A utilização da Andragogia em cursos de capacitação na construção civil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bressiani,Lucia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Roman,Humberto Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2017000400745
Resumo: Resumo A falta de mão de obra qualificada é uma das principais dificuldades do setor da construção civil. Pesquisas demonstram que, apesar do aumento de ações voltadas à qualificação de funcionários nos últimos anos, muitas dessas ações foram consideradas insatisfatórias. Sendo assim, em função da alta demanda por qualificação no setor, foi elaborado um programa de capacitação considerando a Andragogia, que trata da aprendizagem de adultos. A literatura sobre esse assunto apresenta vários estudos teóricos, buscando entender como os adultos aprendem. Porém, existe uma carência de pesquisas com aplicações desta teoria, principalmente na educação profissional. Dessa forma, foram acompanhados cursos voltados para trabalhadores da construção, com o objetivo de analisar se a Andragogia vem sendo atendida e, mediante a aplicação de questionários, avaliar a importância atribuída pelos alunos ao atendimento de cada princípio que norteia a educação de adultos. Depois disso, foi desenvolvido um programa de capacitação para alvenaria estrutural, que foi aplicado em dois cursos, procurando identificar dificuldades e o atendimento da Andragogia por meio das ações propostas. Com isso, foi possível constatar a importância da consideração da referida teoria em cursos voltados para a construção civil, proporcionando resultados satisfatórios em termos de aprendizagem e motivação para participação no curso.
id UFSCAR-3_aed65d5444e99d7e32cb43b7e5e7a89e
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2017000400745
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling A utilização da Andragogia em cursos de capacitação na construção civilAndragogiaCapacitaçãoConstrução civilResumo A falta de mão de obra qualificada é uma das principais dificuldades do setor da construção civil. Pesquisas demonstram que, apesar do aumento de ações voltadas à qualificação de funcionários nos últimos anos, muitas dessas ações foram consideradas insatisfatórias. Sendo assim, em função da alta demanda por qualificação no setor, foi elaborado um programa de capacitação considerando a Andragogia, que trata da aprendizagem de adultos. A literatura sobre esse assunto apresenta vários estudos teóricos, buscando entender como os adultos aprendem. Porém, existe uma carência de pesquisas com aplicações desta teoria, principalmente na educação profissional. Dessa forma, foram acompanhados cursos voltados para trabalhadores da construção, com o objetivo de analisar se a Andragogia vem sendo atendida e, mediante a aplicação de questionários, avaliar a importância atribuída pelos alunos ao atendimento de cada princípio que norteia a educação de adultos. Depois disso, foi desenvolvido um programa de capacitação para alvenaria estrutural, que foi aplicado em dois cursos, procurando identificar dificuldades e o atendimento da Andragogia por meio das ações propostas. Com isso, foi possível constatar a importância da consideração da referida teoria em cursos voltados para a construção civil, proporcionando resultados satisfatórios em termos de aprendizagem e motivação para participação no curso.Universidade Federal de São Carlos2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2017000400745Gestão & Produção v.24 n.4 2017reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/0104-530x2245-17info:eu-repo/semantics/openAccessBressiani,LuciaRoman,Humberto Ramospor2018-07-26T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2017000400745Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2018-07-26T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da Andragogia em cursos de capacitação na construção civil
title A utilização da Andragogia em cursos de capacitação na construção civil
spellingShingle A utilização da Andragogia em cursos de capacitação na construção civil
Bressiani,Lucia
Andragogia
Capacitação
Construção civil
title_short A utilização da Andragogia em cursos de capacitação na construção civil
title_full A utilização da Andragogia em cursos de capacitação na construção civil
title_fullStr A utilização da Andragogia em cursos de capacitação na construção civil
title_full_unstemmed A utilização da Andragogia em cursos de capacitação na construção civil
title_sort A utilização da Andragogia em cursos de capacitação na construção civil
author Bressiani,Lucia
author_facet Bressiani,Lucia
Roman,Humberto Ramos
author_role author
author2 Roman,Humberto Ramos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bressiani,Lucia
Roman,Humberto Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Andragogia
Capacitação
Construção civil
topic Andragogia
Capacitação
Construção civil
description Resumo A falta de mão de obra qualificada é uma das principais dificuldades do setor da construção civil. Pesquisas demonstram que, apesar do aumento de ações voltadas à qualificação de funcionários nos últimos anos, muitas dessas ações foram consideradas insatisfatórias. Sendo assim, em função da alta demanda por qualificação no setor, foi elaborado um programa de capacitação considerando a Andragogia, que trata da aprendizagem de adultos. A literatura sobre esse assunto apresenta vários estudos teóricos, buscando entender como os adultos aprendem. Porém, existe uma carência de pesquisas com aplicações desta teoria, principalmente na educação profissional. Dessa forma, foram acompanhados cursos voltados para trabalhadores da construção, com o objetivo de analisar se a Andragogia vem sendo atendida e, mediante a aplicação de questionários, avaliar a importância atribuída pelos alunos ao atendimento de cada princípio que norteia a educação de adultos. Depois disso, foi desenvolvido um programa de capacitação para alvenaria estrutural, que foi aplicado em dois cursos, procurando identificar dificuldades e o atendimento da Andragogia por meio das ações propostas. Com isso, foi possível constatar a importância da consideração da referida teoria em cursos voltados para a construção civil, proporcionando resultados satisfatórios em termos de aprendizagem e motivação para participação no curso.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2017000400745
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2017000400745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0104-530x2245-17
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.24 n.4 2017
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118206335352832