A gestão do conhecimento na condução de projetos de simulação: um estudo de caso em empresas de consultoria
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
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Título da fonte: | Gestão & Produção |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000100204 |
Resumo: | Resumo Durante a condução do projeto de simulação, analistas e clientes adquirem um maior conhecimento do que está sendo simulado, porém grande parte deste conhecimento é perdido, devido à ausência de formas de se retê-lo. Em boa parte, isto ocorre devido à falta de discussão com relação aos tipos de conhecimento presentes nas etapas de um projeto de simulação. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso, a fim de conhecer como são conduzidos os projetos e identificar os tipos de conhecimento gerados durante sua realização, em empresas de consultoria em simulação. Para isto, foram escolhidas três empresas que trabalham com simulação, de pequeno, médio e grande porte. Como resultado, identificou-se que em cada etapa do projeto de simulação estão presentes os quatro tipos de conhecimento estabelecidos na espiral de Nonaka e Takeuchi. Estes resultados auxiliam os analistas na documentação e gestão do conhecimento e contribuem para evitar erros. |
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A gestão do conhecimento na condução de projetos de simulação: um estudo de caso em empresas de consultoriaSimulação a eventos discretosGestão do conhecimentoEstudo de casoResumo Durante a condução do projeto de simulação, analistas e clientes adquirem um maior conhecimento do que está sendo simulado, porém grande parte deste conhecimento é perdido, devido à ausência de formas de se retê-lo. Em boa parte, isto ocorre devido à falta de discussão com relação aos tipos de conhecimento presentes nas etapas de um projeto de simulação. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso, a fim de conhecer como são conduzidos os projetos e identificar os tipos de conhecimento gerados durante sua realização, em empresas de consultoria em simulação. Para isto, foram escolhidas três empresas que trabalham com simulação, de pequeno, médio e grande porte. Como resultado, identificou-se que em cada etapa do projeto de simulação estão presentes os quatro tipos de conhecimento estabelecidos na espiral de Nonaka e Takeuchi. Estes resultados auxiliam os analistas na documentação e gestão do conhecimento e contribuem para evitar erros.Universidade Federal de São Carlos2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000100204Gestão & Produção v.26 n.1 2019reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/0104-530x2211-19info:eu-repo/semantics/openAccessPereira,Tábata FernandesMontevechi,José Arnaldo BarraLeal,FabianoMiranda,Rafael de Carvalhopor2019-03-15T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2019000100204Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2019-03-15T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
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