Êxodos e encruzilhadas da missa dos quilombos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Augusto Marcos Fagundes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160641
Resumo: Tese (doutorado)- Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2015.
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spelling Êxodos e encruzilhadas da missa dos quilombosAntropologiaQuilombosIgreja CatolicaTese (doutorado)- Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2015.Reflito a Missa dos Quilombos, na qual a metáfora quilombo é acionada em celebração eucarística como manifestação de fé religiosa, afluindo como ferramenta de luta de poder e expressão estética e poética. Proibida pelo Vaticano de ser celebrada enquanto eucaristia, tal expressão de luta política percorre sua condição diaspórica da igreja para o teatro. Indago como esta celebração evoca a emergência identitária, como o quilombo é reconfigurado e ressemantizado. Tomo por base três versões da Missa: a celebração eucarística ocorrida no Recife em 1981, no lugar onde havia sido exposta a cabeça de Zumbi de Palmares no ano de 1695. Também a contra-celebração dos 100 Anos da Abolição ocorrida nos Arcos da Lapa, Rio de Janeiro, em maio de 1988; e montagens teatrais produzidas pela Companhia Ensaio Aberto do Rio de Janeiro desde 2002.<br>Abstract : I ponder the Missa dos Quilombos, in which the metaphor quilombo is driven in Eucharistic celebration as manifestation of religious faith, surging as power struggle tool as aesthetic and poetic expression. Forbidden by the Vatican to be celebrated as Eucharist, such expression of political struggle traverses its diasporic condition from the church to the theater. I inquire how this celebration evokes identity emergence, how quilombo is reconfigurated and resignified. Based on three versions of the Mass: the Eucharistic celebration held in Recife in 1981, at the place where there were been exposed the head of |Zumbi of Palmares in the year of 1695. Also the counter-celebration of 100 Years of Abolition that occurred in Arcos da Lapa, Rio de Janeiro, in May 1988; and theatrical productions made by the Companhia Ensaio Aberto, Rio de Janeiro, since 2002.Leite, Ilka BoaventuraUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Augusto Marcos Fagundes2016-04-19T04:04:33Z2016-04-19T04:04:33Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis388 p.| il.application/pdf337992https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160641porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-19T04:04:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160641Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-19T04:04:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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