Perfil de pesquisa sobre gerenciamento de riscos em cadeias de suprimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Ualison Rébula de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Espindola,Luciano Souza, Marins,Fernando Augusto Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400671
Resumo: Resumo Nos últimos 10 anos, publicações sobre Gerenciamento de Riscos em Cadeias de Suprimentos (SCRM) cresceram a uma taxa média de mais de 40% ao ano. Trata-se de um tema que vem, rapidamente, ganhando notoriedade na área de Logística, tanto por ser um assunto relativamente novo, inspirando pesquisadores a desenvolverem estudos sobre a questão, quanto pelo potencial de minimizar prejuízos de altas cifras em cadeias de suprimentos. Dada a relevância científica e empresarial da matéria, a presente pesquisa possui como objetivo principal analisar o perfil dos trabalhos publicados sobre SCRM, ou seja, mapear o campo de pesquisas sobre o tema, abrangendo os artigos publicados sobre esse assunto até 31 de dezembro de 2015. Para a consecução desse objetivo, adotou-se o método de pesquisa Research Profiling, que amplia o escopo da bibliometria por meio da mineração de texto. Para a análise, tabulação e organização dos dados, utilizou-se o software VantagePoint®. Como resultados principais, foram respondidas inúmeras questões relacionadas às pesquisas sobre SCRM, das quais se destacam as seguintes: i) cada artigo, apresenta-se, em média, repetido 1,2 vez em outras bases de dados; ii) os autores mais citados não são os que mais publicam; iii) as palavras-chave “Supply Chain Risk Management” só se tornou representativa para esse tema após 2012; iv) apenas três periódicos, juntos, são responsáveis por um terço de todas as citações em publicações sobre SCRM. Como resultado secundário, mas não menos importante, observou-se a falta de consenso entre os pesquisadores quando o assunto diz respeito às etapas que devem ser desenvolvidas no SCRM.
id UFSCAR-3_c5014c60ecee944f2b355d1b71f38ce2
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2018000400671
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Perfil de pesquisa sobre gerenciamento de riscos em cadeias de suprimentosSupply Chain Risk ManagementSCRMPerfil de pesquisaRevisão sistemática da literaturaResumo Nos últimos 10 anos, publicações sobre Gerenciamento de Riscos em Cadeias de Suprimentos (SCRM) cresceram a uma taxa média de mais de 40% ao ano. Trata-se de um tema que vem, rapidamente, ganhando notoriedade na área de Logística, tanto por ser um assunto relativamente novo, inspirando pesquisadores a desenvolverem estudos sobre a questão, quanto pelo potencial de minimizar prejuízos de altas cifras em cadeias de suprimentos. Dada a relevância científica e empresarial da matéria, a presente pesquisa possui como objetivo principal analisar o perfil dos trabalhos publicados sobre SCRM, ou seja, mapear o campo de pesquisas sobre o tema, abrangendo os artigos publicados sobre esse assunto até 31 de dezembro de 2015. Para a consecução desse objetivo, adotou-se o método de pesquisa Research Profiling, que amplia o escopo da bibliometria por meio da mineração de texto. Para a análise, tabulação e organização dos dados, utilizou-se o software VantagePoint®. Como resultados principais, foram respondidas inúmeras questões relacionadas às pesquisas sobre SCRM, das quais se destacam as seguintes: i) cada artigo, apresenta-se, em média, repetido 1,2 vez em outras bases de dados; ii) os autores mais citados não são os que mais publicam; iii) as palavras-chave “Supply Chain Risk Management” só se tornou representativa para esse tema após 2012; iv) apenas três periódicos, juntos, são responsáveis por um terço de todas as citações em publicações sobre SCRM. Como resultado secundário, mas não menos importante, observou-se a falta de consenso entre os pesquisadores quando o assunto diz respeito às etapas que devem ser desenvolvidas no SCRM.Universidade Federal de São Carlos2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400671Gestão & Produção v.25 n.4 2018reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/0104-530x3515-16info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Ualison Rébula deEspindola,Luciano SouzaMarins,Fernando Augusto Silvapor2018-11-27T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2018000400671Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2018-11-27T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil de pesquisa sobre gerenciamento de riscos em cadeias de suprimentos
title Perfil de pesquisa sobre gerenciamento de riscos em cadeias de suprimentos
spellingShingle Perfil de pesquisa sobre gerenciamento de riscos em cadeias de suprimentos
Oliveira,Ualison Rébula de
Supply Chain Risk Management
SCRM
Perfil de pesquisa
Revisão sistemática da literatura
title_short Perfil de pesquisa sobre gerenciamento de riscos em cadeias de suprimentos
title_full Perfil de pesquisa sobre gerenciamento de riscos em cadeias de suprimentos
title_fullStr Perfil de pesquisa sobre gerenciamento de riscos em cadeias de suprimentos
title_full_unstemmed Perfil de pesquisa sobre gerenciamento de riscos em cadeias de suprimentos
title_sort Perfil de pesquisa sobre gerenciamento de riscos em cadeias de suprimentos
author Oliveira,Ualison Rébula de
author_facet Oliveira,Ualison Rébula de
Espindola,Luciano Souza
Marins,Fernando Augusto Silva
author_role author
author2 Espindola,Luciano Souza
Marins,Fernando Augusto Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Ualison Rébula de
Espindola,Luciano Souza
Marins,Fernando Augusto Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Supply Chain Risk Management
SCRM
Perfil de pesquisa
Revisão sistemática da literatura
topic Supply Chain Risk Management
SCRM
Perfil de pesquisa
Revisão sistemática da literatura
description Resumo Nos últimos 10 anos, publicações sobre Gerenciamento de Riscos em Cadeias de Suprimentos (SCRM) cresceram a uma taxa média de mais de 40% ao ano. Trata-se de um tema que vem, rapidamente, ganhando notoriedade na área de Logística, tanto por ser um assunto relativamente novo, inspirando pesquisadores a desenvolverem estudos sobre a questão, quanto pelo potencial de minimizar prejuízos de altas cifras em cadeias de suprimentos. Dada a relevância científica e empresarial da matéria, a presente pesquisa possui como objetivo principal analisar o perfil dos trabalhos publicados sobre SCRM, ou seja, mapear o campo de pesquisas sobre o tema, abrangendo os artigos publicados sobre esse assunto até 31 de dezembro de 2015. Para a consecução desse objetivo, adotou-se o método de pesquisa Research Profiling, que amplia o escopo da bibliometria por meio da mineração de texto. Para a análise, tabulação e organização dos dados, utilizou-se o software VantagePoint®. Como resultados principais, foram respondidas inúmeras questões relacionadas às pesquisas sobre SCRM, das quais se destacam as seguintes: i) cada artigo, apresenta-se, em média, repetido 1,2 vez em outras bases de dados; ii) os autores mais citados não são os que mais publicam; iii) as palavras-chave “Supply Chain Risk Management” só se tornou representativa para esse tema após 2012; iv) apenas três periódicos, juntos, são responsáveis por um terço de todas as citações em publicações sobre SCRM. Como resultado secundário, mas não menos importante, observou-se a falta de consenso entre os pesquisadores quando o assunto diz respeito às etapas que devem ser desenvolvidas no SCRM.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400671
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0104-530x3515-16
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.25 n.4 2018
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118206687674368