E-LEARNING E CAPITAL INTELECTUAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97681 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo realizar uma seleção do referencial teórico sobre os conceitos de capital intelectual e e-learning, através de análise bibliométrica. O processo apresentou sete artigos alinhados com o tema de pesquisa nas bases de dados Web of Science, Science Direct e Scopus. A análise bibliométrica identificou os artigos mais relevantes, autores, período, palavras-chave e periódicos que mais publicaram. A partir da análise dos artigos do portfólio selecionado com o método bibliométrico, foi possível evidenciar que o e-learning apresenta-se tanto na categoria organizacional como na educacional, sem dissociar-se do seu entendimento principal, que é o serviço de educação online, que pode gerar capital social e ativos relacionais, construído numa visão holística e espaço para contestações a partir de um pensamento crítico e criativo. O capital intelectual apresentou-se como recurso individual, ativo intangível e fator crítico, com relação conceitual incipiente quando associado diretamente ao e-learning. Perguntas de pesquisa são apontadas como resultado da análise sistemática a partir do portfólio de artigos. |
id |
UFSC_04be69e7eb74ccc614a72db959e7d123 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97681 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
E-LEARNING E CAPITAL INTELECTUAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICAEste artigo tem como objetivo realizar uma seleção do referencial teórico sobre os conceitos de capital intelectual e e-learning, através de análise bibliométrica. O processo apresentou sete artigos alinhados com o tema de pesquisa nas bases de dados Web of Science, Science Direct e Scopus. A análise bibliométrica identificou os artigos mais relevantes, autores, período, palavras-chave e periódicos que mais publicaram. A partir da análise dos artigos do portfólio selecionado com o método bibliométrico, foi possível evidenciar que o e-learning apresenta-se tanto na categoria organizacional como na educacional, sem dissociar-se do seu entendimento principal, que é o serviço de educação online, que pode gerar capital social e ativos relacionais, construído numa visão holística e espaço para contestações a partir de um pensamento crítico e criativo. O capital intelectual apresentou-se como recurso individual, ativo intangível e fator crítico, com relação conceitual incipiente quando associado diretamente ao e-learning. Perguntas de pesquisa são apontadas como resultado da análise sistemática a partir do portfólio de artigos.INPEAU2012-12-07T19:14:58Z2012-12-07T19:14:58Z2012-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97681Safanelli, Arcângelo dos SantosCatapan, Araci HackRocha, Paula Regina ZarelliSouza, Marcio Vieira deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-06T14:54:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97681Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-06T14:54:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
E-LEARNING E CAPITAL INTELECTUAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA |
title |
E-LEARNING E CAPITAL INTELECTUAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA |
spellingShingle |
E-LEARNING E CAPITAL INTELECTUAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA Safanelli, Arcângelo dos Santos |
title_short |
E-LEARNING E CAPITAL INTELECTUAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA |
title_full |
E-LEARNING E CAPITAL INTELECTUAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA |
title_fullStr |
E-LEARNING E CAPITAL INTELECTUAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA |
title_full_unstemmed |
E-LEARNING E CAPITAL INTELECTUAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA |
title_sort |
E-LEARNING E CAPITAL INTELECTUAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA |
author |
Safanelli, Arcângelo dos Santos |
author_facet |
Safanelli, Arcângelo dos Santos Catapan, Araci Hack Rocha, Paula Regina Zarelli Souza, Marcio Vieira de |
author_role |
author |
author2 |
Catapan, Araci Hack Rocha, Paula Regina Zarelli Souza, Marcio Vieira de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Safanelli, Arcângelo dos Santos Catapan, Araci Hack Rocha, Paula Regina Zarelli Souza, Marcio Vieira de |
description |
Este artigo tem como objetivo realizar uma seleção do referencial teórico sobre os conceitos de capital intelectual e e-learning, através de análise bibliométrica. O processo apresentou sete artigos alinhados com o tema de pesquisa nas bases de dados Web of Science, Science Direct e Scopus. A análise bibliométrica identificou os artigos mais relevantes, autores, período, palavras-chave e periódicos que mais publicaram. A partir da análise dos artigos do portfólio selecionado com o método bibliométrico, foi possível evidenciar que o e-learning apresenta-se tanto na categoria organizacional como na educacional, sem dissociar-se do seu entendimento principal, que é o serviço de educação online, que pode gerar capital social e ativos relacionais, construído numa visão holística e espaço para contestações a partir de um pensamento crítico e criativo. O capital intelectual apresentou-se como recurso individual, ativo intangível e fator crítico, com relação conceitual incipiente quando associado diretamente ao e-learning. Perguntas de pesquisa são apontadas como resultado da análise sistemática a partir do portfólio de artigos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-07T19:14:58Z 2012-12-07T19:14:58Z 2012-11-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97681 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652116848279552 |