QUALIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO CRÍTICO E ESTRATÉGICO EM BASES INFORMACIONAIS: O CASE SIM NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IFSC
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131933 |
Resumo: | Da necessidade identificada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC, no sentido de alicerçar seu Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, para o quinquênio 2015-2019, em uma base informacional definida como estratégica para os fins institucionais, a Diretoria de Gestão do Conhecimento, vinculada à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, concebeu o projeto SIM. A Síntese Informativa das Microrregiões caracteriza-se pelo mapeamento de dados, informações e indicadores externalizados por meio de tabelas e gráficos, resultando em um diagnóstico dos cenários demográfico, econômico, de emprego e de educação de cada microrregião do estado de Santa Catarina, onde, na época, havia câmpus do IFSC instalado. Essa base informacional consolida-se internamente como fonte valiosa de conhecimento estratégico institucional. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo analisar o referido case, considerando a base informacional disponibilizada como conhecimento estratégico que subsidia e qualifica os processos de gestão do conhecimento e de planejamento institucional do IFSC. A metodologia aplicada foi a de pesquisa exploratória, do tipo qualitativa, realizada a partir da pesquisa bibliográfica em conjunto com o estudo de caso, da qual se extrai como resultados a justificação e validação da SIM como base informacional estratégica aos processos de gerenciamento e tomada de decisão do IFSC, mormente de planejamento estratégico. |
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QUALIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO CRÍTICO E ESTRATÉGICO EM BASES INFORMACIONAIS: O CASE SIM NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IFSCDiagnóstico, cenário prospectivo, base informacional, gestão do conhecimento estratégico, planejamento estratégico.Da necessidade identificada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC, no sentido de alicerçar seu Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, para o quinquênio 2015-2019, em uma base informacional definida como estratégica para os fins institucionais, a Diretoria de Gestão do Conhecimento, vinculada à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, concebeu o projeto SIM. A Síntese Informativa das Microrregiões caracteriza-se pelo mapeamento de dados, informações e indicadores externalizados por meio de tabelas e gráficos, resultando em um diagnóstico dos cenários demográfico, econômico, de emprego e de educação de cada microrregião do estado de Santa Catarina, onde, na época, havia câmpus do IFSC instalado. Essa base informacional consolida-se internamente como fonte valiosa de conhecimento estratégico institucional. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo analisar o referido case, considerando a base informacional disponibilizada como conhecimento estratégico que subsidia e qualifica os processos de gestão do conhecimento e de planejamento institucional do IFSC. A metodologia aplicada foi a de pesquisa exploratória, do tipo qualitativa, realizada a partir da pesquisa bibliográfica em conjunto com o estudo de caso, da qual se extrai como resultados a justificação e validação da SIM como base informacional estratégica aos processos de gerenciamento e tomada de decisão do IFSC, mormente de planejamento estratégico.INPEAU2015-04-10T15:40:44Z2015-04-10T15:40:44Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131933Silva, Silvana Ferreira Pinheiro eSantos, Cristiane Brum dosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-10T15:40:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131933Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-10T15:40:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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