Análise dos Modos de Falha do Sistema de Injeção de Combustível em Motores Diesel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Alessandro Rinaldi dos Reis
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191863
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
id UFSC_0330e78d691d78805ab837827745da2f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/191863
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaReis, Alessandro Rinaldi dos ReisRabelo, Marcos Alves Rabelo2018-12-05T11:34:06Z2018-12-05T11:34:06Z2018-11-19https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191863TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.O sistema de injeção de combustível de motores Diesel é muito mais sensível e suscetível a ocorrência de falhas, em especial os bicos injetores. Apesar de todo o avanço tecnológico que os sistemas de injeção tiveram, a falta de manutenção preventiva e o Diesel contaminado com água e impurezas reduzem drasticamente a vida útil destes componentes. Visando compreender e rastrear o comportamento dos modos de falha nos bicos injetores Diesel, este trabalho fez o uso de dados experimentais, provindos de bancada de testes, utilizando ferramentas de análise de dados e seus respectivos gráficos. Os dados são referentes a 4 injetores da mesma marca e com a mesma aplicação, que foram organizados e agrupados em forma de tabelas e gráficos. Os gráficos ilustram o comportamento dos bicos injetores, mostrando as faixas de operação, quais injetores estão dentro dos limites permitidos e quais se encontram fora do padrão ou apresentam falha. Para montar essas tabelas e gráficos utilizou-se dois parâmetros do teste principal gerada pela bancada, que são o débito de injeção e o débito de retorno. Esses parâmetros estão diretamente ligados ao rendimento e eficiência do bico injetor, logo se eles apresentam falha, ou seja, valores fora da faixa de operação, o sistema de injeção fica comprometido ou até mesmo inoperante. Os modelos de injetores analisados, mesmo possuindo a mesma causa de falha, o combustível contaminado, teve variação no modo de falha nos injetores, dependendo do seu modelo e tipo construtivo.73 f.Joinville, SCDieselModos de FalhaInjeçãoDébitoRetornoAnálise dos Modos de Falha do Sistema de Injeção de Combustível em Motores Dieselinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/191863/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALTCC - ANÁLISE DE MODOS DE FALHA DO SISTEMA DE INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL EM MOTORES DIESEL.pdfTCC - ANÁLISE DE MODOS DE FALHA DO SISTEMA DE INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL EM MOTORES DIESEL.pdfTCCapplication/pdf4068545https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/191863/1/TCC%20-%20AN%c3%81LISE%20DE%20MODOS%20DE%20FALHA%20DO%20SISTEMA%20DE%20INJE%c3%87%c3%83O%20DE%20COMBUST%c3%8dVEL%20EM%20MOTORES%20DIESEL.pdfcafe9437d65385ceb3258c00e5f7e964MD51123456789/1918632018-12-05 09:34:07.02oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-12-05T11:34:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise dos Modos de Falha do Sistema de Injeção de Combustível em Motores Diesel
title Análise dos Modos de Falha do Sistema de Injeção de Combustível em Motores Diesel
spellingShingle Análise dos Modos de Falha do Sistema de Injeção de Combustível em Motores Diesel
Reis, Alessandro Rinaldi dos Reis
Diesel
Modos de Falha
Injeção
Débito
Retorno
title_short Análise dos Modos de Falha do Sistema de Injeção de Combustível em Motores Diesel
title_full Análise dos Modos de Falha do Sistema de Injeção de Combustível em Motores Diesel
title_fullStr Análise dos Modos de Falha do Sistema de Injeção de Combustível em Motores Diesel
title_full_unstemmed Análise dos Modos de Falha do Sistema de Injeção de Combustível em Motores Diesel
title_sort Análise dos Modos de Falha do Sistema de Injeção de Combustível em Motores Diesel
author Reis, Alessandro Rinaldi dos Reis
author_facet Reis, Alessandro Rinaldi dos Reis
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Alessandro Rinaldi dos Reis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rabelo, Marcos Alves Rabelo
contributor_str_mv Rabelo, Marcos Alves Rabelo
dc.subject.por.fl_str_mv Diesel
Modos de Falha
Injeção
Débito
Retorno
topic Diesel
Modos de Falha
Injeção
Débito
Retorno
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-05T11:34:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-05T11:34:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191863
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 73 f.
dc.publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/191863/2/license.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/191863/1/TCC%20-%20AN%c3%81LISE%20DE%20MODOS%20DE%20FALHA%20DO%20SISTEMA%20DE%20INJE%c3%87%c3%83O%20DE%20COMBUST%c3%8dVEL%20EM%20MOTORES%20DIESEL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
cafe9437d65385ceb3258c00e5f7e964
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805367532027904