SATISFAÇÃO E EXPECTATIVA DOS FORMANDOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC E DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI – UNIVALI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmento, Charles Thibes
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Reinert, Clio, Salles, Elena Kuerten
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26087
Resumo: Este projeto de pesquisa, intitulado “Satisfação e Expectativa dos Formandos dos Cursos de Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)”, procura identificar a satisfação dos estudantes destas instituições com os respectivos cursos e a expectativa dos mesmos em relação ao mercado de trabalho. Por formandos, entende-se aqueles que concluirão o curso no mesmo semestre em que os dados serão coletados. Os questionários utilizados para tal coleta, serão aplicados, preferencialmente, nas salas de aula. Contudo, não se descarta a possibilidade de aplicá-los via telefone ou e-mail. A população investigada compreende apenas os formandos, pois se entende que esses tenham maiores subsídios para a avaliação dos cursos. É importante que as Instituições conheçam o nível de satisfação e de expectativa dos seus membros, pois é muito forte o pressuposto de que pessoas satisfeitas produzam mais eficiente e eficazmente. Dessa forma, os resultados encontrados através da aplicação desta ferramenta de avaliação, são relevantes para a coordenação das universidades, uma vez que espelham a percepção dos alunos quanto aos seus respectivos cursos e, portanto, permitem a remodelação dos mesmos adequando-os às necessidades apontadas pelos respondentes, elevando sua satisfação e melhorando suas expectativas. Esse modelo de avaliação poderá também ser utilizado por outras instituições de ensino superior, que tenham interesse em conhecer as variáveis em questão. Esta metodologia está privilegiando apenas uma modalidade de avaliação, onde é levada em consideração a percepção dos alunos. Existem outras facetas da avaliação, algumas das quais já amplamente institucionalizadas no Brasil, como, por exemplo, o chamado “provão” que é implementado pelo Ministério da Educação e as auto-avaliações dos respectivos cursos. No entanto, um processo de avaliação de qualquer Universidade, tem que necessariamente levar em conta a percepção de seus estudantes, se quiser se apresentar como um instrumento completo.
id UFSC_023e60f8b827a63de5f9ada01d94d539
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/26087
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling SATISFAÇÃO E EXPECTATIVA DOS FORMANDOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC E DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI – UNIVALIEste projeto de pesquisa, intitulado “Satisfação e Expectativa dos Formandos dos Cursos de Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)”, procura identificar a satisfação dos estudantes destas instituições com os respectivos cursos e a expectativa dos mesmos em relação ao mercado de trabalho. Por formandos, entende-se aqueles que concluirão o curso no mesmo semestre em que os dados serão coletados. Os questionários utilizados para tal coleta, serão aplicados, preferencialmente, nas salas de aula. Contudo, não se descarta a possibilidade de aplicá-los via telefone ou e-mail. A população investigada compreende apenas os formandos, pois se entende que esses tenham maiores subsídios para a avaliação dos cursos. É importante que as Instituições conheçam o nível de satisfação e de expectativa dos seus membros, pois é muito forte o pressuposto de que pessoas satisfeitas produzam mais eficiente e eficazmente. Dessa forma, os resultados encontrados através da aplicação desta ferramenta de avaliação, são relevantes para a coordenação das universidades, uma vez que espelham a percepção dos alunos quanto aos seus respectivos cursos e, portanto, permitem a remodelação dos mesmos adequando-os às necessidades apontadas pelos respondentes, elevando sua satisfação e melhorando suas expectativas. Esse modelo de avaliação poderá também ser utilizado por outras instituições de ensino superior, que tenham interesse em conhecer as variáveis em questão. Esta metodologia está privilegiando apenas uma modalidade de avaliação, onde é levada em consideração a percepção dos alunos. Existem outras facetas da avaliação, algumas das quais já amplamente institucionalizadas no Brasil, como, por exemplo, o chamado “provão” que é implementado pelo Ministério da Educação e as auto-avaliações dos respectivos cursos. No entanto, um processo de avaliação de qualquer Universidade, tem que necessariamente levar em conta a percepção de seus estudantes, se quiser se apresentar como um instrumento completo.INPEAU2012-09-19T20:51:55Z2012-09-19T20:51:55Z2001-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26087Sarmento, Charles ThibesReinert, ClioSalles, Elena Kuertenporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-18T03:00:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/26087Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-18T03:00:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv SATISFAÇÃO E EXPECTATIVA DOS FORMANDOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC E DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI – UNIVALI
title SATISFAÇÃO E EXPECTATIVA DOS FORMANDOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC E DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI – UNIVALI
spellingShingle SATISFAÇÃO E EXPECTATIVA DOS FORMANDOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC E DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI – UNIVALI
Sarmento, Charles Thibes
title_short SATISFAÇÃO E EXPECTATIVA DOS FORMANDOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC E DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI – UNIVALI
title_full SATISFAÇÃO E EXPECTATIVA DOS FORMANDOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC E DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI – UNIVALI
title_fullStr SATISFAÇÃO E EXPECTATIVA DOS FORMANDOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC E DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI – UNIVALI
title_full_unstemmed SATISFAÇÃO E EXPECTATIVA DOS FORMANDOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC E DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI – UNIVALI
title_sort SATISFAÇÃO E EXPECTATIVA DOS FORMANDOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC E DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI – UNIVALI
author Sarmento, Charles Thibes
author_facet Sarmento, Charles Thibes
Reinert, Clio
Salles, Elena Kuerten
author_role author
author2 Reinert, Clio
Salles, Elena Kuerten
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarmento, Charles Thibes
Reinert, Clio
Salles, Elena Kuerten
description Este projeto de pesquisa, intitulado “Satisfação e Expectativa dos Formandos dos Cursos de Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)”, procura identificar a satisfação dos estudantes destas instituições com os respectivos cursos e a expectativa dos mesmos em relação ao mercado de trabalho. Por formandos, entende-se aqueles que concluirão o curso no mesmo semestre em que os dados serão coletados. Os questionários utilizados para tal coleta, serão aplicados, preferencialmente, nas salas de aula. Contudo, não se descarta a possibilidade de aplicá-los via telefone ou e-mail. A população investigada compreende apenas os formandos, pois se entende que esses tenham maiores subsídios para a avaliação dos cursos. É importante que as Instituições conheçam o nível de satisfação e de expectativa dos seus membros, pois é muito forte o pressuposto de que pessoas satisfeitas produzam mais eficiente e eficazmente. Dessa forma, os resultados encontrados através da aplicação desta ferramenta de avaliação, são relevantes para a coordenação das universidades, uma vez que espelham a percepção dos alunos quanto aos seus respectivos cursos e, portanto, permitem a remodelação dos mesmos adequando-os às necessidades apontadas pelos respondentes, elevando sua satisfação e melhorando suas expectativas. Esse modelo de avaliação poderá também ser utilizado por outras instituições de ensino superior, que tenham interesse em conhecer as variáveis em questão. Esta metodologia está privilegiando apenas uma modalidade de avaliação, onde é levada em consideração a percepção dos alunos. Existem outras facetas da avaliação, algumas das quais já amplamente institucionalizadas no Brasil, como, por exemplo, o chamado “provão” que é implementado pelo Ministério da Educação e as auto-avaliações dos respectivos cursos. No entanto, um processo de avaliação de qualquer Universidade, tem que necessariamente levar em conta a percepção de seus estudantes, se quiser se apresentar como um instrumento completo.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-08
2012-09-19T20:51:55Z
2012-09-19T20:51:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26087
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652189241966592