Modelo de Outsourcing para gestão da oferta e operação de serviços de TI: múltiplos casos de aplicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão & Produção |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2013000100016 |
Resumo: | O presente trabalho discute uma proposta de melhoria nos processos de oferta e operação de serviços de tecnologia da informação (TI), sob a visão do provedor externo. Embora existam modelos do mercado para esta finalidade, a relação entre processos, ciclo de vida e as práticas da oferta e operação de serviços de TI, como também uma visão prescritiva, não tem sido objeto de pesquisa, o que o presente estudo, de natureza pesquisa-ação, busca investigar. Percebe-se no decorrer do estudo que os modelos de melhoria de processos disponíveis atendem aos fatores críticos para o sucesso de um relacionamento de outsourcing de TI. Falta, porém, integrá-los e adequá-los de forma a serem utilizados de forma efetiva. Por meio de um modelo integrado de práticas, métodos quantitativos, matrizes de relacionamentos e de três estudos de casos, algumas propostas são apresentadas e discutidas como contribuições para a gestão da oferta e operação. |
id |
UFSCAR-3_9cf67ef7072b5e3568f10f6a88bd834c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-530X2013000100016 |
network_acronym_str |
UFSCAR-3 |
network_name_str |
Gestão & Produção |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelo de Outsourcing para gestão da oferta e operação de serviços de TI: múltiplos casos de aplicaçãoMOPP. Serviços de TIOferta e operação de TIGovernança de TIProvedores de TIO presente trabalho discute uma proposta de melhoria nos processos de oferta e operação de serviços de tecnologia da informação (TI), sob a visão do provedor externo. Embora existam modelos do mercado para esta finalidade, a relação entre processos, ciclo de vida e as práticas da oferta e operação de serviços de TI, como também uma visão prescritiva, não tem sido objeto de pesquisa, o que o presente estudo, de natureza pesquisa-ação, busca investigar. Percebe-se no decorrer do estudo que os modelos de melhoria de processos disponíveis atendem aos fatores críticos para o sucesso de um relacionamento de outsourcing de TI. Falta, porém, integrá-los e adequá-los de forma a serem utilizados de forma efetiva. Por meio de um modelo integrado de práticas, métodos quantitativos, matrizes de relacionamentos e de três estudos de casos, algumas propostas são apresentadas e discutidas como contribuições para a gestão da oferta e operação.Universidade Federal de São Carlos2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2013000100016Gestão & Produção v.20 n.1 2013reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2013000100016info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Gilmar SouzaCampos,Fernando Celso depor2013-04-02T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2013000100016Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2013-04-02T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo de Outsourcing para gestão da oferta e operação de serviços de TI: múltiplos casos de aplicação |
title |
Modelo de Outsourcing para gestão da oferta e operação de serviços de TI: múltiplos casos de aplicação |
spellingShingle |
Modelo de Outsourcing para gestão da oferta e operação de serviços de TI: múltiplos casos de aplicação Santos,Gilmar Souza MOPP. Serviços de TI Oferta e operação de TI Governança de TI Provedores de TI |
title_short |
Modelo de Outsourcing para gestão da oferta e operação de serviços de TI: múltiplos casos de aplicação |
title_full |
Modelo de Outsourcing para gestão da oferta e operação de serviços de TI: múltiplos casos de aplicação |
title_fullStr |
Modelo de Outsourcing para gestão da oferta e operação de serviços de TI: múltiplos casos de aplicação |
title_full_unstemmed |
Modelo de Outsourcing para gestão da oferta e operação de serviços de TI: múltiplos casos de aplicação |
title_sort |
Modelo de Outsourcing para gestão da oferta e operação de serviços de TI: múltiplos casos de aplicação |
author |
Santos,Gilmar Souza |
author_facet |
Santos,Gilmar Souza Campos,Fernando Celso de |
author_role |
author |
author2 |
Campos,Fernando Celso de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos,Gilmar Souza Campos,Fernando Celso de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MOPP. Serviços de TI Oferta e operação de TI Governança de TI Provedores de TI |
topic |
MOPP. Serviços de TI Oferta e operação de TI Governança de TI Provedores de TI |
description |
O presente trabalho discute uma proposta de melhoria nos processos de oferta e operação de serviços de tecnologia da informação (TI), sob a visão do provedor externo. Embora existam modelos do mercado para esta finalidade, a relação entre processos, ciclo de vida e as práticas da oferta e operação de serviços de TI, como também uma visão prescritiva, não tem sido objeto de pesquisa, o que o presente estudo, de natureza pesquisa-ação, busca investigar. Percebe-se no decorrer do estudo que os modelos de melhoria de processos disponíveis atendem aos fatores críticos para o sucesso de um relacionamento de outsourcing de TI. Falta, porém, integrá-los e adequá-los de forma a serem utilizados de forma efetiva. Por meio de um modelo integrado de práticas, métodos quantitativos, matrizes de relacionamentos e de três estudos de casos, algumas propostas são apresentadas e discutidas como contribuições para a gestão da oferta e operação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2013000100016 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2013000100016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-530X2013000100016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gestão & Produção v.20 n.1 2013 reponame:Gestão & Produção instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Gestão & Produção |
collection |
Gestão & Produção |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br |
_version_ |
1750118204076720128 |