Avaliação de Desempenho de Segmentos Monitorados em Pavimento Flexível na SC-370 em Urubici
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177254 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
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Avaliação de Desempenho de Segmentos Monitorados em Pavimento Flexível na SC-370 em Urubicipavimentaçãodesempenho estruturaldesempenho funcionalpavimento asfálticopavimento flexívelTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.O principal meio de transporte do Brasil é o rodoviário. Entretanto, muitas rodovias brasileiras não apresentam condições adequadas para o alto tráfego que recebem. O Projeto da Rede Temática de Tecnologia do Asfalto, com patrocínio da PETROBRAS, procura entender melhor os materiais e o desempenho dos pavimentos, mediante avaliação de segmentos monitorados em diferentes regiões do país, com o objetivo de desenvolver um novo método brasileiro de dimensionamento de pavimentos flexíveis. Neste trabalho foram avaliados três segmentos monitorados, com 200 metros de extensão cada, que estão inseridos na SC-370 em Urubici e foram abertos ao tráfego no ano de 2012. Nos anos de 2016 e 2017, foram realizados levantamentos para avaliar as condições estruturais e funcionais dos segmentos. Os dados desses levantamentos foram avaliados individualmente e comparados com a série histórica, apresentada na dissertação de mestrado de Pérez (2016). Percebeu-se que após cinco anos de abertura ao tráfego, os três segmentos monitorados apresentaram bons resultados nas avaliações funcionais e estruturais. Entretanto, a carga de tráfego atuante na rodovia é inferior à carga prevista em projeto, devido ao atraso nas obras de pavimentação de trecho da rodovia que leva à Serra do Corvo Branco.The main way of transport in of Brazil is the road transport. However, a lot of Brazilian highways do not have suitable conditions for the high traffic that they receive. The Project Rede Temática de Tecnologia do Asfalto – with Petrobras’ support – is trying to better understand the materials and pavements’ performance, through evaluation of monitored segments in different places of the country, in order to develop a new Brazilian flexible pavement sizing method. In this search, three monitored segments, each with 200 meters of extension, were evaluated. The segments are in the SC-370 highway in the city of Urubici and were opened to the traffic in 2012. In the years 2016 and 2017, surveys were done to evaluate the functional and structural conditions of the segments. The data of these surveys were compared to the historical series, exhibited by Pérez (2016). It was noted that after five years of opened traffic, the three segments have good results in the functional and structural evaluations. But the traffic load in the highway is lower than the project load, due delay in the construction of the pavement in the stretch of the highway, that leads to Serra do Corvo Branco.Florianópolis, SCTrichês, GlicérioUniversidade Federal de Santa CatarinaKoerich, Maria Vitória2017-07-10T14:38:52Z2017-07-10T14:38:52Z2017-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis151 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177254porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-10T14:38:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177254Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-10T14:38:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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