Efetividade de uma intervenção multinível e multiprofissional, integrada à Atenção Primária à Saúde, no uso de serviços odontológicos e comportamentos relacionados à saúde bucal na primeira infância: ensaio comunitário randomizado e controlado
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253985 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Florianópolis, 2023. |
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Efetividade de uma intervenção multinível e multiprofissional, integrada à Atenção Primária à Saúde, no uso de serviços odontológicos e comportamentos relacionados à saúde bucal na primeira infância: ensaio comunitário randomizado e controladoOdontologiaCriançasSaúde bucalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Florianópolis, 2023.Atualmente as condições de saúde bucal em crianças de 0 á 5 anos representam um problema de saúde pública, especialmente em comunidades desfavorecidas. As características dos dentes decíduos, os hábitos alimentares baseados em uma dieta rica em açúcares e a ineficácia na remoção da placa bacteriana, juntamente com a falta de acesso a serviços odontológicos, tornam as crianças um grupo suscetível à cárie. O objetivo deste estudo é avaliar a efetividade de uma intervenção multinível e multiprofissional, integrada aos serviços de Atenção Primária à Saúde, na melhoria da utilização de serviços odontológicos e comportamentos relacionados à saúde bucal em crianças de 0 a 5 anos cadastradas em Unidades Básicas de Saúde no município de Pelotas, Rio Grande do Sul, após 24 meses do estudo de linha de base. Trata-se de um ensaio comunitário randomizado e controlado (RBR-74jbmn). As unidades amostrais primárias foram as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e profissionais de saúde, enquanto as unidades amostrais secundárias foram as crianças de 0 a 5 anos de idade e seus respectivos responsáveis cadastrados nas UBS da área urbana de Pelotas, RS. 264 crianças foram acompanhadas após 24 meses. A intervenção foi composta por duas fases: a Fase 1, consistiu em uma série de estratégias voltadas para a promoção da saúde bucal das crianças; a Fase 2, envolveu estratégias para reforçar e/ou manter as mudanças alcançadas durante a Fase 1. Em cada fase, foram aplicadas estratégias de intervenção em nível organizacional, interpessoal e intrapessoal. Os desfechos avaliados foram: higiene bucal, consumo de açúcar e utilização de serviços odontológicos pelas crianças. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com questionários pré-testados e estruturados. As diferenças foram calculadas utilizando o teste qui-quadrado de Pearson e o teste t de Student, com um nível de significância de 5%, intervalos de confiança de 95% para cada desfecho separadamente, utilizando modelos de Poisson de Efeitos Mistos Multinível. O cuidador principal em ambos os grupos é a mãe, havendo predominância de baixa escolaridade e baixa renda familiar. Após 24 meses do início do estudo, observaram-se mudanças positivas em favor do grupo de intervenção para todos os desfechos. Os maiores impactos foram observados nas variáveis relacionadas ao uso de serviços odontológicos. Em média, as crianças do grupo de intervenção tiveram uma probabilidade pelo menos duas vezes maior de terem consultado um dentista, terem procurado o dentista por motivo preventivo ou terem utilizado o serviço público local de referência. O consumo de alimentos e bebidas doces foi entre 25% e 40% menos frequente entre as crianças do grupo de intervenção. Melhorias na higiene bucal das crianças foram observadas (8% a 17%) nas crianças do grupo intervenção em relação ao controle. Conclui-se que a intervenção multinível e multiprofissional, integrada à Atenção Primária à Saúde do Brasil, foi efetiva na melhoria da utilização de serviços odontológicos e comportamentos relacionados à saúde bucal na primeira infância. As estratégias implementadas, tanto em nível organizacional, interpessoal e intrapessoal, resultaram em melhorias significativas nos comportamentos de saúde bucal das crianças de 0 a 5 anos.Abstract: Currently, oral health conditions in children aged 0 to 5 years represent a public health problem, especially in disadvantaged communities. The characteristics of deciduous teeth, dietary habits based on a high-sugar diet, ineffective plaque removal, along with the lack of access to dental services, make children susceptible to tooth decay. The objective of this study is to evaluate the effectiveness of a multilevel and multiprofessional intervention, integrated with Primary Health Care services, in improving the utilization of dental services and oral health-related behaviors in children aged 0 to 5 years registered at Basic Health Units in the municipality of Pelotas, Rio Grande do Sul, after 24 months from the baseline study. This is a randomized controlled community trial (RBR-74jbmn). The primary sampling units were the Basic Health Units (BHU) and healthcare professionals, while the secondary sampling units were children aged 0 to 5 years and their respective guardians registered at the urban BHUs of Pelotas, RS. A total of 264 children were followed up after 24 months. The intervention consisted of two phases: Phase 1 involved a series of strategies aimed at promoting the oral health of children, and Phase 2 involved strategies to reinforce and/or maintain the changes achieved during Phase 1. In each phase, intervention strategies were implemented at the organizational, interpersonal, and intrapersonal levels. The evaluated outcomes were oral hygiene, sugar consumption, and utilization of dental services by the children. Data were collected through interviews using pre tested and structured questionnaires. Differences were calculated using Pearson's chi-square test and Student's t-test, with a significance level of 5%, 95% confidence intervals for each outcome separately, using Multilevel Mixed Effects Poisson models. The primary caregiver in both groups was the mother, with a predominance of low education and low family income. After 24 months from the start of the study, positive changes in favor of the intervention group were observed for all outcomes. The greatest impacts were observed in variables related to the utilization of dental services. On average, children in the intervention group had at least twice the probability of having consulted a dentist, seeking preventive dental care, or using the local public dental service. Consumption of sugary foods and beverages was 25% to 40% less frequent among children in the intervention group. Improvements in children's oral hygiene were observed (8% to 17%) in the intervention group compared to the control. It is concluded that the multilevel and multiprofessional intervention integrated with Primary Health Care in Brazil was effective in improving the utilization of dental services and oral health-related behaviors in early childhood. The strategies implemented at the organizational, interpersonal, and intrapersonal levels resulted in significant improvements in oral health behaviors of children aged 0 to 5 years.Cascaes, Andreia MoralesUniversidade Federal de Santa CatarinaLima, Jhonata Teixeira de2024-01-12T23:24:29Z2024-01-12T23:24:29Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis48 p.application/pdf385731https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253985porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-12T23:24:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/253985Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-01-12T23:24:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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