A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204975 |
Resumo: | Disponível em: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015173 |
id |
UFSC_02432b2ec2d1fdf796837e1d9acc65b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204975 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número?AritméticaNúmeroPestalozziCalkinsDisponível em: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015173O presente texto é fruto dos primeiros passos da abordagem investigativa de doutoramento, a qual foca os processos de circulação e apropriação do método intuitivo para o ensino de Aritmética na escola elementar. De modo particular, este artigo busca desvelar o modo pelo qual o ensino de número foi proposto a partir das diretrizes do método intuitivo. Neste propósito, constituíram-se como pontos de partida as análises das fontes que são os escritos de Pestalozzi e Calkins através dos livros Cómo Gertrudis enseña a sus hijos e Primeiras Lições de Coisas, respectivamente. Interessa saber: Como se deu o ensino de número através das ideias pedagógicas sistematizadas por Pestalozzi (as quais foram apropriadas e incorporadas por Calkins na composição do seu manual pedagógico)? Na busca por resposta, o texto organiza-se em três tópicos. De início, faz-se uma sucinta abordagem das ideias pedagógicas pestalozzianas, realçando o modo de instruir por meio da intuição. Em seguida, o texto recai nas leituras de ambas as fontes, analisando cada proposta para o ensino de número. Por fim, discute-se as diferenças observadas nas propostas, permitindo a compreensão não só do ensino de número, mas também do modo de apropriação de Pestalozzi por Calkins.Linhas2020-03-27T20:07:16Z2020-03-27T20:07:16Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, M. A.. A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número?. Linhas (Florianópolis. Online), v. 16, p. 173-201, 2015.1984-7238https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204975Oliveira, Marcus Aldenisson deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-27T20:07:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204975Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-27T20:07:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número? |
title |
A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número? |
spellingShingle |
A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número? Oliveira, Marcus Aldenisson de Aritmética Número Pestalozzi Calkins |
title_short |
A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número? |
title_full |
A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número? |
title_fullStr |
A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número? |
title_full_unstemmed |
A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número? |
title_sort |
A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número? |
author |
Oliveira, Marcus Aldenisson de |
author_facet |
Oliveira, Marcus Aldenisson de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marcus Aldenisson de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aritmética Número Pestalozzi Calkins |
topic |
Aritmética Número Pestalozzi Calkins |
description |
Disponível em: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015173 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2020-03-27T20:07:16Z 2020-03-27T20:07:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, M. A.. A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número?. Linhas (Florianópolis. Online), v. 16, p. 173-201, 2015. 1984-7238 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204975 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, M. A.. A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número?. Linhas (Florianópolis. Online), v. 16, p. 173-201, 2015. 1984-7238 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Linhas |
publisher.none.fl_str_mv |
Linhas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652364388761600 |