O Ensino fundamental de nove anos e o Colégio de Aplicação: da prontidão à emergência da infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Carla Cristiane
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93582
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010
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spelling O Ensino fundamental de nove anos e o Colégio de Aplicação: da prontidão à emergência da infânciaEducaçãoEnsino fundamentalFlorianopolis (SC)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar a implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos (EF9Anos) nos Colégios de Aplicação (CAs) no Brasil, particularmente, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA/UFSC), no sentido de verificar os limites e possibilidades do direito à infância na escola. A metodologia adotada pautou-se num amplo e rigoroso levantamento da produção acadêmica existente sobre o EF9Anos no Brasil; estudos e análises sobre a história de criação dos CAs e em particular do CA/UFSC; um estudo exploratório visando a elaboração de um panorama sobre a implantação do EF9Anos nos CAs; uso da história oral e, ainda, observação participante na disciplina relacionada ao estágio docente nos anos iniciais, realizado no CA/UFSC. Dentre os resultados obtidos nesta pesquisa destaca-se a implantação do EF9Anos nos CAs por apresentar as mesmas dificuldades encontradas nas redes estaduais e municipais, tais como: falta de planejamento adequado; falta de professores/as para atender a demanda; precário espaço físico; falta de uma formação para os professores/as no sentido de compreender a escola como lugar privilegiado da infância. Mais do que isto, esta pesquisa conclui, entre outros aspectos, que tais escolas denominadas de Colégios de Aplicação, encontram-se isoladas e cada vez mais distantes das suas origens e finalidades, como campo de estágio e experimentação pedagógica, na medida em que os sujeitos aí envolvidos, não assumem a formação docente, como seu projeto de escola.Florianópolis, SCQuinteiro, JuciremaUniversidade Federal de Santa CatarinaLoureiro, Carla Cristiane2012-10-25T00:29:54Z2012-10-25T00:29:54Z20102010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis228 p.| il., grafs., tabs.application/pdf283423http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93582porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T21:25:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93582Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T21:25:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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