O ensino de Química e a Língua Brasileira de Sinais – Sistema SignWriting (Libras-SW): monitoramento interventivo na produção de sinais científicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190926 |
Resumo: | O objetivo principal desta pesquisa foi produzir sinais químicos em Língua Brasileira de Sinais escritos em sistema SignWriting (LIBRAS-SW) para dar suporte à construção de conceitos científicos por e para alunos surdos no processo de educação e inclusão científica. Além disso, mostrou variações de alguns sinais pesquisados, fez uma interface mediadora, quando possível, da linguagem científica com a composição quirêmica dos sinais que expressaram terminologias químicas na LIBRAS e a escrita dos sinais em sistema computacional SW-Edit. Esta pesquisa contribuiu para um maior aprofundamento nos estudos sobre o ensino de Química em LIBRAS e áreas interdisciplinares ao conhecimento científico, além de ser uma fonte de pesquisa para professores de Química, intérpretes educacionais de LIBRAS e alunos surdos. A metodologia escolhida foi baseada nos pressupostos da pesquisa-ação. O campo de pesquisa foi uma sala de recursos multifuncional vinculada a uma escola publica da rede estadual de ensino localizada em Itabaiana (SE). Os principais resultados apontam para a necessidade da produção e ampliação de vocabulários de termos técnico-científicos de sinais químicos em LIBRAS para auxiliar no processo de significação e formação conceitual por e para alunos surdos. Descobriu-se ainda que, a direcionalidade datilológica causa problema e interferência de marcas linguísticas no processo de mediação do sistema simbólico por alunos surdos. Nesta pesquisa, foram levantados cento e trinta sinais sendo cento e cinco mapeados e vinte e cinco produzidos. Concluiu- se que o processo de produção de sinais de Química por e para alunos surdos ainda constitui um campo científico de estudo e área de investigação a ser ainda melhor e mais explorado pelos os profissionais do ensino, sendo necessária uma análise mais profunda da composição estrutural interna do léxico especializado no que se refere aos campos da linguística, principalmente a semântica. O uso dos sinais em SignWriting representaram mais integramente a ideia de movimento da língua visual-espacial, como é o caso da LIBRAS, pois as imagens fossilizadas dos dicionários e dos livros representando o movimento dos sinais muitas vezes atrapalham a sua execução fazendo- se necessário o uso de vídeo que nem sempre é possível. |
id |
UFSC_0344fc65a8b8591e23e02bb7dcfdd181 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190926 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O ensino de Química e a Língua Brasileira de Sinais – Sistema SignWriting (Libras-SW): monitoramento interventivo na produção de sinais científicosEscrita de sinaisInclusão científicaLíngua Brasileira de SinaisQuímicaSistema simbólicoO objetivo principal desta pesquisa foi produzir sinais químicos em Língua Brasileira de Sinais escritos em sistema SignWriting (LIBRAS-SW) para dar suporte à construção de conceitos científicos por e para alunos surdos no processo de educação e inclusão científica. Além disso, mostrou variações de alguns sinais pesquisados, fez uma interface mediadora, quando possível, da linguagem científica com a composição quirêmica dos sinais que expressaram terminologias químicas na LIBRAS e a escrita dos sinais em sistema computacional SW-Edit. Esta pesquisa contribuiu para um maior aprofundamento nos estudos sobre o ensino de Química em LIBRAS e áreas interdisciplinares ao conhecimento científico, além de ser uma fonte de pesquisa para professores de Química, intérpretes educacionais de LIBRAS e alunos surdos. A metodologia escolhida foi baseada nos pressupostos da pesquisa-ação. O campo de pesquisa foi uma sala de recursos multifuncional vinculada a uma escola publica da rede estadual de ensino localizada em Itabaiana (SE). Os principais resultados apontam para a necessidade da produção e ampliação de vocabulários de termos técnico-científicos de sinais químicos em LIBRAS para auxiliar no processo de significação e formação conceitual por e para alunos surdos. Descobriu-se ainda que, a direcionalidade datilológica causa problema e interferência de marcas linguísticas no processo de mediação do sistema simbólico por alunos surdos. Nesta pesquisa, foram levantados cento e trinta sinais sendo cento e cinco mapeados e vinte e cinco produzidos. Concluiu- se que o processo de produção de sinais de Química por e para alunos surdos ainda constitui um campo científico de estudo e área de investigação a ser ainda melhor e mais explorado pelos os profissionais do ensino, sendo necessária uma análise mais profunda da composição estrutural interna do léxico especializado no que se refere aos campos da linguística, principalmente a semântica. O uso dos sinais em SignWriting representaram mais integramente a ideia de movimento da língua visual-espacial, como é o caso da LIBRAS, pois as imagens fossilizadas dos dicionários e dos livros representando o movimento dos sinais muitas vezes atrapalham a sua execução fazendo- se necessário o uso de vídeo que nem sempre é possível.UFS2018-10-30T18:33:39Z2018-10-30T18:33:39Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Edivaldo da Silva. O ensino de Química e a Língua Brasileira de Sinais – Sistema SignWriting (Libras-SW): monitoramento interventivo na produção de sinais científicos. 2014. 250 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática). Universidade Federal de Sergipe. 2014. Orientadora: Dra. Verônica dos Reis Mariano Souzahttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190926COSTA, Edivaldo da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-30T18:33:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190926Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-30T18:33:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de Química e a Língua Brasileira de Sinais – Sistema SignWriting (Libras-SW): monitoramento interventivo na produção de sinais científicos |
