Estudo sobre a aplicação de um hidrofólio em uma embarcação de apoio offshore: abordagem experimental simplificada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Artmann, André Luiz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157247
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.
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spelling Estudo sobre a aplicação de um hidrofólio em uma embarcação de apoio offshore: abordagem experimental simplificadaHidrofóliosResistência ao avançoEscala reduzidaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Naval.Plantas offshore necessitam constantemente de suprimentos, tais como água, combustível, comida etc. O transporte desses itens é feito, em geral, por navios de apoio a plataformas, Platform Supply Vessel (PSV). Com o objetivo de reduzir o tempo de viagem e custo de transporte, este trabalho discute os eventuais benefícios de se acrescentar hidrofólios às embarcações de apoio offshore. O princípio básico de funcionamento de embarcações com hidrofólio é utilizar a força de sustentação para reduzir o calado da embarcação quando em movimento, reduzindo assim a resistência ao avanço. Para a realização deste trabalho foi feito um levantamento de navios existentes para determinar as dimensões típicas desta classe de embarcações. A seguir foi construído, em escala reduzida, o conjunto casco-fólio para que pudessem ser realizados os testes para determinação da resistência ao avanço para diferentes velocidades de projeto. De posse dos resultados dos testes em escala, os dados foram analisados e extrapolados para a escala real para verificar a viabilidade do projeto. Conclui-se que é impraticável atingir o regime de planeio com a potência usualmente disponível nesta classe de embarcações.Plants require offshore constantly supplies such as water, fuel, food etc. The transport of these items is made, in general, by Platform Supply Vessels (PSV). In order to reduce the travel time and costs, this paper discusses the potential benefits of adding hydrofoils to offshore support vessels. The basic principle of the hydrofoil craft is use the lifting force to reduce the draft of the vessel when in motion, thus reducing the drag. To carry out this work was made a research of existing ships to determine the typical dimensions of this vessel class. Then it was built a scaled-hullfolio set so they can be carried out on tests to determine the ship resistance to different design speeds. With the tests results, the data was analyzed and extrapolated to the full scale to verify the feasibility of the project. It concludes that it is impossible to reach the planning regime with the power usually available in this boat class.Joinville, SCTancredi, Thiago PontinUniversidade Federal de Santa CatarinaArtmann, André Luiz2015-12-18T11:33:40Z2015-12-18T11:33:40Z2015-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis80 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157247porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-18T11:33:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/157247Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-12-18T11:33:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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