As representações de alunos sobre professores de espanhol como língua estrangeira
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88578 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaEscalante, Roberta KollingXavier, Rosely Perez2012-10-22T10:51:01Z2012-10-22T10:51:01Z20062006231750http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88578Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.As representações do trabalho docente, na perspectiva social e educacional, encontram-se, muitas vezes, vinculadas não só à formação profissional do exercício da docência, mas também a traços ou características pessoais inerentes, ou assumidas propositalmente pelos professores, que podem afetar sua relação com os alunos, colegas de profissão e direção escolar. A partir do aporte da Teoria das Representações Sociais (TRS), este estudo objetivou compreender e analisar como os alunos de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) representam os professores dessa língua. Buscou-se, também, entender quais são as representações sociais dos alunos sobre os professores em geral, vinculadas a fatores como gênero, idade, aparência física, atitude, forma de expressão (linguagem) e metodologia de ensinar e suas implicações na relação/interação professor-alunos. No desenvolvimento da pesquisa foram realizados questionários e entrevistas com alunos da educação básica de diferentes fases escolares e graus de maturidade (5ª e 8ª série e 3º ano) de escolas da rede municipal, particular e estadual, respectivamente, na cidade de Florianópolis - SC. Para tanto, foi possível perceber que certas representações de alunos sobre um tipo de ser e fazer docente podem levá-los a uma aproximação ou distanciamento do professor, a uma maior ou menor motivação pela aula, a uma maior ou menor colaboração quanto à disciplina em sala de aula, sendo possível entrever relações mais ou menos harmoniosas, com maior ou menor poder ao professor.porFlorianópolis, SCEducaçãoProfessores de linguasLingua espanholaEstudo e ensino - Falantes estrangeirosRepresentações sociaisAs representações de alunos sobre professores de espanhol como língua estrangeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL231750.pdfapplication/pdf605672https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88578/1/231750.pdf463894780bca6fd256722814ce18b509MD51TEXT231750.pdf.txt231750.pdf.txtExtracted Texttext/plain279832https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88578/2/231750.pdf.txt011cc49efa104e348f4bdf1a04cffb44MD52THUMBNAIL231750.pdf.jpg231750.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1098https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88578/3/231750.pdf.jpgd672b53b1918b5077fc31d3667dce1ffMD53123456789/885782013-05-05 03:29:19.386oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88578Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T06:29:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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