Instrumentos utilizados na avaliação da satisfação e autoconfiança de estudantes de enfermagem com a Simulação Clínica: uma pesquisa documental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Luiza Dutra de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202264
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.
id UFSC_00b5627a4e6ee504a969c78283c8b1c7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202264
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Instrumentos utilizados na avaliação da satisfação e autoconfiança de estudantes de enfermagem com a Simulação Clínica: uma pesquisa documentalSimulação ClínicaEstudantes de enfermagemSatisfaçãoAutoconfiançaEscalasTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.Introdução: a satisfação e autoconfiança percebida pelos estudantes com uma determinada metodologia de ensino é um forte indicador de como está ocorrendo a aprendizagem. O uso de instrumentos de avaliação facilita o trabalho docente e serve de ferramenta para o aperfeiçoamento didático. Considerando a simulação clínica como um método que está em expansão no Brasil, há necessidade de instrumentos que avaliem este uso. ​Objetivo: ​este trabalho tem por objetivo conhecer os instrumentos utilizados na avaliação dasatisfaçãoeda autoconfiança de estudantes de enfermagem com a simulação clínica. ​Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, realizada a partir de análise documental de escalas de satisfação e autoconfiança com a simulação clínica. Para a identificação dos instrumentos foi realizada uma Revisão Integrativa da Literatura que selecionou 43 estudos nos quais 33 diferentes instrumentos foram utilizados. Efetuou-se a busca na internet das escalas citadas que não eram apresentadas nos artigos. Criou-se uma pasta com todas as escalas recuperadas e com a descrição das mesmas apresentadas nos estudos. Uma planilha eletrônica foi alimentada com as seguintes informações: nome da escala, tipo, número de questões, score utilizado, idioma, instrução prévia, itens avaliados, autor e ano de criação. Os dados foram comparados e apresentados discutidos com a literatura. ​Resultados: ​as escalas são do tipo Likert, apresentando de 4 a 43 questões, no idioma predominante inglês. Avaliam aspectos relacionados à satisfação com o desempenho individual, aprendizado, interação com colegas, método de ensino e com a autoconfiança proporcionada pelasimulaçãoparaodesempenhodeaçõesdeenfermagem.Conclusão:​ouso de escalas de avaliação de satisfação e autoconfiança com simulação clínica é uma possibilidade viável de aperfeiçoamento do método de ensino. Existem em número considerável e estão disponíveis em variados idiomas.Introduction: the satisfaction and self-confidence perceived by students with a particular teaching methodology is a strong indicator of how learning is taking place. The use of assessment tools facilitate teaching work and serve as a tool for didactic improvement. Considering clinical simulation as a method that is expanding in Brazil there is a need for instruments to evaluate this use.​Objective: this paper aims to know the instruments used to evaluate the satisfaction and self-confidence of nursing students with clinical simulation. Method: this is a qualitative, descriptive and exploratory research, conducted from documentary analysis of satisfaction and self-confidence scales with clinical simulation. To identify the instruments, an Integrative Literature Review was performed that selected 43 studies in which 33 different instruments were used. The internet search of the mentioned scales that were not presented in the articleswasperformed.Afolderwascreatedwithallthe recovered scales andtheirdescriptionpresentedinthestudies.Aspreadsheetwasfedwiththe following information: name of scale, type, number of questions, score used, language, prior instruction, evaluated items, author and year of creation. The data were compared and presented discussed with the literature. ​Results: the scales are Likert type, with 4 to 43 questions, in the predominant English language. They evaluate aspects related to satisfaction with individual performance, learning, interaction with colleagues, teaching method and self-confidence provided by the simulation for the performance of nursing actions. Conclusion: the use of satisfaction and self-confidence assessment scales with clinical simulation is a viable possibility to improve the teaching method. It exists in considerable numbers and in many languages.Florianópolis, SCLino, Monica MottaOliveira, Saionara NunesUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Maria Luiza Dutra de2019-12-05T11:50:07Z2019-12-05T11:50:07Z2019-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis92 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202264info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-05T11:50:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202264Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-05T11:50:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrumentos utilizados na avaliação da satisfação e autoconfiança de estudantes de enfermagem com a Simulação Clínica: uma pesquisa documental
title Instrumentos utilizados na avaliação da satisfação e autoconfiança de estudantes de enfermagem com a Simulação Clínica: uma pesquisa documental
spellingShingle Instrumentos utilizados na avaliação da satisfação e autoconfiança de estudantes de enfermagem com a Simulação Clínica: uma pesquisa documental
Oliveira, Maria Luiza Dutra de
Simulação Clínica
Estudantes de enfermagem
Satisfação
Autoconfiança
Escalas
title_short Instrumentos utilizados na avaliação da satisfação e autoconfiança de estudantes de enfermagem com a Simulação Clínica: uma pesquisa documental
title_full Instrumentos utilizados na avaliação da satisfação e autoconfiança de estudantes de enfermagem com a Simulação Clínica: uma pesquisa documental
title_fullStr Instrumentos utilizados na avaliação da satisfação e autoconfiança de estudantes de enfermagem com a Simulação Clínica: uma pesquisa documental
title_full_unstemmed Instrumentos utilizados na avaliação da satisfação e autoconfiança de estudantes de enfermagem com a Simulação Clínica: uma pesquisa documental
title_sort Instrumentos utilizados na avaliação da satisfação e autoconfiança de estudantes de enfermagem com a Simulação Clínica: uma pesquisa documental
author Oliveira, Maria Luiza Dutra de
author_facet Oliveira, Maria Luiza Dutra de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lino, Monica Motta
Oliveira, Saionara Nunes
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Luiza Dutra de
dc.subject.por.fl_str_mv Simulação Clínica
Estudantes de enfermagem
Satisfação
Autoconfiança
Escalas
topic Simulação Clínica
Estudantes de enfermagem
Satisfação
Autoconfiança
Escalas
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05T11:50:07Z
2019-12-05T11:50:07Z
2019-12-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202264
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 92 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652379036319744