Ferramenta de autoria de objetos de aprendizagem para televisão digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122987 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação, Florianópolis, 2013. |
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Ferramenta de autoria de objetos de aprendizagem para televisão digitalComputaçãoTelevisão digitalEnsino a distanciaInteratividadeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação, Florianópolis, 2013.A televisão está presente em mais de 95% das residências brasileiras, servindo como um dos veículos mais importantes para educação em massa. Por isso, o Governo do Brasil desenvolveu um novo padrão para televisão digital terrestre, o SBTVD-T (ou ISDB-TB). Este padrão possibilita novas formas de interação com o telespectador, como a educação a distância. O conteúdo inserido neste formato de ensino, para televisão, atualmente, é criado com o auxílio de profissionais com conhecimento técnico em programação de computadores. Este conteúdo pode ser criado utilizando ferramentas de autoria, possibilitando que os próprios educadores ou designers criem o conteúdo que será transmitido, não exigindo, assim, a necessidade de programadores no processo de elaboração do conteúdo educacional. O material aplicado na educação a distância é padronizado, fundamentado no conceito de objetos de aprendizagem, os quais permitem que o conteúdo seja armazenado e reutilizado. Desta maneira, propõe-se uma ferramenta de autoria para criação de objetos de aprendizagem para Televisão Digital Interativa (TVDi), elaborada a partir: da revisão sistemática da literatura científica, com análise de seis trabalhos similares; da análise de padrões para objetos de aprendizagem utilizados no mundo, em especial o OBAA, criado no brasil e com suporte a TVDi. O resultado alcançado foi fundamentado em requisitos educacionais definidos, apresentando um protótipo, que cria objetos de aprendizagem no padrão OBAA para TVDi, e estimula a educação a distância no brasil por meio da TVDi. O protótipo foi testado por profissionais de EAD, que conseguiram criar um objeto de aprendizagem para TVDi nos padrões Brasileiros. <br>Abstract : Television is present in over 95% of Brazilian homes and can serve as one of the most important vehicles for mass education. Focusing on this coverage, the Government of Brazil has developed a new standard for digital terrestrial television, the SBTVD-T (or ISDB-TB). It enables new forms of interaction with the viewer, such as distance education. The content used in distance education to digital television is currently created with the help of professionals with expertise in computer programming. This content can be created using authoring tools, enabling designers or educators to create their own content to be broadcast, thus ruling out the need for programmers in the creation of educational content. The material used in distance education is standardized using the concept of learning objects, allowing them to be stored and reused. In this context, we propose an authoring tool for creating learning objects for interactive digital television. Thus, we propose an authoring tool for creating learning objects for Interactive Digital Television (iDTV), drawn from: a systematic review of scientific literature, with analysis of six similar works; analysis of standards for learning objects used in the world, especially OBAA, created in Brazil and with support for iDTV. The result achieved was based on defined educational requirements, presenting a prototype that creates learning objects in OBAA standard for iDTV and encourage distance education in Brazil, through iDTV. The prototype has been tested by distance education professionals, that used to create a learning object for iDTV Brazilian standard.Comunello, ErosUniversidade Federal de Santa CatarinaKrieger, Juliano de Souza2014-08-06T17:38:57Z2014-08-06T17:38:57Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis143 p.| il., grafs.application/pdf323237https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122987porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:38:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122987Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:38:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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