Um modelo quantitativo para a gestão da inovação em portfólio de produtos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão & Produção |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2013000100005 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um modelo quantitativo para auxiliar nas decisões estratégicas associadas à inovação, denominado DEIN - Decisões Estratégicas de INovação - o qual contempla tanto a inovação espontânea como a induzida. O modelo proposto foi construído a partir da análise do referencial teórico e entrevistas conduzidas junto a especialistas. Ele fornece uma estrutura para avaliar os diferentes elementos envolvidos na gestão da inovação: (i) ideias associadas à inovação em produto ou processo; (ii) competitividade dos produtos existentes; (iii) possibilidade de inovação nos processos e produtos existentes; (iv) competitividade de novos produtos; e (v) índice de inovação praticado pela empresa. A utilização do DEIN pode auxiliar as empresas a decidir a respeito de quais produtos serão mantidos, quais serão aposentados, quais serão objeto de inovação e quais novos produtos devem ser lançados. O DEIN é apresentado em detalhe neste artigo. Ele foi desenvolvido a partir do estudo de duas empresas de diferentes setores industriais: automotivo e de cabos de ancoragem para plataformas marítimas. Posteriormente, ele foi avaliado junto a outras três empresas com diferentes perfis. A avaliação permitiu aprimorar o modelo e confirmou a sua relevância e aplicabilidade junto ao meio empresarial. |
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Um modelo quantitativo para a gestão da inovação em portfólio de produtosGestão da inovaçãoProcesso de Desenvolvimento de Produtos (PDP)Ciclo de Vida do Produto (CVP)Este trabalho apresenta um modelo quantitativo para auxiliar nas decisões estratégicas associadas à inovação, denominado DEIN - Decisões Estratégicas de INovação - o qual contempla tanto a inovação espontânea como a induzida. O modelo proposto foi construído a partir da análise do referencial teórico e entrevistas conduzidas junto a especialistas. Ele fornece uma estrutura para avaliar os diferentes elementos envolvidos na gestão da inovação: (i) ideias associadas à inovação em produto ou processo; (ii) competitividade dos produtos existentes; (iii) possibilidade de inovação nos processos e produtos existentes; (iv) competitividade de novos produtos; e (v) índice de inovação praticado pela empresa. A utilização do DEIN pode auxiliar as empresas a decidir a respeito de quais produtos serão mantidos, quais serão aposentados, quais serão objeto de inovação e quais novos produtos devem ser lançados. O DEIN é apresentado em detalhe neste artigo. Ele foi desenvolvido a partir do estudo de duas empresas de diferentes setores industriais: automotivo e de cabos de ancoragem para plataformas marítimas. Posteriormente, ele foi avaliado junto a outras três empresas com diferentes perfis. A avaliação permitiu aprimorar o modelo e confirmou a sua relevância e aplicabilidade junto ao meio empresarial.Universidade Federal de São Carlos2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2013000100005Gestão & Produção v.20 n.1 2013reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2013000100005info:eu-repo/semantics/openAccessDanilevicz,Ângela de Moura FerreiraRibeiro,José Luis Duartepor2013-04-02T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2013000100005Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2013-04-02T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
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