ESTABELECIDOS E OUTSIDERS: INCLUSÃO/EXCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Astigarraga, Andrea Abreu
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97788
Resumo: O objetivo deste artigo é descrever e analisar, a partir de entrevistas narrativas autobiográficas, realizadas com dois egressos do curso de Direito e dois egressos do curso de Enfermagem, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), que vivenciaram a experiência do trabalho infantil na roça, a ruptura, a transgressão da cultura rural local onde o trabalho na roça estava em primeiro lugar e os estudos, em segundo lugar. Pois, em suas autobiografias detectamos que seus avós trabalharam na roça e não freqüentaram escola; os pais trabalharam na roça e freqüentaram os primeiros anos do Ensino Fundamental; e os filhos trabalharam na roça durante a infância, mas sempre freqüentaram a escola e acessaram a universidade. Em suas entrevistas narrativas, descrevemos e analisamos em que medida os entrevistados foram estabelecidos ou outsiders antes ou durante processo de ingresso, permanência e conclusão do ensino superior.
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