Setor de agências de internet no Brasil: análise de concorrência a partir de simulação dinâmica de sistemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins,Antony José Souza
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Azevedo,Paulo Furquim de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2008000100017
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar a participação de mercado dos diferentes grupos estratégicos que compõem o setor de agências de internet no Brasil, bem como as mudanças decorrentes de alterações nas variáveis críticas de concorrência, tais como preço, investimento em propaganda, investimento em tecnologia e disponibilidade de mão-de-obra. Para tanto, será aplicado o método de simulação computacional, utilizando-se dinâmica de sistemas. A adoção desta técnica permitiu identificar padrões contra-intuitivos, o que se revelou acertado, principalmente no que concerne às análises sobre mudanças no grau de diferenciação entre os diferentes grupos estratégicos analisados.
id UFSCAR-3_d01e245ec0b09defcbac8d582bde2cae
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2008000100017
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Setor de agências de internet no Brasil: análise de concorrência a partir de simulação dinâmica de sistemasInternetSoftware industrySystem dynamicsDifferentiated bertrandEste artigo tem por objetivo analisar a participação de mercado dos diferentes grupos estratégicos que compõem o setor de agências de internet no Brasil, bem como as mudanças decorrentes de alterações nas variáveis críticas de concorrência, tais como preço, investimento em propaganda, investimento em tecnologia e disponibilidade de mão-de-obra. Para tanto, será aplicado o método de simulação computacional, utilizando-se dinâmica de sistemas. A adoção desta técnica permitiu identificar padrões contra-intuitivos, o que se revelou acertado, principalmente no que concerne às análises sobre mudanças no grau de diferenciação entre os diferentes grupos estratégicos analisados.Universidade Federal de São Carlos2008-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2008000100017Gestão & Produção v.15 n.1 2008reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2008000100017info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,Antony José SouzaAzevedo,Paulo Furquim depor2008-06-02T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2008000100017Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2008-06-02T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Setor de agências de internet no Brasil: análise de concorrência a partir de simulação dinâmica de sistemas
title Setor de agências de internet no Brasil: análise de concorrência a partir de simulação dinâmica de sistemas
spellingShingle Setor de agências de internet no Brasil: análise de concorrência a partir de simulação dinâmica de sistemas
Martins,Antony José Souza
Internet
Software industry
System dynamics
Differentiated bertrand
title_short Setor de agências de internet no Brasil: análise de concorrência a partir de simulação dinâmica de sistemas
title_full Setor de agências de internet no Brasil: análise de concorrência a partir de simulação dinâmica de sistemas
title_fullStr Setor de agências de internet no Brasil: análise de concorrência a partir de simulação dinâmica de sistemas
title_full_unstemmed Setor de agências de internet no Brasil: análise de concorrência a partir de simulação dinâmica de sistemas
title_sort Setor de agências de internet no Brasil: análise de concorrência a partir de simulação dinâmica de sistemas
author Martins,Antony José Souza
author_facet Martins,Antony José Souza
Azevedo,Paulo Furquim de
author_role author
author2 Azevedo,Paulo Furquim de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins,Antony José Souza
Azevedo,Paulo Furquim de
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
Software industry
System dynamics
Differentiated bertrand
topic Internet
Software industry
System dynamics
Differentiated bertrand
description Este artigo tem por objetivo analisar a participação de mercado dos diferentes grupos estratégicos que compõem o setor de agências de internet no Brasil, bem como as mudanças decorrentes de alterações nas variáveis críticas de concorrência, tais como preço, investimento em propaganda, investimento em tecnologia e disponibilidade de mão-de-obra. Para tanto, será aplicado o método de simulação computacional, utilizando-se dinâmica de sistemas. A adoção desta técnica permitiu identificar padrões contra-intuitivos, o que se revelou acertado, principalmente no que concerne às análises sobre mudanças no grau de diferenciação entre os diferentes grupos estratégicos analisados.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2008000100017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2008000100017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X2008000100017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.15 n.1 2008
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118202681065472