Construção de indicadores para avaliação de conceitos intangíveis em sistemas produtivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sellitto,Miguel Afonso
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Ribeiro,José Luis Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2004000100007
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a aplicação de um método para a construção de indicadores a fim de avaliar aspectos intangíveis de um sistema produtivo. Hoje em dia, principalmente nas organizações de serviços, os aspectos intangíveis têm sido usados na modelagem do sistema, no entendimento de problemas e na proposta e implementação de estratégias. A partir da teoria das medições, que se baseia na filosofia da ciência e na estatística multivariada, foi elaborada uma abordagem para a modelagem teórica dos conceitos intangíveis de um sistema produtivo. A abordagem tem início com o mapeamento teórico das variáveis não-manifestas, e continua identificando os construtos e o estado das variáveis, que pode estar relacionado a conceitos intermediários, suportados por variáveis manifestas que podem assumir formatos categóricos, a serem pesquisadas por instrumentos apropriados, como os questionários. Após essas definições, o fenômeno em estudo pode ser representado por diagramas de caminho. Se o diagrama assume forma de árvore, a regressão múltipla pode ser usada e a análise é facilitada. Se o diagrama assume forma sistêmica, incluindo relações circulares, é necessário um tratamento matemático mais complexo, que foge do escopo deste trabalho. Uma aplicação da abordagem proposta foi conduzida em quinze empresas de transporte coletivo de Porto Alegre, sendo mensurada a capacidade das empresas de apreender os conceitos de produção enxuta. Os resultados são discutidos e são apresentadas sugestões para a continuidade dos trabalhos.
id UFSCAR-3_d5425e047155a6254601f40a209fd186
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2004000100007
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Construção de indicadores para avaliação de conceitos intangíveis em sistemas produtivosvalores intangíveismodelagem teóricavariáveis categóricasprodução enxutaEste trabalho apresenta o desenvolvimento e a aplicação de um método para a construção de indicadores a fim de avaliar aspectos intangíveis de um sistema produtivo. Hoje em dia, principalmente nas organizações de serviços, os aspectos intangíveis têm sido usados na modelagem do sistema, no entendimento de problemas e na proposta e implementação de estratégias. A partir da teoria das medições, que se baseia na filosofia da ciência e na estatística multivariada, foi elaborada uma abordagem para a modelagem teórica dos conceitos intangíveis de um sistema produtivo. A abordagem tem início com o mapeamento teórico das variáveis não-manifestas, e continua identificando os construtos e o estado das variáveis, que pode estar relacionado a conceitos intermediários, suportados por variáveis manifestas que podem assumir formatos categóricos, a serem pesquisadas por instrumentos apropriados, como os questionários. Após essas definições, o fenômeno em estudo pode ser representado por diagramas de caminho. Se o diagrama assume forma de árvore, a regressão múltipla pode ser usada e a análise é facilitada. Se o diagrama assume forma sistêmica, incluindo relações circulares, é necessário um tratamento matemático mais complexo, que foge do escopo deste trabalho. Uma aplicação da abordagem proposta foi conduzida em quinze empresas de transporte coletivo de Porto Alegre, sendo mensurada a capacidade das empresas de apreender os conceitos de produção enxuta. Os resultados são discutidos e são apresentadas sugestões para a continuidade dos trabalhos.Universidade Federal de São Carlos2004-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2004000100007Gestão & Produção v.11 n.1 2004reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2004000100007info:eu-repo/semantics/openAccessSellitto,Miguel AfonsoRibeiro,José Luis Duartepor2004-08-03T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2004000100007Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2004-08-03T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de indicadores para avaliação de conceitos intangíveis em sistemas produtivos
title Construção de indicadores para avaliação de conceitos intangíveis em sistemas produtivos
spellingShingle Construção de indicadores para avaliação de conceitos intangíveis em sistemas produtivos
Sellitto,Miguel Afonso
valores intangíveis
modelagem teórica
variáveis categóricas
produção enxuta
title_short Construção de indicadores para avaliação de conceitos intangíveis em sistemas produtivos
title_full Construção de indicadores para avaliação de conceitos intangíveis em sistemas produtivos
title_fullStr Construção de indicadores para avaliação de conceitos intangíveis em sistemas produtivos
title_full_unstemmed Construção de indicadores para avaliação de conceitos intangíveis em sistemas produtivos
title_sort Construção de indicadores para avaliação de conceitos intangíveis em sistemas produtivos
author Sellitto,Miguel Afonso
author_facet Sellitto,Miguel Afonso
Ribeiro,José Luis Duarte
author_role author
author2 Ribeiro,José Luis Duarte
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sellitto,Miguel Afonso
Ribeiro,José Luis Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv valores intangíveis
modelagem teórica
variáveis categóricas
produção enxuta
topic valores intangíveis
modelagem teórica
variáveis categóricas
produção enxuta
description Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a aplicação de um método para a construção de indicadores a fim de avaliar aspectos intangíveis de um sistema produtivo. Hoje em dia, principalmente nas organizações de serviços, os aspectos intangíveis têm sido usados na modelagem do sistema, no entendimento de problemas e na proposta e implementação de estratégias. A partir da teoria das medições, que se baseia na filosofia da ciência e na estatística multivariada, foi elaborada uma abordagem para a modelagem teórica dos conceitos intangíveis de um sistema produtivo. A abordagem tem início com o mapeamento teórico das variáveis não-manifestas, e continua identificando os construtos e o estado das variáveis, que pode estar relacionado a conceitos intermediários, suportados por variáveis manifestas que podem assumir formatos categóricos, a serem pesquisadas por instrumentos apropriados, como os questionários. Após essas definições, o fenômeno em estudo pode ser representado por diagramas de caminho. Se o diagrama assume forma de árvore, a regressão múltipla pode ser usada e a análise é facilitada. Se o diagrama assume forma sistêmica, incluindo relações circulares, é necessário um tratamento matemático mais complexo, que foge do escopo deste trabalho. Uma aplicação da abordagem proposta foi conduzida em quinze empresas de transporte coletivo de Porto Alegre, sendo mensurada a capacidade das empresas de apreender os conceitos de produção enxuta. Os resultados são discutidos e são apresentadas sugestões para a continuidade dos trabalhos.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2004000100007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2004000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X2004000100007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.11 n.1 2004
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118202164117504