Análise dos Modos de Falha do Sistema de Injeção de Combustível em Motores Diesel
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191863 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaReis, Alessandro Rinaldi dos ReisRabelo, Marcos Alves Rabelo2018-12-05T11:34:06Z2018-12-05T11:34:06Z2018-11-19https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191863TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.O sistema de injeção de combustível de motores Diesel é muito mais sensível e suscetível a ocorrência de falhas, em especial os bicos injetores. Apesar de todo o avanço tecnológico que os sistemas de injeção tiveram, a falta de manutenção preventiva e o Diesel contaminado com água e impurezas reduzem drasticamente a vida útil destes componentes. Visando compreender e rastrear o comportamento dos modos de falha nos bicos injetores Diesel, este trabalho fez o uso de dados experimentais, provindos de bancada de testes, utilizando ferramentas de análise de dados e seus respectivos gráficos. Os dados são referentes a 4 injetores da mesma marca e com a mesma aplicação, que foram organizados e agrupados em forma de tabelas e gráficos. Os gráficos ilustram o comportamento dos bicos injetores, mostrando as faixas de operação, quais injetores estão dentro dos limites permitidos e quais se encontram fora do padrão ou apresentam falha. Para montar essas tabelas e gráficos utilizou-se dois parâmetros do teste principal gerada pela bancada, que são o débito de injeção e o débito de retorno. Esses parâmetros estão diretamente ligados ao rendimento e eficiência do bico injetor, logo se eles apresentam falha, ou seja, valores fora da faixa de operação, o sistema de injeção fica comprometido ou até mesmo inoperante. Os modelos de injetores analisados, mesmo possuindo a mesma causa de falha, o combustível contaminado, teve variação no modo de falha nos injetores, dependendo do seu modelo e tipo construtivo.73 f.Joinville, SCDieselModos de FalhaInjeçãoDébitoRetornoAnálise dos Modos de Falha do Sistema de Injeção de Combustível em Motores Dieselinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/191863/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALTCC - ANÁLISE DE MODOS DE FALHA DO SISTEMA DE INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL EM MOTORES DIESEL.pdfTCC - ANÁLISE DE MODOS DE FALHA DO SISTEMA DE INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL EM MOTORES DIESEL.pdfTCCapplication/pdf4068545https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/191863/1/TCC%20-%20AN%c3%81LISE%20DE%20MODOS%20DE%20FALHA%20DO%20SISTEMA%20DE%20INJE%c3%87%c3%83O%20DE%20COMBUST%c3%8dVEL%20EM%20MOTORES%20DIESEL.pdfcafe9437d65385ceb3258c00e5f7e964MD51123456789/1918632018-12-05 09:34:07.02oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-12-05T11:34:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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