Gestão da Fazenda Experimental da Ressacada - UFSC utilizando-se uma abordagem construtiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nagaoka, Marilda da Penha Teixeira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100940
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2012
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spelling Gestão da Fazenda Experimental da Ressacada - UFSC utilizando-se uma abordagem construtivaEngenharia de produçãoProcesso decisorio por criterio multiploConstrutivismoPropriedades familiaresFazendasAgriculturaEstações experimentaisFlorianópolis (SC)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2012O aumento da população associado ao incremento de seu poder aquisitivo tem provocado como consequência um aumento da demanda de alimentos superior à oferta. Este contexto mundial tem pressionado os responsáveis pelo desenvolvimento científico agrícola, no Brasil as Universidades, ao desenvolvimento e cobrança de resultados práticos das fazendas experimentais e institutos de pesquisa exigindo dos seus gestores decisões transparentes e fundamentadas. O processo de gerenciamento da Fazenda Experimental da Ressacada afeta a formação dos acadêmicos, compromete a avaliação dos cursos e impacta a imagem da UFSC junto à sociedade. Este trabalho de tese teve como objetivo: "Construir um processo para apoiar a gestão da uma fazenda experimental. Este processo iniciou-se com a realização de um levantamento bibliográfico utilizando-se um processo estruturado de revisão de literatura com o propósito de identificar um portfólio de artigos alinhados e com reconhecimento científico. Posteriormente, realizou-se a análise sistêmica deste portfólio de artigos, com o propósito de identificar as oportunidades de pesquisa e a partir desta análise identificar qual a abordagem mais apropriada para tratar este contexto decisório e que ao mesmo tempo permita incorporar as oportunidades de pesquisa evidenciadas na etapa da análise sistêmica.". A partir do levantamento bibliográfico e realização da análise sistêmica identificou-se que a abordagem construtivista é a mais apropriada para o contexto decisório analisado e para operacionalizá-la utilizou-se a metodologia MCDA-C (Metodologia Multicritério de Apoio a Decisão - Construtivista). O modelo construído utilizando-se a Metodologia MCDA-C permitiu: i) atender a singularidade dos atores e do contexto; ii) levou em conta os limites de conhecimentos do decisor; iii) reconheceu a existência de um entidade social; iv) reconheceu e utilizou-se da recursividade da aprendizagem participativa. O modelo também proporcionou ao decisor identificar, organizar, mensurar e integrar os aspectos julgados por ele como necessários e suficientes para realizar a gestão da Fazenda Experimental da Ressacada, os aspectos identificados foram: em relação aos resultados tem-se os estratégicos, operacionais e acadêmicos; em relação aos meios de trabalho tem-se os variáveis e fixos; e em relação as restrições do ambiente identificou-se a Instituição pública de Ensino Superior e Localização. A construção do modelo permitiu ao gestor conhecer o perfil do Status Quo da Gestão e o proporcionou um processo estruturado para gerar ações de aperfeiçoamento para os indicadores que apresentaram desempenho em níveis comprometedores, sendo eles: Extensão; Planejamento; Conhecimento; Conhecimento; Reposição; Datas; Rapidez; Confiabilidade; Plano Diretor; Órgãos de Financiamento Público; e Autorizações. Destaca-se também que o modelo construído levou em consideração a legitimidade em todo o processo com a participação do decisor em todas as etapas e possui validação por meio de publicações desta pesquisa em periódicos científicos.<br>Abstract : The population increase associated with the increase in their purchasing power as a result has caused an increased demand for food outstrips supply. This global context has pushed the developers scientific agricultural universities in Brazil, the development and collection of practical results of experimental farms and research institutes requiring their managers decisions transparent and defensible. The process of managing the Experimental Farm Ressacada affects the formation of academics, undertakes the evaluation of courses and impacts the image of the UFSC in society. This thesis aimed to: "Build a process to support the management of an experimental farm. This process began with the completion of a literature review using a structured literature review with the aim of identifying a portfolio of articles and aligned with scientific recognition. Later, there was a systemic analysis of this portfolio of articles, in order to identify opportunities for research and from this analysis which identify the most appropriate approach to treat this decision context and at the same time allows incorporate the research opportunities highlighted in systemic stage of analysis. ". From the literature review and implementation of systemic analysis identified that the constructivist approach is most appropriate for the context and decision analysis to operationalize it used the MCDA-C methodology (Methodology Multicriteria Decision Support - Constructivist). The model built using the MCDA-C methodology allowed: i) meet the uniqueness of actors and context, ii) take into account the limits of knowledge of the decision maker iii) recognized the existence of a social entity iv) recognized and we used the recursion of participatory learning. The model also provided the decision maker to identify, organize, integrate and measure aspects judged by him to be necessary and sufficient to carry out the management of the Experimental Farm Ressacada, aspects identified were compared to the results has been the strategic, operational and academic , in relation to the means of work has been the variable and fixed, and in relation to environmental constraints identified the Public Institution of Higher Education and Location. The construction of the model allowed the manager to know the profile of the Status Quo and Management provided a structured process to generate improvement actions for indicators that show compromising performance levels, namely: Extension; Planning, Knowledge, Knowledge; Replacement; dates; Quickness; Reliability; Master Plan; Public Financing Bodies, and Permissions. Also noteworthy is that the built model took into account the legitimacy of the whole process involving the decision maker in all stages and has validated through this research publications in scientific journals.Ensslin, LeonardoUniversidade Federal de Santa CatarinaNagaoka, Marilda da Penha Teixeira2013-06-26T00:05:52Z2013-06-26T00:05:52Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis360 p.| il., grafs., mapas, tabs.application/pdf314580http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100940porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-26T00:05:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/100940Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-26T00:05:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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