Concepção e análise de novos traçados ferroviários frente ao contexto atual da malha ferroviária brasileira: estudo de caso da Nova Ferroeste entre Curitiba (PR) e Paranaguá (PR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rego, Gabriel Fonseca Bordeaux
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197488
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
id UFSC_048331cb8efefaccf7997a8dc85ae8e1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/197488
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Concepção e análise de novos traçados ferroviários frente ao contexto atual da malha ferroviária brasileira: estudo de caso da Nova Ferroeste entre Curitiba (PR) e Paranaguá (PR)FerroviasTraçados Preliminares FerroviáriosNova FerroesteBIMMatriz AHPTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.O setor ferroviário do Brasil apresenta-se estagnado nas últimas décadas, já que a malha não apresentou avanços significativos em sua extensão e muitos trechos estão inativos. Consequentemente, as rodovias são responsáveis por grande porcentagem do transporte de cargas tanto entre o mercado nacional quanto para as exportações. O modal ferroviário é o mais indicado para o transporte de produtos de baixo valor agregado em longas distâncias. Em consequência de o Brasil ser um grande produtor de commodities sendo a produção localizada no interior e considerando sua extensão territorial, o investimento em ferrovias torna-se um assunto prioritário na pauta de infraestrutura e logística do país. Este estudo alia a importância de novos projetos ferroviários com soluções para a eliminação dos gargalos físicos e operacionais existentes no setor. Abordou-se a etapa de concepção de traçados preliminares de ferrovias, fazendo comparações com projetos rodoviários e todos os parâmetros a serem considerados como rampa máxima de inclinação vertical e raio mínimo de curva horizontal. Como estudo de caso foi escolhido o projeto da Nova Ferroeste, com enfoque no trecho entre Curitiba (PR) e Paranaguá (PR). A região em questão apresenta um relevo muito acidentado o que resultou em obstáculos para a elaboração das alternativas respeitando os limites preestabelecidos. A elaboração dos traçados alternativos foi realizada através de modelagem BIM com o software Infraworks. A tomada de decisão da melhor alternativa de traçado englobou múltiplos critérios como extensão total de traçado e extensão de obras de artes especiais por meio do método de matriz AHP.The railroad sector in Brazil has been idle in the last decades, since the network does not present significant advances in its extension and many sections are inactive. Therefore, brazilian highways are responsible for the largest percentage of cargo transportation for both the national and international market. The rail mode is the most suitable transport for low added value products over long distances. As a result of Brazil being a major producer of commodities being the production located in the interior and considering its territorial extension, the investment in railroads becomes a priority subject in the infrastructure and logistics of the country. This study combines the importance of new rail projects with solutions to eliminate the physical and operational bottlenecks in the sector. The present study accomplishes the preliminary design of railroad tracks, making comparisons with road projects and all the parameters to be considered as maximum vertical slope ramp and minimum horizontal curve radius. As a case study, it considers the Nova Ferroeste project, focusing on the section between Curitiba (PR) and Paranaguá (PR). The region in question presents a very uneven area which has resulted in obstacles to the elaboration of the alternatives, with regards of the pre-established limits. The present development considered BIM modeling with Infraworks software to obtain the alternatives railroad alignments. The decision criteria for the best alternative embraced multiple criteria such as the total extension of the alignments and the extension of bridges and tunnels by the AHP matrix method.Florianópolis, SCNoronha, Marcos Aurélio MarquesUniversidade Federal de Santa CatarinaRego, Gabriel Fonseca Bordeaux2019-07-12T01:19:32Z2019-07-12T01:19:32Z2019-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis107 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197488info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-12T01:19:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197488Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-12T01:19:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepção e análise de novos traçados ferroviários frente ao contexto atual da malha ferroviária brasileira: estudo de caso da Nova Ferroeste entre Curitiba (PR) e Paranaguá (PR)
title Concepção e análise de novos traçados ferroviários frente ao contexto atual da malha ferroviária brasileira: estudo de caso da Nova Ferroeste entre Curitiba (PR) e Paranaguá (PR)
spellingShingle Concepção e análise de novos traçados ferroviários frente ao contexto atual da malha ferroviária brasileira: estudo de caso da Nova Ferroeste entre Curitiba (PR) e Paranaguá (PR)
Rego, Gabriel Fonseca Bordeaux
Ferrovias
Traçados Preliminares Ferroviários
Nova Ferroeste
BIM
Matriz AHP
title_short Concepção e análise de novos traçados ferroviários frente ao contexto atual da malha ferroviária brasileira: estudo de caso da Nova Ferroeste entre Curitiba (PR) e Paranaguá (PR)
title_full Concepção e análise de novos traçados ferroviários frente ao contexto atual da malha ferroviária brasileira: estudo de caso da Nova Ferroeste entre Curitiba (PR) e Paranaguá (PR)
title_fullStr Concepção e análise de novos traçados ferroviários frente ao contexto atual da malha ferroviária brasileira: estudo de caso da Nova Ferroeste entre Curitiba (PR) e Paranaguá (PR)
title_full_unstemmed Concepção e análise de novos traçados ferroviários frente ao contexto atual da malha ferroviária brasileira: estudo de caso da Nova Ferroeste entre Curitiba (PR) e Paranaguá (PR)
title_sort Concepção e análise de novos traçados ferroviários frente ao contexto atual da malha ferroviária brasileira: estudo de caso da Nova Ferroeste entre Curitiba (PR) e Paranaguá (PR)
author Rego, Gabriel Fonseca Bordeaux
author_facet Rego, Gabriel Fonseca Bordeaux
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Noronha, Marcos Aurélio Marques
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rego, Gabriel Fonseca Bordeaux
dc.subject.por.fl_str_mv Ferrovias
Traçados Preliminares Ferroviários
Nova Ferroeste
BIM
Matriz AHP
topic Ferrovias
Traçados Preliminares Ferroviários
Nova Ferroeste
BIM
Matriz AHP
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-12T01:19:32Z
2019-07-12T01:19:32Z
2019-07-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197488
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 107 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652213574172672