Os grêmios estudantis no ensino fundamental em Florianópolis: entre a tutela e a auto-organização
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241705 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022. |
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Os grêmios estudantis no ensino fundamental em Florianópolis: entre a tutela e a auto-organizaçãoEducaçãoAssociações estudantisMovimento estudantilEscolas públicasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.Esta pesquisa tem por objetivo analisar o processo de formação dos Grêmios Estudantis em Escolas de Ensino Fundamental na Rede Municipal de Florianópolis enquanto expressão do potencial educativo e das contradições dos processos de organização estudantil. A problemática da pesquisa se situa em um contexto em que os Grêmios no Ensino Fundamental têm sido estimulados, com destaque para a atuação da Secretaria Municipal de Educação (SME) em promover a organização dos mesmos. Nesta direção, delimitamos a seguinte pergunta de pesquisa: Quais os limites e possibilidades que a experiência dos Grêmios Estudantis revela como espaço de organização e mobilização dos estudantes na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis? A metodologia utilizada consistiu em pesquisa tanto documental quanto de campo. Analisamos os registros dos estudantes, documentos das escolas, e publicações da SME. Realizamos entrevistas com estudantes e professores de duas escolas, as quais foram selecionadas para análise. Como fundamentação teórica buscamos apreender a construção histórica da escola e seu isomorfismo em relação à sociedade burguesa, partindo de autores do campo marxista como Enguita, Manacorda, Snyders e Freitas. Para realizar um contraponto à educação no sistema capitalista, buscamos na experiência educacional soviética dos primeiros anos da Revolução Russa os conceitos de escola e auto-organização desenvolvidos pelos educadores russos Pistrak, Shulgin e Krupskaya. A pesquisa revela que a organização dos estudantes é ainda inicial, mas possibilita aprendizagens valiosas como aprender a elaborar suas pautas concretas, aprender a se organizar coletivamente e participar das discussões e decisões escolares, evidenciando processos iniciais de auto-organização. Revela ainda que a organização estudantil é um campo em disputa onde, além dos interesses dos estudantes, identificamos perspectivas pautadas na manutenção da lógica burguesa, assentada na burocratização do Movimento Estudantil, na representatividade esvaziada dos problemas reais e coletivos e na resolução de conflitos.Abstract: This research aims to analyze the process of formation of Student Councils in Elementary and Junior High Schools in the Municipal Education Network of Florianópolis as an expression of the educational potential and contradictions of student organization processes. The research problem is situated in a context in which the Student Councils in Elementary and Junior High Schools have been stimulated with emphasis on the work of the Municipal Department of Education in promoting their organization. In this direction the following research question was addressed: What are the limits and possibilities that the experience of Student Councils reveals as a space for organizing and mobilizing students in the Municipal Education Network of Florianópolis? The methodology used consisted of both documentary and field research. Student records, school documents, and publications from the Municipal Department of Education were analyzed. Interviews with students and teachers from two distinct schools selected for analysis were conducted. As a theoretical basis it was sought to apprehend the historical construction of the school and its isomorphism in relation to the bourgeois society, starting from authors from the Marxist field such as Enguita, Manacorda, Snyders and Freitas. To perform a counterpoint to education in the capitalist system, the concepts of school and self-organization developed by Russian educators such as Pistrak, Shulgin and Krupskaya were sought in the Soviet educational experience of the early years of the Russian Revolution. The research reveals that the organization of students is still in an early stage, but it enables valuable learning such as how to elaborate their solid guidelines, how to organize themselves collectively and participate in school discussions and decisions, evidencing initial processes of self-organization. It also reveals that the student organization is a field in dispute where, in addition to the interests of students, perspectives based on the maintenance of bourgeois logic were identified, based on the bureaucratization of the Student Movement, the deflated representativeness of real and collective problems and the resolution of conflicts.Dalmagro, Sandra LucianaUniversidade Federal de Santa CatarinaWalendy, Juliana Rodrigues2022-10-27T23:13:55Z2022-10-27T23:13:55Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis215 p.| il.application/pdf378968https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241705porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-27T23:13:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/241705Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-27T23:13:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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