Setor de agências de internet no Brasil: análise de concorrência a partir de simulação dinâmica de sistemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão & Produção |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2008000100017 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar a participação de mercado dos diferentes grupos estratégicos que compõem o setor de agências de internet no Brasil, bem como as mudanças decorrentes de alterações nas variáveis críticas de concorrência, tais como preço, investimento em propaganda, investimento em tecnologia e disponibilidade de mão-de-obra. Para tanto, será aplicado o método de simulação computacional, utilizando-se dinâmica de sistemas. A adoção desta técnica permitiu identificar padrões contra-intuitivos, o que se revelou acertado, principalmente no que concerne às análises sobre mudanças no grau de diferenciação entre os diferentes grupos estratégicos analisados. |
id |
UFSCAR-3_d01e245ec0b09defcbac8d582bde2cae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-530X2008000100017 |
network_acronym_str |
UFSCAR-3 |
network_name_str |
Gestão & Produção |
repository_id_str |
|
spelling |
Setor de agências de internet no Brasil: análise de concorrência a partir de simulação dinâmica de sistemasInternetSoftware industrySystem dynamicsDifferentiated bertrandEste artigo tem por objetivo analisar a participação de mercado dos diferentes grupos estratégicos que compõem o setor de agências de internet no Brasil, bem como as mudanças decorrentes de alterações nas variáveis críticas de concorrência, tais como preço, investimento em propaganda, investimento em tecnologia e disponibilidade de mão-de-obra. Para tanto, será aplicado o método de simulação computacional, utilizando-se dinâmica de sistemas. A adoção desta técnica permitiu identificar padrões contra-intuitivos, o que se revelou acertado, principalmente no que concerne às análises sobre mudanças no grau de diferenciação entre os diferentes grupos estratégicos analisados.Universidade Federal de São Carlos2008-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2008000100017Gestão & Produção v.15 n.1 2008reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2008000100017info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,Antony José SouzaAzevedo,Paulo Furquim depor2008-06-02T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2008000100017Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2008-06-02T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Setor de agências de internet no Brasil: análise de concorrência a partir de simulação dinâmica de sistemas |
title |
Setor de agências de internet no Brasil: análise de concorrência a partir de simulação dinâmica de sistemas |
spellingShingle |
Setor de agências de internet no Brasil: análise de concorrência a partir de simulação dinâmica de sistemas Martins,Antony José Souza Internet Software industry System dynamics Differentiated bertrand |
title_short |
Setor de agências de internet no Brasil: análise de concorrência a partir de simulação dinâmica de sistemas |
title_full |
Setor de agências de internet no Brasil: análise de concorrência a partir de simulação dinâmica de sistemas |
title_fullStr |
Setor de agências de internet no Brasil: análise de concorrência a partir de simulação dinâmica de sistemas |
title_full_unstemmed |
Setor de agências de internet no Brasil: análise de concorrência a partir de simulação dinâmica de sistemas |
title_sort |
Setor de agências de internet no Brasil: análise de concorrência a partir de simulação dinâmica de sistemas |
author |
Martins,Antony José Souza |
author_facet |
Martins,Antony José Souza Azevedo,Paulo Furquim de |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo,Paulo Furquim de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins,Antony José Souza Azevedo,Paulo Furquim de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet Software industry System dynamics Differentiated bertrand |
topic |
Internet Software industry System dynamics Differentiated bertrand |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar a participação de mercado dos diferentes grupos estratégicos que compõem o setor de agências de internet no Brasil, bem como as mudanças decorrentes de alterações nas variáveis críticas de concorrência, tais como preço, investimento em propaganda, investimento em tecnologia e disponibilidade de mão-de-obra. Para tanto, será aplicado o método de simulação computacional, utilizando-se dinâmica de sistemas. A adoção desta técnica permitiu identificar padrões contra-intuitivos, o que se revelou acertado, principalmente no que concerne às análises sobre mudanças no grau de diferenciação entre os diferentes grupos estratégicos analisados. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2008000100017 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2008000100017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-530X2008000100017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gestão & Produção v.15 n.1 2008 reponame:Gestão & Produção instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Gestão & Produção |
collection |
Gestão & Produção |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br |
_version_ |
1750118202681065472 |