Tchau, creche! adeus, creche! vamos pra escola: os sentidos que as crianças da educação infantil constroem sobre a escola de ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94834 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011 |
id |
UFSC_0432f1c4fb55ebe0687290b9fbd98c53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/94834 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Tchau, creche! adeus, creche! vamos pra escola: os sentidos que as crianças da educação infantil constroem sobre a escola de ensino fundamentalEducaçãoEducação infantilCriançasExperienciasSentidos e sensaçõesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011A dissertação ora apresentada teve como objetivo investigar os sentidos socialmente construídos pelas crianças da educação infantil face a iminência da transição para a escola de ensino fundamental. Para tanto, realizou-se uma pesquisa em uma instituição de educação infantil pública de Santa Catarina - Região Sul do Brasil- tendo como principais informantes e protagonistas um grupo de 23 crianças com idade entre cinco e seis anos que freqüentavam a última etapa da pré-escola. Como metodologia optou-se pela realização de uma pesquisa de inspiração etnográfica, tendo como procedimentos principais a observação participante, o registro fotográfico e registro em caderno de campo. Pautando-se no estabelecimento do diálogo e no constante exercício da alteridade, as crianças pequenas foram consideradas interlocutoras legítimas para 'falarem' sobre as instituições educativas em que estão e também sobre aquelas em que serão inseridas, a partir das suas experiências vividas no contexto da pré-escola. Embora o campo de referência deste estudo seja o da Pedagogia, desenvolveu-se um esforço para aproximar-se da perspectiva de uma Pedagogia da Infância, ressaltando especificamente a necessidade da adoção um "olhar multidisciplinar" para compreender as crianças e suas infâncias em contextos educativos. Considerou-se, então, imprescindível a interlocução com outros campos científicos, especialmente com a Sociologia da Infância e a Filosofia da Infância. O estudo permitiu perceber que as crianças participam ativamente de seu cotidiano e criam estratégias para lidar com o que lhes é imposto, sendo tal dinâmica constituinte e constituidora da construção de sentidos individuais e sociais sobre o processo de socialização com que convivem, seja na pré-escola, seja na família, seja com adultos e crianças em quaisquer outros ambientes. Percebem, participam, acatam e resistem a partir das relações que estabelecem com o mundo e com tudo que impacta sua existência. A pesquisa procurou compreender, especialmente, o processo de construção de sentidos que as crianças desenvolvem no espaço institucional da educação infantil naquele preciso tempo que antecede o ingresso na escola de ensino fundamental. O percurso investigativo possibilitou perceber que a "alteridade" das crianças, expressa nos seus saberes, fazeres e anseios pode apontar possíveis "pistas" para se constituírem caminhos que possibilitem uma reflexão acerca da necessidade de construção de um olhar mais atento e sensível que confira legitimidade às manifestações desses seres humanos, cidadãos de pouca idade, mas, nem por isso, com direitos menos amplos que os adultos. Sinalizou também um convite para a aproximação de um olhar que reinaugura o mundo a cada piscar de olhos; uma experiência capaz de nos inquietar e abalar nossas convicções de saber e poder, colocando em questão os "lugares" que construímos para elas. Um movimento que claramente aponta não ser o seu papel no mundo, o de meramente reproduzir a cultura adulta. Talvez por aí possamos legitimar as crianças também como autoras de sua própria existência e construir a escola com elas e não apenas para elas.Silva Filho, João Josué daUniversidade Federal de Santa CatarinaCastodi, Geane de Aquino2012-10-25T16:48:47Z2012-10-25T16:48:47Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis140 p.| il., tabs., grafs.application/pdf293905http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94834porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-10T17:37:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/94834Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-10T17:37:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tchau, creche! adeus, creche! vamos pra escola: os sentidos que as crianças da educação infantil constroem sobre a escola de ensino fundamental |
title |
Tchau, creche! adeus, creche! vamos pra escola: os sentidos que as crianças da educação infantil constroem sobre a escola de ensino fundamental |
spellingShingle |
Tchau, creche! adeus, creche! vamos pra escola: os sentidos que as crianças da educação infantil constroem sobre a escola de ensino fundamental Castodi, Geane de Aquino Educação Educação infantil Crianças Experiencias Sentidos e sensações |
title_short |
Tchau, creche! adeus, creche! vamos pra escola: os sentidos que as crianças da educação infantil constroem sobre a escola de ensino fundamental |
title_full |
Tchau, creche! adeus, creche! vamos pra escola: os sentidos que as crianças da educação infantil constroem sobre a escola de ensino fundamental |
title_fullStr |
Tchau, creche! adeus, creche! vamos pra escola: os sentidos que as crianças da educação infantil constroem sobre a escola de ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Tchau, creche! adeus, creche! vamos pra escola: os sentidos que as crianças da educação infantil constroem sobre a escola de ensino fundamental |
title_sort |
Tchau, creche! adeus, creche! vamos pra escola: os sentidos que as crianças da educação infantil constroem sobre a escola de ensino fundamental |
author |
Castodi, Geane de Aquino |
author_facet |
Castodi, Geane de Aquino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva Filho, João Josué da Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castodi, Geane de Aquino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação infantil Crianças Experiencias Sentidos e sensações |
topic |
Educação Educação infantil Crianças Experiencias Sentidos e sensações |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2012-10-25T16:48:47Z 2012-10-25T16:48:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
293905 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94834 |
identifier_str_mv |
293905 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
140 p.| il., tabs., grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652167856259072 |