Cultura da qualidade nas concessionárias automotivas brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão & Produção |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000200205 |
Resumo: | Resumo Este estudo teve como objetivo identificar o nível de adoção de práticas da gestão da qualidade (PGQ) e verificar se a cultura organizacional (CO) das concessionárias automotivas brasileiras são orientadas para a qualidade, com base no seguinte problema: existe uma CO nessas organizações que propicie a aplicação excelente das PGQ? Para tanto, foi aplicado um questionário contendo ferramentas de diagnóstico do perfil cultural e dos níveis de aplicação das PGQ aos gerentes de qualidade de 80 concessionárias certificadas com sistemas da família ISO 9000. Com uma taxa de resposta de 40%, verificou-se que as concessionárias adotam PGQ em níveis satisfatórios, porém a CO constatada não está suficientemente desenvolvida para absorver essas práticas em níveis excelentes. Depreende-se que esse cenário se constitui crítico, visto que organizações dessa natureza lidam com um perfil de cliente altamente exigente e rigoroso. |
id |
UFSCAR-3_faa8a4e728e7fe895362072c1c3e9b00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-530X2019000200205 |
network_acronym_str |
UFSCAR-3 |
network_name_str |
Gestão & Produção |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura da qualidade nas concessionárias automotivas brasileirasGestão da qualidadeCultura organizacionalCultura da qualidadeResumo Este estudo teve como objetivo identificar o nível de adoção de práticas da gestão da qualidade (PGQ) e verificar se a cultura organizacional (CO) das concessionárias automotivas brasileiras são orientadas para a qualidade, com base no seguinte problema: existe uma CO nessas organizações que propicie a aplicação excelente das PGQ? Para tanto, foi aplicado um questionário contendo ferramentas de diagnóstico do perfil cultural e dos níveis de aplicação das PGQ aos gerentes de qualidade de 80 concessionárias certificadas com sistemas da família ISO 9000. Com uma taxa de resposta de 40%, verificou-se que as concessionárias adotam PGQ em níveis satisfatórios, porém a CO constatada não está suficientemente desenvolvida para absorver essas práticas em níveis excelentes. Depreende-se que esse cenário se constitui crítico, visto que organizações dessa natureza lidam com um perfil de cliente altamente exigente e rigoroso.Universidade Federal de São Carlos2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000200205Gestão & Produção v.26 n.2 2019reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/0104-530x2046-19info:eu-repo/semantics/openAccessDiógenes,Jamil Ramsi FarkatQueiroz,Fernanda Cristina Barbosa PereiraQueiroz,Jamerson ViegasFurukava,MarcianoLima,Nilton CésarSouza,Gustavo Henrique Silva depor2019-05-07T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2019000200205Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2019-05-07T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura da qualidade nas concessionárias automotivas brasileiras |
title |
Cultura da qualidade nas concessionárias automotivas brasileiras |
spellingShingle |
Cultura da qualidade nas concessionárias automotivas brasileiras Diógenes,Jamil Ramsi Farkat Gestão da qualidade Cultura organizacional Cultura da qualidade |
title_short |
Cultura da qualidade nas concessionárias automotivas brasileiras |
title_full |
Cultura da qualidade nas concessionárias automotivas brasileiras |
title_fullStr |
Cultura da qualidade nas concessionárias automotivas brasileiras |
title_full_unstemmed |
Cultura da qualidade nas concessionárias automotivas brasileiras |
title_sort |
Cultura da qualidade nas concessionárias automotivas brasileiras |
author |
Diógenes,Jamil Ramsi Farkat |
author_facet |
Diógenes,Jamil Ramsi Farkat Queiroz,Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz,Jamerson Viegas Furukava,Marciano Lima,Nilton César Souza,Gustavo Henrique Silva de |
author_role |
author |
author2 |
Queiroz,Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz,Jamerson Viegas Furukava,Marciano Lima,Nilton César Souza,Gustavo Henrique Silva de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diógenes,Jamil Ramsi Farkat Queiroz,Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz,Jamerson Viegas Furukava,Marciano Lima,Nilton César Souza,Gustavo Henrique Silva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da qualidade Cultura organizacional Cultura da qualidade |
topic |
Gestão da qualidade Cultura organizacional Cultura da qualidade |
description |
Resumo Este estudo teve como objetivo identificar o nível de adoção de práticas da gestão da qualidade (PGQ) e verificar se a cultura organizacional (CO) das concessionárias automotivas brasileiras são orientadas para a qualidade, com base no seguinte problema: existe uma CO nessas organizações que propicie a aplicação excelente das PGQ? Para tanto, foi aplicado um questionário contendo ferramentas de diagnóstico do perfil cultural e dos níveis de aplicação das PGQ aos gerentes de qualidade de 80 concessionárias certificadas com sistemas da família ISO 9000. Com uma taxa de resposta de 40%, verificou-se que as concessionárias adotam PGQ em níveis satisfatórios, porém a CO constatada não está suficientemente desenvolvida para absorver essas práticas em níveis excelentes. Depreende-se que esse cenário se constitui crítico, visto que organizações dessa natureza lidam com um perfil de cliente altamente exigente e rigoroso. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000200205 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000200205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0104-530x2046-19 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gestão & Produção v.26 n.2 2019 reponame:Gestão & Produção instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Gestão & Produção |
collection |
Gestão & Produção |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br |
_version_ |
1750118206821892096 |