A consulta de enfermagem como prática de reflexão sobre a saúde do cliente com doença arterial coronariana e seus fatores de risco
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82275 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. |
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A consulta de enfermagem como prática de reflexão sobre a saúde do cliente com doença arterial coronariana e seus fatores de riscoEnfermagemConsulta de enfermagemCuidados com os doentesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.É cada vez maior a importância do trabalho interdisciplinar na abordagem aos clientes portadores de Doenças Cardiovasculares. A consulta de enfermagem tem sido preconizada como um dos instrumentos fundamentais, neste tipo de abordagem.O presente estudo, seguindo a metodologia convergente-assistencial, foi desenvolvido em uma clínica de cardiologia privada em Florianópolis-SC, no período de 21/05 a 29/06/01, com 28 clientes adultos portadores de Doença Arterial Coronariana e/ou seus fatores de risco. O objetivo foi refletir sobre a condição/situação de saúde destes clientes, a partir da consulta de enfermagem. Para o desenvolvimento deste trabalho foi construído um referencial teórico baseado no modelo proposto por Benedet e Bub (2001), o qual, por sua vez, é uma associação entre a Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta e a Classificação Diagnóstica da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA), além dos conceitos de saúde de Nordenfelt (1995) e de necessidade de Liss (1996). O instrumento utilizado foi a consulta de enfermagem, enfatizando a relação dialógica, na qual foram respeitadas as concepções de saúde do cliente e a percepção da sua condição/situação de saúde, a participação do cliente na identificação das necessidades afetadas e na proposta das ações para o melhoramento da sua saúde. Seguindo a trajetória metodológica, através da categorização das falas dos clientes, foi realizada a análise dos dados, tendo sido observado que estes clientes caracterizam-se por apresentar uma situação complexa que envolve muitos fatores intervenientes, pois convivem com uma condição/situação que pode comprometer a saúde e que necessita de mudanças em seu estilo de vida, o que gera estresse. Nas concepções de saúde dos clientes, ficou evidente que os mesmos percebem a saúde como um valor, um bem-estar e como capacidade para agir. Foi possível levantar alguns fatores que tendem a influenciar a saúde dos clientes, tanto de forma positiva quanto negativa, tais como o conhecimento, a motivação, a auto-estima, a ansiedade, o medo, a confiança, a conscientização, a autonomia, o enfrentamento, a espiritualidade, o apoio familiar, a ausência de sintomas em determinadas patologias, os medicamentos, o trabalho, o tempo, a situação financeira e o ambiente. As reflexões acerca deste processo, ressaltam que a interação entre as variáveis biológicas, psicológicas, sociais e ambientais influencia fortemente a maneira dos clientes se ajustarem à sua condição/situação de saúde. Também ficou evidente, a importância dos profissionais da saúde aliarem o conhecimento científico aos aspectos psicológicos, sociais e culturais que envolvem estes clientes para desenvolver uma relação dialógica, que tenha como resultado o melhoramento da saúde destes clientes.Florianópolis, SCBub, Maria Bettina CamargoUniversidade Federal de Santa CatarinaSchneider, Dulcinéia Ghizoni2012-10-19T13:36:14Z2012-10-19T13:36:14Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf188161http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82275porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T13:45:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82275Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T13:45:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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