Influência da potência aeróbia na resposta de percepção subjetiva de esforço mensurada após sessões de treinamento em jogadores de futebol
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103736 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Curso de Graduação em Educação Física. |
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Influência da potência aeróbia na resposta de percepção subjetiva de esforço mensurada após sessões de treinamento em jogadores de futebolFutebolPercepção subjetiva de esforçoIndicadores de potência aeróbiaTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Curso de Graduação em Educação Física.Os atletas de futebol são submetidos a altas cargas de treinamento em busca de adaptações fisiológicas, havendo a necessidade de um modo de controle das capacidades físicas dos atletas. O TCAR e a PSE, seriam uma alternativa viável a ser aplicada em grupos de jogadores de futebol. O Objetivo do presente estudo foi analisar a influência de indicadores fisiológicos de potência aeróbia máxima (VO2max, vVO2max e PV) na resposta de percepção subjetiva de esforço em jogadores de futebol jovens. A amostra foi composta por 15 jogadores de futebol de campo sub17 ( com idade de 15,7 +- 0,6 anos, massa corporal 70,2 +- 6,1 Kg, e estatura 176,8 +- 6 cm, de um clube profissional de Florianópolis. Os atletas realizaram um teste incremental de corrida para determinar o VO2max, e o teste intermitente de corrida TCar para determinar o picos de velocidade aeróbia (PV). Após esse período foram monitorados em sessões de treinamento (135 sessões, 34 de treinamento exclusivamente físicos, 75 exclusivamente técnico tático e 26 técnico físico táticos), respondendo a intensidade interna no treinamento pela escala de Foster (2001). Para verificar o grau de associação entre a PSE e as variáveis VO2max, vVO2max e PV foi utilizado o coeficiente de correlação de Pearson e a magnitude do coeficiente foi classificado de acordo com a proposta de Hopkins (2009). Considerando os resultados separadamente por tipo de treinamento em associação ao PV obtido no TCAR, foram obtidas significantes correlações: o treinamento físico (TF) apresentou r= -0,529; p<0,05 enquanto o técnico tático (TT) apresentou r= -0,642; p<0,05 e o PSE Total r= -0,615; p<0,05, dessa forma pode-se inferir que o Pico de Velocidade Aeróbia apresenta uma grande e significativa correlação com a Percepção Subjetiva de Esforço. Em relação ao vVO2max, a PSE de TF mostrou correlação r=-0,513; p<0,05, enquanto os valores de TT r=-0,602; p<0,05 e os valores da PSE total exibiram correlação r= -0,642; p<0,05, assim como no caso do PV apresenta uma significativa e grande correlação, menos para o TF nesse caso que não apresentou significância. Para o VO2max os valores obtidos foram r= -0,069; p>0,05 para TF, r= -0,262; p>0,05 para TT e r= -0,185; p<0,05, para a PSE total o que representa uma correlação não significativa. A PSE da sessão parece ser um método adequado para auxiliar avaliação de o quão treinado aerobicamente está o atleta de futebol da categoria sub 17 pois este método apresentou uma significante (grande ), tanto para a PSE física quanto a técnico tática para o PV e vVO2max, Porém não foi possível neste caso se encontrar resultados com significância que corroborassem com a literatura no caso do VO2max.Fensterseifer, Alex Christiano BarretoCarminatti, Lorival JoséUniversidade Federal de Santa Catarina.Souza, Tomás Antonio Mattos de2013-07-19T14:42:34Z2013-07-19T14:42:34Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis45 f.application/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103736porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-27T20:12:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103736Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-08-27T20:12:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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