title |
O ensino de Química e a Língua Brasileira de Sinais – Sistema SignWriting (Libras-SW): monitoramento interventivo na produção de sinais científicos |
spellingShingle |
O ensino de Química e a Língua Brasileira de Sinais – Sistema SignWriting (Libras-SW): monitoramento interventivo na produção de sinais científicos COSTA, Edivaldo da Silva Escrita de sinais Inclusão científica Língua Brasileira de Sinais Química Sistema simbólico |
title_short |
O ensino de Química e a Língua Brasileira de Sinais – Sistema SignWriting (Libras-SW): monitoramento interventivo na produção de sinais científicos |
title_full |
O ensino de Química e a Língua Brasileira de Sinais – Sistema SignWriting (Libras-SW): monitoramento interventivo na produção de sinais científicos |
title_fullStr |
O ensino de Química e a Língua Brasileira de Sinais – Sistema SignWriting (Libras-SW): monitoramento interventivo na produção de sinais científicos |
title_full_unstemmed |
O ensino de Química e a Língua Brasileira de Sinais – Sistema SignWriting (Libras-SW): monitoramento interventivo na produção de sinais científicos |
title_sort |
O ensino de Química e a Língua Brasileira de Sinais – Sistema SignWriting (Libras-SW): monitoramento interventivo na produção de sinais científicos |
author |
COSTA, Edivaldo da Silva |
author_facet |
COSTA, Edivaldo da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, Edivaldo da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita de sinais Inclusão científica Língua Brasileira de Sinais Química Sistema simbólico |
topic |
Escrita de sinais Inclusão científica Língua Brasileira de Sinais Química Sistema simbólico |
description |
O objetivo principal desta pesquisa foi produzir sinais químicos em Língua Brasileira de Sinais escritos em sistema SignWriting (LIBRAS-SW) para dar suporte à construção de conceitos científicos por e para alunos surdos no processo de educação e inclusão científica. Além disso, mostrou variações de alguns sinais pesquisados, fez uma interface mediadora, quando possível, da linguagem científica com a composição quirêmica dos sinais que expressaram terminologias químicas na LIBRAS e a escrita dos sinais em sistema computacional SW-Edit. Esta pesquisa contribuiu para um maior aprofundamento nos estudos sobre o ensino de Química em LIBRAS e áreas interdisciplinares ao conhecimento científico, além de ser uma fonte de pesquisa para professores de Química, intérpretes educacionais de LIBRAS e alunos surdos. A metodologia escolhida foi baseada nos pressupostos da pesquisa-ação. O campo de pesquisa foi uma sala de recursos multifuncional vinculada a uma escola publica da rede estadual de ensino localizada em Itabaiana (SE). Os principais resultados apontam para a necessidade da produção e ampliação de vocabulários de termos técnico-científicos de sinais químicos em LIBRAS para auxiliar no processo de significação e formação conceitual por e para alunos surdos. Descobriu-se ainda que, a direcionalidade datilológica causa problema e interferência de marcas linguísticas no processo de mediação do sistema simbólico por alunos surdos. Nesta pesquisa, foram levantados cento e trinta sinais sendo cento e cinco mapeados e vinte e cinco produzidos. Concluiu- se que o processo de produção de sinais de Química por e para alunos surdos ainda constitui um campo científico de estudo e área de investigação a ser ainda melhor e mais explorado pelos os profissionais do ensino, sendo necessária uma análise mais profunda da composição estrutural interna do léxico especializado no que se refere aos campos da linguística, principalmente a semântica. O uso dos sinais em SignWriting representaram mais integramente a ideia de movimento da língua visual-espacial, como é o caso da LIBRAS, pois as imagens fossilizadas dos dicionários e dos livros representando o movimento dos sinais muitas vezes atrapalham a sua execução fazendo- se necessário o uso de vídeo que nem sempre é possível. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2018-10-30T18:33:39Z 2018-10-30T18:33:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Edivaldo da Silva. O ensino de Química e a Língua Brasileira de Sinais – Sistema SignWriting (Libras-SW): monitoramento interventivo na produção de sinais científicos. 2014. 250 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática). Universidade Federal de Sergipe. 2014. Orientadora: Dra. Verônica dos Reis Mariano Souza https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190926 |
identifier_str_mv |
COSTA, Edivaldo da Silva. O ensino de Química e a Língua Brasileira de Sinais – Sistema SignWriting (Libras-SW): monitoramento interventivo na produção de sinais científicos. 2014. 250 f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática). Universidade Federal de Sergipe. 2014. Orientadora: Dra. Verônica dos Reis Mariano Souza |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFS |
publisher.none.fl_str_mv |
UFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652254769577984 |