Cor aplicada ao design gráfico: um modelo de núcleo virtual para aprendizagem baseado na resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Berenice Santos
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87787
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_051c427e821e0ffd09a9e76802d7d33f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87787
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaGonçalves, Berenice SantosPereira, Alice Theresinha Cybis2012-10-22T02:00:43Z2012-10-22T02:00:43Z20042004207294http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87787Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Na presente tese propõe-se um modelo de um núcleo para aprendizagem da cor no contexto de um ambiente virtual de aprendizagem. Objetiva-se construir um modelo que compreenda a especificidade da cor aplicada à área de design gráfico. Os pressupostos teóricos estão calcados na aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABP), na Teoria da cor (TC) e no potencial das tecnologias informatizadas de comunicação (TIC) salientando-se as atividades colaborativas em grupo. A fundamentação teórica partiu de dois grandes eixos, a saber: o processo de aprendizagem mediada e a teoria da cor. Inicialmente, buscou-se embasamento nas principais abordagens sobre o processo de aprendizagem, destacando as influências sócio-construtivistas, o ensino apoiado por computador, a ABP, a educação a distância e as potencialidades da educação on-line. Na segunda parte da revisão teórica, "fundamentos da cor", destaca-se os aspectos físicos, fisiológicos, culturais, representacionais e estéticos que influenciam na compreensão do fenômeno cromático. Avaliam-se também ambientes de aprendizagem existentes que abordam teoria da cor no âmbito de cursos de design gráfico. Na última parte deste documento apresenta-se o modelo do núcleo de aprendizagem da cor e sua relação de indissociabilidade com o Projeto AVA-AD (Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Arquitetura e Design). Destacam-se os principais pressupostos conceituais e técnicos que dão apoio às atividades de aprendizagem no ambiente, a saber, eixo de produção, de comunicação, de informação e de documentação e as ferramentas vinculadas a esses eixos conceituais. Caracteriza-se problema cromático segundo níveis de complexidade. Finaliza-se o texto relatando o curso "Cor no design gráfico", realizado como validação do modelo. Neste, um grupo de alunos de graduação em design resolveram problemas de forma colaborativa e à distância sobre cor aplicada ao Design Gráfico. A originalidade do estudo foi caracterizada pela proposição de um ambiente de aprendizagem baseado na ABP, conduzido pela resolução de problemas cromáticos em diferentes níveis e que potencializa os processos de colaboração gráfica a partir de diferentes materiais e ferramentas de apoio.234 f.| il.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoAmbiente virtualAprendizagemCorEstudo e ensinoEnsino auxiliado por computadorCor aplicada ao design gráfico: um modelo de núcleo virtual para aprendizagem baseado na resolução de problemasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL207294.pdfapplication/pdf2252809https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87787/1/207294.pdf138ea9f7fc7ad9114098cbb9cd87e796MD51TEXT207294.pdf.txt207294.pdf.txtExtracted Texttext/plain499149https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87787/2/207294.pdf.txt4eefd3e748d7657a8244f2fdd68c2ce9MD52THUMBNAIL207294.pdf.jpg207294.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg781https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87787/3/207294.pdf.jpgd26546c4db55f2516b80fba88194d944MD53123456789/877872013-05-04 11:33:45.146oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87787Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T14:33:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cor aplicada ao design gráfico: um modelo de núcleo virtual para aprendizagem baseado na resolução de problemas
title Cor aplicada ao design gráfico: um modelo de núcleo virtual para aprendizagem baseado na resolução de problemas
spellingShingle Cor aplicada ao design gráfico: um modelo de núcleo virtual para aprendizagem baseado na resolução de problemas
Gonçalves, Berenice Santos
Engenharia de produção
Ambiente virtual
Aprendizagem
Cor
Estudo e ensino
Ensino auxiliado por computador
title_short Cor aplicada ao design gráfico: um modelo de núcleo virtual para aprendizagem baseado na resolução de problemas
title_full Cor aplicada ao design gráfico: um modelo de núcleo virtual para aprendizagem baseado na resolução de problemas
title_fullStr Cor aplicada ao design gráfico: um modelo de núcleo virtual para aprendizagem baseado na resolução de problemas
title_full_unstemmed Cor aplicada ao design gráfico: um modelo de núcleo virtual para aprendizagem baseado na resolução de problemas
title_sort Cor aplicada ao design gráfico: um modelo de núcleo virtual para aprendizagem baseado na resolução de problemas
author Gonçalves, Berenice Santos
author_facet Gonçalves, Berenice Santos
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Berenice Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Alice Theresinha Cybis
contributor_str_mv Pereira, Alice Theresinha Cybis
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Ambiente virtual
Aprendizagem
Cor
Estudo e ensino
Ensino auxiliado por computador
topic Engenharia de produção
Ambiente virtual
Aprendizagem
Cor
Estudo e ensino
Ensino auxiliado por computador
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2004
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-22T02:00:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-22T02:00:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87787
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 207294
identifier_str_mv 207294
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 234 f.| il.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87787/1/207294.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87787/2/207294.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87787/3/207294.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 138ea9f7fc7ad9114098cbb9cd87e796
4eefd3e748d7657a8244f2fdd68c2ce9
d26546c4db55f2516b80fba88194d944
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805143877058560