Gestão ambiental e estratégia empresarial: um estudo em uma empresa de cosméticos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bánkuti,Sandra Mara Schiavi
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bánkuti,Ferenc Istvan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000100012
Resumo: Dentro do atual contexto competitivo, caracterizado pelo processo de globalização e por avanços tecnológicos acelerados, criam-se ambientes altamente dinâmicos, com destaque para a flexibilidade estratégica, a perspectiva global, a inteligência competitiva e a inovação. Considerando o conceito de ecoinovação, questões relativas ao meio ambiente têm tido destaque no meio concorrencial. O objetivo proposto neste trabalho é identificar e analisar ações ambientais estratégicas implantadas por empresa de capital nacional atuante no setor de cosméticos. Para tanto, foram utilizadas informações secundárias e dados primários coletados junto à empresa. Os resultados do trabalho indicaram forte alinhamento estratégico e melhorias ambientais, associados à interação entre gestão ambiental e inovações de produto, de processo, de marketing e organizacional. Percebeu-se iniciativa da alta gerência na condução dos procedimentos ambientais e a necessidade de coordenação com agentes da cadeia de suprimentos. As principais dificuldades para melhorias ambientais estão associadas à necessidade de elevados investimentos para desenvolvimento de produtos e melhorias de processo, assim como a limitações de conhecimento técnico e científico. Por fim, destaca-se a importância da interação entre agentes internos e externos para a condução de melhorias ambientais.
id UFSCAR-3_a42643710c300537eda4b3373b8638d8
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2014000100012
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Gestão ambiental e estratégia empresarial: um estudo em uma empresa de cosméticos no BrasilGestão ambiental estratégicaSetor de cosméticosCompetitividadeDentro do atual contexto competitivo, caracterizado pelo processo de globalização e por avanços tecnológicos acelerados, criam-se ambientes altamente dinâmicos, com destaque para a flexibilidade estratégica, a perspectiva global, a inteligência competitiva e a inovação. Considerando o conceito de ecoinovação, questões relativas ao meio ambiente têm tido destaque no meio concorrencial. O objetivo proposto neste trabalho é identificar e analisar ações ambientais estratégicas implantadas por empresa de capital nacional atuante no setor de cosméticos. Para tanto, foram utilizadas informações secundárias e dados primários coletados junto à empresa. Os resultados do trabalho indicaram forte alinhamento estratégico e melhorias ambientais, associados à interação entre gestão ambiental e inovações de produto, de processo, de marketing e organizacional. Percebeu-se iniciativa da alta gerência na condução dos procedimentos ambientais e a necessidade de coordenação com agentes da cadeia de suprimentos. As principais dificuldades para melhorias ambientais estão associadas à necessidade de elevados investimentos para desenvolvimento de produtos e melhorias de processo, assim como a limitações de conhecimento técnico e científico. Por fim, destaca-se a importância da interação entre agentes internos e externos para a condução de melhorias ambientais.Universidade Federal de São Carlos2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000100012Gestão & Produção v.21 n.1 2014reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2014000100012info:eu-repo/semantics/openAccessBánkuti,Sandra Mara SchiaviBánkuti,Ferenc Istvanpor2014-04-11T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2014000100012Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2014-04-11T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão ambiental e estratégia empresarial: um estudo em uma empresa de cosméticos no Brasil
title Gestão ambiental e estratégia empresarial: um estudo em uma empresa de cosméticos no Brasil
spellingShingle Gestão ambiental e estratégia empresarial: um estudo em uma empresa de cosméticos no Brasil
Bánkuti,Sandra Mara Schiavi
Gestão ambiental estratégica
Setor de cosméticos
Competitividade
title_short Gestão ambiental e estratégia empresarial: um estudo em uma empresa de cosméticos no Brasil
title_full Gestão ambiental e estratégia empresarial: um estudo em uma empresa de cosméticos no Brasil
title_fullStr Gestão ambiental e estratégia empresarial: um estudo em uma empresa de cosméticos no Brasil
title_full_unstemmed Gestão ambiental e estratégia empresarial: um estudo em uma empresa de cosméticos no Brasil
title_sort Gestão ambiental e estratégia empresarial: um estudo em uma empresa de cosméticos no Brasil
author Bánkuti,Sandra Mara Schiavi
author_facet Bánkuti,Sandra Mara Schiavi
Bánkuti,Ferenc Istvan
author_role author
author2 Bánkuti,Ferenc Istvan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bánkuti,Sandra Mara Schiavi
Bánkuti,Ferenc Istvan
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão ambiental estratégica
Setor de cosméticos
Competitividade
topic Gestão ambiental estratégica
Setor de cosméticos
Competitividade
description Dentro do atual contexto competitivo, caracterizado pelo processo de globalização e por avanços tecnológicos acelerados, criam-se ambientes altamente dinâmicos, com destaque para a flexibilidade estratégica, a perspectiva global, a inteligência competitiva e a inovação. Considerando o conceito de ecoinovação, questões relativas ao meio ambiente têm tido destaque no meio concorrencial. O objetivo proposto neste trabalho é identificar e analisar ações ambientais estratégicas implantadas por empresa de capital nacional atuante no setor de cosméticos. Para tanto, foram utilizadas informações secundárias e dados primários coletados junto à empresa. Os resultados do trabalho indicaram forte alinhamento estratégico e melhorias ambientais, associados à interação entre gestão ambiental e inovações de produto, de processo, de marketing e organizacional. Percebeu-se iniciativa da alta gerência na condução dos procedimentos ambientais e a necessidade de coordenação com agentes da cadeia de suprimentos. As principais dificuldades para melhorias ambientais estão associadas à necessidade de elevados investimentos para desenvolvimento de produtos e melhorias de processo, assim como a limitações de conhecimento técnico e científico. Por fim, destaca-se a importância da interação entre agentes internos e externos para a condução de melhorias ambientais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000100012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X2014000100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.21 n.1 2014
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118204467838976