Fatores de motivação nas compras em lojas físicas e virtuais no cenário econômico brasileiro atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Aline Maricato
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166768
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
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spelling Universidade Federal de Santa Catarina.Ribeiro, Aline MaricatoPetroll, Martin de La Martinière2016-08-19T19:21:03Z2016-08-19T19:21:03Z2016-08-19https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166768TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.O comportamento de compra dos consumidores está modificando com o passar do tempo e advento de novos meios e novas tecnologias que facilitam, cada vez mais, o processo de distribuição dos produtos ao cliente final. Os varejistas estão mais atentos a estas mudanças e buscam oferecer a seus clientes produtos e serviços de acordo com a necessidade e desejo dos mesmos, investindo na criação de valor e buscando a fidelização desses. No entanto, existem fatores que afetam a disposição de compra dos consumidores, tal como as circunstâncias econômicas como renda disponível, endividamento, e capacidade de obter empréstimo que, segundo Kotler e Keller (2013), influenciam no comportamento e na tomada de decisão do comprador. Por este motivo, o presente trabalho teve como objetivo entender os motivos de compra em lojas físicas e no e-commerce e saber se houve variação no consumo através destes meios devido à crise atual na economia. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva e conclusiva, sendo que os dados foram coletados através da aplicação de um questionário via internet. De maneira geral, os respondentes afirmaram estar contentes tanto com os serviços das lojas virtuais, quanto com os serviços das lojas físicas. Os respondentes afirmaram, também, não observar significativa mudança na quantidade de compras que realizaram, no entanto passaram a pesquisar mais os preços, e uma considerável parcela passou a comprar mais em sites de compras do que em lojas físicas devido à maior comodidade, variedade dos produtos e menor preço dos sites de compras. Limitações da pesquisa e sugestões para pesquisas futuras estão inseridas no fim deste trabalho.The consumer behavior is changing with time and with the incoming of new tecnologies that make easier the process of distribution of the products to the final customer. The retailers are more mindful to those changes and they pursue to offer to their customers the service and products according to their needs and desires, investing in value creation and pursuing loyalty from the customers. However, there are another factors affecting the buying disposition of the consumers, such as economic circunstances as disposable income, debts, and the ability to obtain loan that, for Kotler and Keller (2013) makes an influence in the behavior and in the decision making of the customer. For this reason, the present paper has the purpose to understand the reasons of purchasing in the stores and e-commerce, and to knowledge if there is variation in the purchases amid the current crisis in the economy. This research is characterized as descriptive and conclusive, and the data were collected by applying a questionnaire via internet. In general, the respondents claimed to be happy with the services of the shopping sites and with the services of the physical stores. The respondents also claimed they did not notice significant changes in quantity of the purchases they made, however they are researching better prices, a considerable portion of the respondants is buying more from virtual stores than from physical stores due to convenience, variety of the products e lower prices in the virtual stores. Restrictions of this research and sugestions for future researches are included at the end of this paper.Florianópolis, SCVarejo. E-commerce. Loja física. Comportamento do consumidor. Economia.Fatores de motivação nas compras em lojas físicas e virtuais no cenário econômico brasileiro atualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTC - Aline Ribeiro.pdfTC - Aline Ribeiro.pdfapplication/pdf1331572https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/166768/1/TC%20-%20Aline%20Ribeiro.pdf2af72329025ebed03af7747d21e66a1fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/166768/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1667682016-08-19 16:21:03.059oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-08-19T19:21:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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