A utilização da Andragogia em cursos de capacitação na construção civil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão & Produção |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2017000400745 |
Resumo: | Resumo A falta de mão de obra qualificada é uma das principais dificuldades do setor da construção civil. Pesquisas demonstram que, apesar do aumento de ações voltadas à qualificação de funcionários nos últimos anos, muitas dessas ações foram consideradas insatisfatórias. Sendo assim, em função da alta demanda por qualificação no setor, foi elaborado um programa de capacitação considerando a Andragogia, que trata da aprendizagem de adultos. A literatura sobre esse assunto apresenta vários estudos teóricos, buscando entender como os adultos aprendem. Porém, existe uma carência de pesquisas com aplicações desta teoria, principalmente na educação profissional. Dessa forma, foram acompanhados cursos voltados para trabalhadores da construção, com o objetivo de analisar se a Andragogia vem sendo atendida e, mediante a aplicação de questionários, avaliar a importância atribuída pelos alunos ao atendimento de cada princípio que norteia a educação de adultos. Depois disso, foi desenvolvido um programa de capacitação para alvenaria estrutural, que foi aplicado em dois cursos, procurando identificar dificuldades e o atendimento da Andragogia por meio das ações propostas. Com isso, foi possível constatar a importância da consideração da referida teoria em cursos voltados para a construção civil, proporcionando resultados satisfatórios em termos de aprendizagem e motivação para participação no curso. |
id |
UFSCAR-3_aed65d5444e99d7e32cb43b7e5e7a89e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-530X2017000400745 |
network_acronym_str |
UFSCAR-3 |
network_name_str |
Gestão & Produção |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização da Andragogia em cursos de capacitação na construção civilAndragogiaCapacitaçãoConstrução civilResumo A falta de mão de obra qualificada é uma das principais dificuldades do setor da construção civil. Pesquisas demonstram que, apesar do aumento de ações voltadas à qualificação de funcionários nos últimos anos, muitas dessas ações foram consideradas insatisfatórias. Sendo assim, em função da alta demanda por qualificação no setor, foi elaborado um programa de capacitação considerando a Andragogia, que trata da aprendizagem de adultos. A literatura sobre esse assunto apresenta vários estudos teóricos, buscando entender como os adultos aprendem. Porém, existe uma carência de pesquisas com aplicações desta teoria, principalmente na educação profissional. Dessa forma, foram acompanhados cursos voltados para trabalhadores da construção, com o objetivo de analisar se a Andragogia vem sendo atendida e, mediante a aplicação de questionários, avaliar a importância atribuída pelos alunos ao atendimento de cada princípio que norteia a educação de adultos. Depois disso, foi desenvolvido um programa de capacitação para alvenaria estrutural, que foi aplicado em dois cursos, procurando identificar dificuldades e o atendimento da Andragogia por meio das ações propostas. Com isso, foi possível constatar a importância da consideração da referida teoria em cursos voltados para a construção civil, proporcionando resultados satisfatórios em termos de aprendizagem e motivação para participação no curso.Universidade Federal de São Carlos2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2017000400745Gestão & Produção v.24 n.4 2017reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/0104-530x2245-17info:eu-repo/semantics/openAccessBressiani,LuciaRoman,Humberto Ramospor2018-07-26T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2017000400745Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2018-07-26T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização da Andragogia em cursos de capacitação na construção civil |
title |
A utilização da Andragogia em cursos de capacitação na construção civil |
spellingShingle |
A utilização da Andragogia em cursos de capacitação na construção civil Bressiani,Lucia Andragogia Capacitação Construção civil |
title_short |
A utilização da Andragogia em cursos de capacitação na construção civil |
title_full |
A utilização da Andragogia em cursos de capacitação na construção civil |
title_fullStr |
A utilização da Andragogia em cursos de capacitação na construção civil |
title_full_unstemmed |
A utilização da Andragogia em cursos de capacitação na construção civil |
title_sort |
A utilização da Andragogia em cursos de capacitação na construção civil |
author |
Bressiani,Lucia |
author_facet |
Bressiani,Lucia Roman,Humberto Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Roman,Humberto Ramos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bressiani,Lucia Roman,Humberto Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Andragogia Capacitação Construção civil |
topic |
Andragogia Capacitação Construção civil |
description |
Resumo A falta de mão de obra qualificada é uma das principais dificuldades do setor da construção civil. Pesquisas demonstram que, apesar do aumento de ações voltadas à qualificação de funcionários nos últimos anos, muitas dessas ações foram consideradas insatisfatórias. Sendo assim, em função da alta demanda por qualificação no setor, foi elaborado um programa de capacitação considerando a Andragogia, que trata da aprendizagem de adultos. A literatura sobre esse assunto apresenta vários estudos teóricos, buscando entender como os adultos aprendem. Porém, existe uma carência de pesquisas com aplicações desta teoria, principalmente na educação profissional. Dessa forma, foram acompanhados cursos voltados para trabalhadores da construção, com o objetivo de analisar se a Andragogia vem sendo atendida e, mediante a aplicação de questionários, avaliar a importância atribuída pelos alunos ao atendimento de cada princípio que norteia a educação de adultos. Depois disso, foi desenvolvido um programa de capacitação para alvenaria estrutural, que foi aplicado em dois cursos, procurando identificar dificuldades e o atendimento da Andragogia por meio das ações propostas. Com isso, foi possível constatar a importância da consideração da referida teoria em cursos voltados para a construção civil, proporcionando resultados satisfatórios em termos de aprendizagem e motivação para participação no curso. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2017000400745 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2017000400745 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0104-530x2245-17 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gestão & Produção v.24 n.4 2017 reponame:Gestão & Produção instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Gestão & Produção |
collection |
Gestão & Produção |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br |
_version_ |
1750118206335352832 |