Otimização de rotas de distribuição de uma empresa multinacional alimentícia
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197466 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaLima, Elyelton Cesar de SouzaTaglialenha, Silvia Lopes de Sena2019-07-11T17:55:32Z2019-07-11T17:55:32Z2019-06-28https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197466TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística.Este trabalho apresenta o problema de roteirização de veículos aplicado com janela de tempo, o qual objetiva-se a otimização das rotas percorridas pelos veículos que necessitam atender os clientes e retornar ao ponto inicial de partida, respeitando as restrições de janelas de tempo dos clientes, restrições de demanda e capacidade. Aplicou-se um método exato para a resolução do problema, realizado em uma empresa multinacional alimentícia. A roteirização foi realizada para um dos quinze centros de distribuição da empresa, que estão distribuídos estrategicamente pelo Brasil. O estudo se motivou visando a economia para a empresa que realiza a distribuição de seus produtos e a contribuição acadêmica que a aplicação do modelo do problema do roteamento de veículos traz para a comunidade acadêmica. Considerou-se a otimização das rotas realizadas pela empresa em um dia específico, atendendo as restrições estabelecidas no modelo, utilizando-se de um método exato. O modelo aplicado resultou na otimização das rotas em torno de 37% da distância total percorrida. O método exato aplicado na otimização das rotas de distribuição da empresa em estudo se mostrou eficiente para problemas de pequeno porte.This paper presents the problem of vehicle routing with a time window, which aims to optimize the routes traveled by the vehicles that need to attend the customers and return to the starting point of departure, respecting the restrictions of clients' time windows, demand and capacity constraints. An exact method was used to solve the problem, carried out in a multinational food company. The routing was performed for one of the company's fifteen distribution centers, which are strategically distributed throughout Brazil. The study was motivated aiming the economy for the company that distributes its products and the academic contribution that the application of the vehicle routing problem model brings to the academic community. It was considered the optimization of the routes performed by the company on a specific day, taking into account the restrictions established in the model, using an exact method. The applied model resulted in the optimization of the routes around 37% of the total distance traveled. The exact method applied in the optimization of the distribution routes of the company under study proved to be efficient for small problems.65 f.Joinville, SCRoteirização de veículos com janela de tempoOtimização combinatóriaProgramação linear inteiraOtimização de rotas de distribuição de uma empresa multinacional alimentíciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/197466/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52ORIGINALTCC_Elyelton_11.07.2019.pdfTCC_Elyelton_11.07.2019.pdfTCCapplication/pdf1458265https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/197466/1/TCC_Elyelton_11.07.2019.pdf4dc07b94bea6ef8a86f44332f1aae878MD51123456789/1974662019-07-11 14:55:32.72oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-11T17:55:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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