PROGRAMA DE EXTENSÃO DE REABILITAÇÃO PULMONAR EM UM HOSPITAL ESCOLA DE NÍVEL TERCIÁRIO
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199343 |
Resumo: | A Reabilitação Pulmonar (RP) é uma ação de cuidados multidisciplinares assistenciais; possibilita ao usuário a independência funcional e melhor qualidade de vida. É uma recomendação padrão que reduz a dispneia, fadiga e aumenta a capacidade funcional. Foi implantada no HUSM há mais de 20 anos, passou por novos arranjos e o desafio foi instituir a partir da humanização do cuidado, o modelo da clínica ampliada, amparada pela equipe multidisciplinar e a elaboração do Projeto Terapêutico Singular (PTS). Descrever o processo de implantação do programa de extensão de RP em um hospital escola de nível terciário. É um relato de experiência da ação, integra processo de ensino-aprendizagem com os diferentes núcleos profissionais e estudantes do curso de graduação, pós graduação, docentes e profissionais do HUSM/EBSERH. A abordagem é qualitativa, interpretativa e descreve as etapas da organização, implantação e o fluxo das ações a partir da observação sistemática e análise dos registros das ações. Desde 2017 conta com bolsistas, discentes que desenvolvem as ações de condicionamento físico, atividades de educação em saúde e visitas domiciliares. O usuário é avaliado pela equipe mínima, constituída por assistente social, enfermeira, psicóloga e fisioterapeuta. A equipe identifica as demandas, elabora o PTS, inicia-se RP, com uma frequência de duas vezes na semana, por no máximo 4 meses. Quinzenalmente, os casos são discutidos e reorganizados o PTS, uma média de 30 usuários participam das atividades por semestre. O modelo de clínica ampliada tem sido desafiador para a equipe multiprofissional, para discentes e usuários. A rede de cuidados e a interação estabelecida nas ações estão evidenciadas pela adesão do usuário a RP, diminuição dos sintomas e internações. O modelo tem proporcionado ao usuário à participação e autonomia para o enfrentamento das questões saúde; aos profissionais e estudantes possibilita a interação, a troca de saberes e um aprendizado coletivo. |
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É um relato de experiência da ação, integra processo de ensino-aprendizagem com os diferentes núcleos profissionais e estudantes do curso de graduação, pós graduação, docentes e profissionais do HUSM/EBSERH. A abordagem é qualitativa, interpretativa e descreve as etapas da organização, implantação e o fluxo das ações a partir da observação sistemática e análise dos registros das ações. Desde 2017 conta com bolsistas, discentes que desenvolvem as ações de condicionamento físico, atividades de educação em saúde e visitas domiciliares. O usuário é avaliado pela equipe mínima, constituída por assistente social, enfermeira, psicóloga e fisioterapeuta. A equipe identifica as demandas, elabora o PTS, inicia-se RP, com uma frequência de duas vezes na semana, por no máximo 4 meses. Quinzenalmente, os casos são discutidos e reorganizados o PTS, uma média de 30 usuários participam das atividades por semestre. 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