UNIVERSIDADE VOLTADA AOS PROCESSOS DE EMANCIPAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DO ENSINO EM RELAÇÃO COM A EXTENSÃO E A PESQUISA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carmen Luiza Da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Taborda, Ana Margarida De Leão, Souza, Maria Antonia De
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26120
Resumo: O objetivo deste trabalho é caracterizar os processos de emancipação que emergem das políticas e práticas universitárias com ensino, extensão e pesquisa. A metodologia adotada integra análise documental e entrevistas com coordenadores, alunos da graduação e professores da Educação Básica que estão envolvidos em projetos da universidade com a comunidade. Foram analisados documentos de projetos e núcleos de pesquisa existentes na Universidade Tuiuti do Paraná. Os projetos de pesquisa intercursos e interinstitucionais foram foco da investigação, de modo a revelar como que a universidade contribui para os processos de emancipação durante a formação acadêmica. Constatou-se que os projetos da universidade atendem pessoas com demandas diversas, a exemplo dos catadores de materiais recicláveis; professores da Educação Básica; empresários; gestores da educação entre outros segmentos. Por meio da participação nesses projetos os alunos têm relatado a ampliação da visão de mundo e o aprofundamento conceitual a partir da análise dos problemas que afligem a sociedade. Os professores coordenadores de projetos destacam a ressignificação do ensino e da prática profissional. Os professores da Educação Básica destacam a possibilidade de problematização da própria realidade e prática de ensino.
id UFSC_050b394cddbaa62bb7202d9d6a2d8dd2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/26120
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling UNIVERSIDADE VOLTADA AOS PROCESSOS DE EMANCIPAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DO ENSINO EM RELAÇÃO COM A EXTENSÃO E A PESQUISA.O objetivo deste trabalho é caracterizar os processos de emancipação que emergem das políticas e práticas universitárias com ensino, extensão e pesquisa. A metodologia adotada integra análise documental e entrevistas com coordenadores, alunos da graduação e professores da Educação Básica que estão envolvidos em projetos da universidade com a comunidade. Foram analisados documentos de projetos e núcleos de pesquisa existentes na Universidade Tuiuti do Paraná. Os projetos de pesquisa intercursos e interinstitucionais foram foco da investigação, de modo a revelar como que a universidade contribui para os processos de emancipação durante a formação acadêmica. Constatou-se que os projetos da universidade atendem pessoas com demandas diversas, a exemplo dos catadores de materiais recicláveis; professores da Educação Básica; empresários; gestores da educação entre outros segmentos. Por meio da participação nesses projetos os alunos têm relatado a ampliação da visão de mundo e o aprofundamento conceitual a partir da análise dos problemas que afligem a sociedade. Os professores coordenadores de projetos destacam a ressignificação do ensino e da prática profissional. Os professores da Educação Básica destacam a possibilidade de problematização da própria realidade e prática de ensino.INPEAU2012-09-20T17:57:39Z2012-09-20T17:57:39Z2011-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26120Silva, Carmen Luiza DaTaborda, Ana Margarida De LeãoSouza, Maria Antonia Deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T11:59:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/26120Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T11:59:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE VOLTADA AOS PROCESSOS DE EMANCIPAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DO ENSINO EM RELAÇÃO COM A EXTENSÃO E A PESQUISA.
title UNIVERSIDADE VOLTADA AOS PROCESSOS DE EMANCIPAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DO ENSINO EM RELAÇÃO COM A EXTENSÃO E A PESQUISA.
spellingShingle UNIVERSIDADE VOLTADA AOS PROCESSOS DE EMANCIPAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DO ENSINO EM RELAÇÃO COM A EXTENSÃO E A PESQUISA.
Silva, Carmen Luiza Da
title_short UNIVERSIDADE VOLTADA AOS PROCESSOS DE EMANCIPAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DO ENSINO EM RELAÇÃO COM A EXTENSÃO E A PESQUISA.
title_full UNIVERSIDADE VOLTADA AOS PROCESSOS DE EMANCIPAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DO ENSINO EM RELAÇÃO COM A EXTENSÃO E A PESQUISA.
title_fullStr UNIVERSIDADE VOLTADA AOS PROCESSOS DE EMANCIPAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DO ENSINO EM RELAÇÃO COM A EXTENSÃO E A PESQUISA.
title_full_unstemmed UNIVERSIDADE VOLTADA AOS PROCESSOS DE EMANCIPAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DO ENSINO EM RELAÇÃO COM A EXTENSÃO E A PESQUISA.
title_sort UNIVERSIDADE VOLTADA AOS PROCESSOS DE EMANCIPAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DO ENSINO EM RELAÇÃO COM A EXTENSÃO E A PESQUISA.
author Silva, Carmen Luiza Da
author_facet Silva, Carmen Luiza Da
Taborda, Ana Margarida De Leão
Souza, Maria Antonia De
author_role author
author2 Taborda, Ana Margarida De Leão
Souza, Maria Antonia De
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carmen Luiza Da
Taborda, Ana Margarida De Leão
Souza, Maria Antonia De
description O objetivo deste trabalho é caracterizar os processos de emancipação que emergem das políticas e práticas universitárias com ensino, extensão e pesquisa. A metodologia adotada integra análise documental e entrevistas com coordenadores, alunos da graduação e professores da Educação Básica que estão envolvidos em projetos da universidade com a comunidade. Foram analisados documentos de projetos e núcleos de pesquisa existentes na Universidade Tuiuti do Paraná. Os projetos de pesquisa intercursos e interinstitucionais foram foco da investigação, de modo a revelar como que a universidade contribui para os processos de emancipação durante a formação acadêmica. Constatou-se que os projetos da universidade atendem pessoas com demandas diversas, a exemplo dos catadores de materiais recicláveis; professores da Educação Básica; empresários; gestores da educação entre outros segmentos. Por meio da participação nesses projetos os alunos têm relatado a ampliação da visão de mundo e o aprofundamento conceitual a partir da análise dos problemas que afligem a sociedade. Os professores coordenadores de projetos destacam a ressignificação do ensino e da prática profissional. Os professores da Educação Básica destacam a possibilidade de problematização da própria realidade e prática de ensino.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-09
2012-09-20T17:57:39Z
2012-09-20T17:57:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26120
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/26120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652174919467008