A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marcus Aldenisson de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204975
Resumo: Disponível em: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015173
id UFSC_02432b2ec2d1fdf796837e1d9acc65b2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204975
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número?AritméticaNúmeroPestalozziCalkinsDisponível em: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015173O presente texto é fruto dos primeiros passos da abordagem investigativa de doutoramento, a qual foca os processos de circulação e apropriação do método intuitivo para o ensino de Aritmética na escola elementar. De modo particular, este artigo busca desvelar o modo pelo qual o ensino de número foi proposto a partir das diretrizes do método intuitivo. Neste propósito, constituíram-se como pontos de partida as análises das fontes que são os escritos de Pestalozzi e Calkins através dos livros Cómo Gertrudis enseña a sus hijos e Primeiras Lições de Coisas, respectivamente. Interessa saber: Como se deu o ensino de número através das ideias pedagógicas sistematizadas por Pestalozzi (as quais foram apropriadas e incorporadas por Calkins na composição do seu manual pedagógico)? Na busca por resposta, o texto organiza-se em três tópicos. De início, faz-se uma sucinta abordagem das ideias pedagógicas pestalozzianas, realçando o modo de instruir por meio da intuição. Em seguida, o texto recai nas leituras de ambas as fontes, analisando cada proposta para o ensino de número. Por fim, discute-se as diferenças observadas nas propostas, permitindo a compreensão não só do ensino de número, mas também do modo de apropriação de Pestalozzi por Calkins.Linhas2020-03-27T20:07:16Z2020-03-27T20:07:16Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, M. A.. A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número?. Linhas (Florianópolis. Online), v. 16, p. 173-201, 2015.1984-7238https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204975Oliveira, Marcus Aldenisson deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-27T20:07:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204975Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-27T20:07:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número?
title A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número?
spellingShingle A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número?
Oliveira, Marcus Aldenisson de
Aritmética
Número
Pestalozzi
Calkins
title_short A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número?
title_full A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número?
title_fullStr A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número?
title_full_unstemmed A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número?
title_sort A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número?
author Oliveira, Marcus Aldenisson de
author_facet Oliveira, Marcus Aldenisson de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marcus Aldenisson de
dc.subject.por.fl_str_mv Aritmética
Número
Pestalozzi
Calkins
topic Aritmética
Número
Pestalozzi
Calkins
description Disponível em: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015173
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2020-03-27T20:07:16Z
2020-03-27T20:07:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, M. A.. A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número?. Linhas (Florianópolis. Online), v. 16, p. 173-201, 2015.
1984-7238
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204975
identifier_str_mv OLIVEIRA, M. A.. A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número?. Linhas (Florianópolis. Online), v. 16, p. 173-201, 2015.
1984-7238
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Linhas
publisher.none.fl_str_mv Linhas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652364388761600