E-LEARNING E CAPITAL INTELECTUAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Safanelli, Arcângelo dos Santos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Catapan, Araci Hack, Rocha, Paula Regina Zarelli, Souza, Marcio Vieira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97681
Resumo: Este artigo tem como objetivo realizar uma seleção do referencial teórico sobre os conceitos de capital intelectual e e-learning, através de análise bibliométrica. O processo apresentou sete artigos alinhados com o tema de pesquisa nas bases de dados Web of Science, Science Direct e Scopus. A análise bibliométrica identificou os artigos mais relevantes, autores, período, palavras-chave e periódicos que mais publicaram. A partir da análise dos artigos do portfólio selecionado com o método bibliométrico, foi possível evidenciar que o e-learning apresenta-se tanto na categoria organizacional como na educacional, sem dissociar-se do seu entendimento principal, que é o serviço de educação online, que pode gerar capital social e ativos relacionais, construído numa visão holística e espaço para contestações a partir de um pensamento crítico e criativo. O capital intelectual apresentou-se como recurso individual, ativo intangível e fator crítico, com relação conceitual incipiente quando associado diretamente ao e-learning. Perguntas de pesquisa são apontadas como resultado da análise sistemática a partir do portfólio de artigos.
id UFSC_04be69e7eb74ccc614a72db959e7d123
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97681
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling E-LEARNING E CAPITAL INTELECTUAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICAEste artigo tem como objetivo realizar uma seleção do referencial teórico sobre os conceitos de capital intelectual e e-learning, através de análise bibliométrica. O processo apresentou sete artigos alinhados com o tema de pesquisa nas bases de dados Web of Science, Science Direct e Scopus. A análise bibliométrica identificou os artigos mais relevantes, autores, período, palavras-chave e periódicos que mais publicaram. A partir da análise dos artigos do portfólio selecionado com o método bibliométrico, foi possível evidenciar que o e-learning apresenta-se tanto na categoria organizacional como na educacional, sem dissociar-se do seu entendimento principal, que é o serviço de educação online, que pode gerar capital social e ativos relacionais, construído numa visão holística e espaço para contestações a partir de um pensamento crítico e criativo. O capital intelectual apresentou-se como recurso individual, ativo intangível e fator crítico, com relação conceitual incipiente quando associado diretamente ao e-learning. Perguntas de pesquisa são apontadas como resultado da análise sistemática a partir do portfólio de artigos.INPEAU2012-12-07T19:14:58Z2012-12-07T19:14:58Z2012-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97681Safanelli, Arcângelo dos SantosCatapan, Araci HackRocha, Paula Regina ZarelliSouza, Marcio Vieira deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-06T14:54:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97681Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-06T14:54:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv E-LEARNING E CAPITAL INTELECTUAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
title E-LEARNING E CAPITAL INTELECTUAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
spellingShingle E-LEARNING E CAPITAL INTELECTUAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
Safanelli, Arcângelo dos Santos
title_short E-LEARNING E CAPITAL INTELECTUAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
title_full E-LEARNING E CAPITAL INTELECTUAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
title_fullStr E-LEARNING E CAPITAL INTELECTUAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
title_full_unstemmed E-LEARNING E CAPITAL INTELECTUAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
title_sort E-LEARNING E CAPITAL INTELECTUAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
author Safanelli, Arcângelo dos Santos
author_facet Safanelli, Arcângelo dos Santos
Catapan, Araci Hack
Rocha, Paula Regina Zarelli
Souza, Marcio Vieira de
author_role author
author2 Catapan, Araci Hack
Rocha, Paula Regina Zarelli
Souza, Marcio Vieira de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Safanelli, Arcângelo dos Santos
Catapan, Araci Hack
Rocha, Paula Regina Zarelli
Souza, Marcio Vieira de
description Este artigo tem como objetivo realizar uma seleção do referencial teórico sobre os conceitos de capital intelectual e e-learning, através de análise bibliométrica. O processo apresentou sete artigos alinhados com o tema de pesquisa nas bases de dados Web of Science, Science Direct e Scopus. A análise bibliométrica identificou os artigos mais relevantes, autores, período, palavras-chave e periódicos que mais publicaram. A partir da análise dos artigos do portfólio selecionado com o método bibliométrico, foi possível evidenciar que o e-learning apresenta-se tanto na categoria organizacional como na educacional, sem dissociar-se do seu entendimento principal, que é o serviço de educação online, que pode gerar capital social e ativos relacionais, construído numa visão holística e espaço para contestações a partir de um pensamento crítico e criativo. O capital intelectual apresentou-se como recurso individual, ativo intangível e fator crítico, com relação conceitual incipiente quando associado diretamente ao e-learning. Perguntas de pesquisa são apontadas como resultado da análise sistemática a partir do portfólio de artigos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-07T19:14:58Z
2012-12-07T19:14:58Z
2012-11-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97681
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652116848279552