O silêncio no jornalismo e a sociologia das ausências de boa ventura de Sousa Santos: análise da cobertura da economia social com foco no cooperativismo nos jornais diário Catarinense e diário do Iguaçu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manini, Elaine Aparecida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169419
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2015.
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spelling O silêncio no jornalismo e a sociologia das ausências de boa ventura de Sousa Santos: análise da cobertura da economia social com foco no cooperativismo nos jornais diário Catarinense e diário do IguaçuJornalismoLinguagemSanta CatarinaAnálise de conteúdo (Comunicação)Economia dirigidaCooperativismoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2015.Esta dissertação analisa o comprometimento social do jornalismo econômico, indicando uma ausência com relação ao cooperativismo, um dos modos de produção alternativos da Economia Social, a partir da baixa frequência com que o tema aparece e da superficialidade sobre sua abordagem. O problema é identificado através de uma análise quantitativa das notícias publicadas pelo jornalismo econômico, de uma análise de conteúdo dos fatos do cooperativismo noticiados e de um levantamento de fatos noticiáveis, e interpretado a luz do procedimento da Sociologia das Ausências desenvolvido por Boaventura de Sousa Santos. Como principal fonte de informação declarada a serviço da sociedade, entende-se que o papel do Jornalismo é determinante na tarefa de produção de tais ausências, podendo agravar o problema social localizado por Santos, através do silenciamento provocado pela falta de cobertura, ou auxiliar em sua resolução, abrindo espaço para as diversas experiências existentes, não apenas divulgando-as mas também questionando-as. Esta pesquisa discute questões como a apropriação do espaço público do jornal, a despolitização da economia e reprodução de um discurso hegemônico, e os prejuízos sociais e democráticos decorrentes da falta de criticidade e de uma falsa pluralidade no jornalismo, que confere credibilidade ao capital financeiro junto à população. Defende a ideia de que o jornalismo econômico tem secundarizado o interesse social e contribuído para a constituição de uma sociedade de mercado ao invés de um mercado a serviço da sociedade.<br>Abstract : This dissertation analyzes the social commitment of economic journalism, indicating a lack in relation to cooperatives, one of the alternative modes of production of the Social Economy, from the low frequency with which the subject appears as the superficiality on their approach. The problem is identified through a quantitative analysis of news published by economic journalism, a cooperative facts content analysis reported and a survey of newsworthy facts, and interpreted by the light of the Sociology of Absences procedure developed by Boaventura de Sousa Santos. As the main source of information declared in the service of society is understood that the role of journalism is crucial in such absences production task, and may exacerbate the social problem found by Santos, through the silencing caused by lack of coverage, or assist in its resolution, making room for the various existing experiences, not only disclosing them but also questioning them. This research discusses issues such as ownership of the newspaper's public space, the depoliticization of the economy and reproduction of a hegemonic discourse, and the social and democratic?s losses arising from the lack of criticality and a false plurality in journalism, which gives credibility to financial capital among the population. It supports the view that economic journalism has putting as a second frame the social interest and contributed to the creation of a market society rather than a market at service of society.Karam, Francisco José CastilhosUniversidade Federal de Santa CatarinaManini, Elaine Aparecida2016-10-19T12:52:35Z2016-10-19T12:52:35Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis191 p.| il., grafs., tabs.application/pdf338991https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169419porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T12:52:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169419Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T12:52:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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