Algoritmo genético de agrupamento para formação de módulos de arranjo físico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Argoud,Ana Rita Tiradentes Terra
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Gonçalves Filho,Eduardo Vila, Tiberti,Alexandre José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2008000200014
Resumo: O projeto de arranjo físico modular tem como base o agrupamento de máquinas em módulos a partir de subseqüências de operações comuns a um conjunto de peças. No método proposto por Huang (2003), os módulos de arranjo físico são gerados por análise de agrupamentos. O presente trabalho apresenta uma forma alternativa à geração de módulos de arranjo físico, através de algoritmo genético de agrupamento (AGA). O AGA permite ao usuário especificar a priori o número desejado de módulos (problema de K-agrupamentos), e também trabalhar de forma que o número e a formação dos módulos sejam variáveis de decisão do problema (problema de agrupamento automático). Uma característica importante do AGA é sua flexibilidade, pois fornece a possibilidade ao usuário de interagir com o método de solução através da escolha de diferentes codificações do cromossomo, de medidas de similaridade para comparação de seqüências de operações e de métodos de geração da nova população. Para tal foram desenvolvidos dois operadores de cruzamento e três operadores de mutação. No exemplo apresentado, os módulos de arranjo físico gerados pelo AGA e o arranjo físico final da fábrica foram comparados aos de Huang (2003) e houve importante redução da distância total percorrida pelo conjunto de peças, demonstrando a eficácia do algoritmo genético de agrupamento. Dessa forma, os resultados apontaram o AGA como uma alternativa à geração de módulos de arranjo físico em projeto de arranjo físico modular.
id UFSCAR-3_c07daa72225d7bccb2a04d6ccf7e6fd1
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2008000200014
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Algoritmo genético de agrupamento para formação de módulos de arranjo físicoArranjo físico modularAlgoritmos genéticosAgrupamentoManufaturaO projeto de arranjo físico modular tem como base o agrupamento de máquinas em módulos a partir de subseqüências de operações comuns a um conjunto de peças. No método proposto por Huang (2003), os módulos de arranjo físico são gerados por análise de agrupamentos. O presente trabalho apresenta uma forma alternativa à geração de módulos de arranjo físico, através de algoritmo genético de agrupamento (AGA). O AGA permite ao usuário especificar a priori o número desejado de módulos (problema de K-agrupamentos), e também trabalhar de forma que o número e a formação dos módulos sejam variáveis de decisão do problema (problema de agrupamento automático). Uma característica importante do AGA é sua flexibilidade, pois fornece a possibilidade ao usuário de interagir com o método de solução através da escolha de diferentes codificações do cromossomo, de medidas de similaridade para comparação de seqüências de operações e de métodos de geração da nova população. Para tal foram desenvolvidos dois operadores de cruzamento e três operadores de mutação. No exemplo apresentado, os módulos de arranjo físico gerados pelo AGA e o arranjo físico final da fábrica foram comparados aos de Huang (2003) e houve importante redução da distância total percorrida pelo conjunto de peças, demonstrando a eficácia do algoritmo genético de agrupamento. Dessa forma, os resultados apontaram o AGA como uma alternativa à geração de módulos de arranjo físico em projeto de arranjo físico modular.Universidade Federal de São Carlos2008-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2008000200014Gestão & Produção v.15 n.2 2008reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2008000200014info:eu-repo/semantics/openAccessArgoud,Ana Rita Tiradentes TerraGonçalves Filho,Eduardo VilaTiberti,Alexandre Josépor2008-09-17T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2008000200014Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2008-09-17T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Algoritmo genético de agrupamento para formação de módulos de arranjo físico
title Algoritmo genético de agrupamento para formação de módulos de arranjo físico
spellingShingle Algoritmo genético de agrupamento para formação de módulos de arranjo físico
Argoud,Ana Rita Tiradentes Terra
Arranjo físico modular
Algoritmos genéticos
Agrupamento
Manufatura
title_short Algoritmo genético de agrupamento para formação de módulos de arranjo físico
title_full Algoritmo genético de agrupamento para formação de módulos de arranjo físico
title_fullStr Algoritmo genético de agrupamento para formação de módulos de arranjo físico
title_full_unstemmed Algoritmo genético de agrupamento para formação de módulos de arranjo físico
title_sort Algoritmo genético de agrupamento para formação de módulos de arranjo físico
author Argoud,Ana Rita Tiradentes Terra
author_facet Argoud,Ana Rita Tiradentes Terra
Gonçalves Filho,Eduardo Vila
Tiberti,Alexandre José
author_role author
author2 Gonçalves Filho,Eduardo Vila
Tiberti,Alexandre José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Argoud,Ana Rita Tiradentes Terra
Gonçalves Filho,Eduardo Vila
Tiberti,Alexandre José
dc.subject.por.fl_str_mv Arranjo físico modular
Algoritmos genéticos
Agrupamento
Manufatura
topic Arranjo físico modular
Algoritmos genéticos
Agrupamento
Manufatura
description O projeto de arranjo físico modular tem como base o agrupamento de máquinas em módulos a partir de subseqüências de operações comuns a um conjunto de peças. No método proposto por Huang (2003), os módulos de arranjo físico são gerados por análise de agrupamentos. O presente trabalho apresenta uma forma alternativa à geração de módulos de arranjo físico, através de algoritmo genético de agrupamento (AGA). O AGA permite ao usuário especificar a priori o número desejado de módulos (problema de K-agrupamentos), e também trabalhar de forma que o número e a formação dos módulos sejam variáveis de decisão do problema (problema de agrupamento automático). Uma característica importante do AGA é sua flexibilidade, pois fornece a possibilidade ao usuário de interagir com o método de solução através da escolha de diferentes codificações do cromossomo, de medidas de similaridade para comparação de seqüências de operações e de métodos de geração da nova população. Para tal foram desenvolvidos dois operadores de cruzamento e três operadores de mutação. No exemplo apresentado, os módulos de arranjo físico gerados pelo AGA e o arranjo físico final da fábrica foram comparados aos de Huang (2003) e houve importante redução da distância total percorrida pelo conjunto de peças, demonstrando a eficácia do algoritmo genético de agrupamento. Dessa forma, os resultados apontaram o AGA como uma alternativa à geração de módulos de arranjo físico em projeto de arranjo físico modular.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2008000200014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2008000200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X2008000200014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.15 n.2 2008
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118202700988416