de medidas de mensuração: NASA TLX e SWAT
title Avaliação da carga mental de trabalho e do desempenho de medidas de mensuração: NASA TLX e SWAT
spellingShingle Avaliação da carga mental de trabalho e do desempenho de medidas de mensuração: NASA TLX e SWAT
Cardoso,Mariane de Souza
Ergonomia
Carga mental
Métodos de mensuração
title_short Avaliação da carga mental de trabalho e do desempenho de medidas de mensuração: NASA TLX e SWAT
title_full Avaliação da carga mental de trabalho e do desempenho de medidas de mensuração: NASA TLX e SWAT
title_fullStr Avaliação da carga mental de trabalho e do desempenho de medidas de mensuração: NASA TLX e SWAT
title_full_unstemmed Avaliação da carga mental de trabalho e do desempenho de medidas de mensuração: NASA TLX e SWAT
title_sort Avaliação da carga mental de trabalho e do desempenho de medidas de mensuração: NASA TLX e SWAT
author Cardoso,Mariane de Souza
author_facet Cardoso,Mariane de Souza
Gontijo,Leila Amaral
author_role author
author2 Gontijo,Leila Amaral
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso,Mariane de Souza
Gontijo,Leila Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Ergonomia
Carga mental
Métodos de mensuração
topic Ergonomia
Carga mental
Métodos de mensuração
description Este estudo avalia a carga mental para atividades desempenhadas em empresa catarinense de soluções em energia e busca comparar os resultados da carga mental de trabalho encontrada a partir de dois métodos de mensuração atualmente mais usados - NASA TLX e SWAT. Por meio deste estudo avaliou-se a carga mental exigida tanto pela atividade de montagem manual, quanto de montagem automática de placas eletrônicas. Os resultados da avaliação da carga mental evidenciaram que entre as duas formas de execução da atividade, as exigências mentais mostram-se maiores na atividade de montagem manual. Os métodos de avaliação da carga mental aplicados em estudos da ergonomia possibilitam conhecer as capacidades e limitações do trabalhador, características da organização do trabalho e facilitam a apresentação quantitativa e qualitativa dos resultados. A comparação do desempenho entre os dois métodos de avaliação da carga mental, também se mostrou como uma investigação pertinente para o campo da ergonomia, já que são poucos os estudos comparativos em relação ao desempenho dos métodos. Na comparação do desempenho geral entre os dois métodos, o método NASA TLX possibilita avaliar a carga mental analisando diversas dimensões da situação de trabalho e apresenta vantagens quando comparado ao SWAT, pois pode ser facilmente aplicado e mostrou-se com maior aceitação por parte dos avaliados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2012000400015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2012000400015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X2012000400015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.19 n.4 2012
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118204052602880