Intensificação do trabalho docente: contradições da política de economizar professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122707 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013. |
id |
UFSC_02284c691a4f205bbd905521cd0a4535 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/122707 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Intensificação do trabalho docente: contradições da política de economizar professoresEducaçãoProfessoresPolitica e educaçãoEducação e EstadoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013.Este estudo objetivou analisar as políticas vigentes no governo Dário Berger (2005 a 2012) em Florianópolis e explicar de que forma repercutiram na intensificação do trabalho dos docentes do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino. A abordagem metodológica considerada foi qualitativa, envolvendo, como principais procedimentos, entrevistas semiestruturadas com professores, diretores e supervisores escolares da RME e análise de documentos produzidos por organismos multilaterais e pela Secretaria Municipal de Educação. Na investigação dos documentos, analisamos as formas de gestão do trabalho docente e prescrições neles contidas, a fim de estabelecermos as relações com a intensificação do labor dos professores. Nas entrevistas, apreendemos como se consubstancia a intensificação do trabalho no "chão das escolas", analisando as decorrências e as implicações das avaliações em larga escala nesse processo. Apoiamo-nos nas categorias de análise: gestão por resultados, polivalência, aumento do ritmo e velocidade, alongamento da jornada de trabalho e acúmulo de atividades, accountability e reconversão do trabalho docente, buscando compreender o processo de intensificação do trabalho e suas determinações. Inferimos que, por causa das novas demandas apresentadas, os docentes sofrem a intensificação do labor. Esse processo carrega dois aspectos significativos: os professores passam a realizar as mesmas tarefas em maior quantidade ou mais rapidamente e a cumprir novas atribuições relacionadas à gestão da escola e aos conflitos sociais nela presentes, bem como sofrem as exigências de inovação na prática educativa. A política de contenção dos gastos públicos - orientação advinda dos organismos multilaterais - tem implicações significativas na intensificação do trabalho dos professores. O Estado opera de vários modos a política de "economizar professores", seja pela não contratação de efetivos, pela não melhoria nas condições físicas das escolas, pela não diminuição do número de alunos e turmas a serem atendidas, pelas políticas que valorizam desempenho individual e não a carreira ou pela quantidade de atribuições dirigidas aos docentes. O gerenciamento do labor docente é indispensável ao capital e, dentre as técnicas de administração do trabalho, encontram-se as avaliações em larga escala, que se tornaram estratégias para operar a gestão por resultados. A Rede Municipal de Ensino, além da participação na Prova e na Provinha Brasil, também criou seu próprio instrumento de avaliação: a Prova Floripa. Estudos sobre as consequências desses mecanismos de avaliação sobre os professores e seu trabalho são necessários e pouco recorrentes. Inferimos que as avaliações impostas pelo Estado têm repercutido na intensificação do trabalho docente, uma vez que operam no sentido de redimensionar o currículo, vinculando-o ao conteúdo examinado nas provas, e de readequar o trabalho dos professores por meio da divulgação dos resultados, sem considerar os múltiplos determinantes que influenciam o processo de ensino e aprendizagem.<br>Shiroma, Eneida OtoMichels, Maria HelenaUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Márcia Luzia dos2014-08-06T17:15:53Z2014-08-06T17:15:53Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis240 p.| il.application/pdf325449https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122707porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:15:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/122707Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:15:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intensificação do trabalho docente: contradições da política de economizar professores |
title |
Intensificação do trabalho docente: contradições da política de economizar professores |
spellingShingle |
Intensificação do trabalho docente: contradições da política de economizar professores Santos, Márcia Luzia dos Educação Professores Politica e educação Educação e Estado |
title_short |
Intensificação do trabalho docente: contradições da política de economizar professores |
title_full |
Intensificação do trabalho docente: contradições da política de economizar professores |
title_fullStr |
Intensificação do trabalho docente: contradições da política de economizar professores |
title_full_unstemmed |
Intensificação do trabalho docente: contradições da política de economizar professores |
title_sort |
Intensificação do trabalho docente: contradições da política de economizar professores |
author |
Santos, Márcia Luzia dos |
author_facet |
Santos, Márcia Luzia dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Shiroma, Eneida Oto Michels, Maria Helena Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Márcia Luzia dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Professores Politica e educação Educação e Estado |
topic |
Educação Professores Politica e educação Educação e Estado |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2014-08-06T17:15:53Z 2014-08-06T17:15:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
325449 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122707 |
identifier_str_mv |
325449 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122707 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
240 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651970368503808 |