A cultura de segurança do paciente do serviço de farmácia do Hospital Universitário/UFSC: um processo em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canabarro, Isabel Machado
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135794
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCanabarro, Isabel MachadoBúrigo, Carla Cristina Dutra2015-10-27T03:07:42Z2015-10-27T03:07:42Z2015335684https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135794Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015.A presente pesquisa tem como objetivo compreender como se constitui o processo de desenvolvimento da cultura de segurança do paciente do Serviço de Farmácia (SF) do Hospital Universitário (HU), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a partir da visão dos seus gestores. Esta pesquisa caracteriza-se por um estudo de caso, de natureza qualitativa, tendo como fonte de informações as entrevistas semiestruturadas com os gestores responsáveis pelo processo de desenvolvimento da cultura de segurança do paciente do SF/HU/UFSC. Na concepção dos gestores entrevistados, a formação compreende um processo instrumental, permeado por relações sociais construídas ao longo da vida. Os gestores afirmaram desconhecer o processo de formação dos farmacêuticos do SF/HU/UFSC com vista à segurança do paciente, concebem que a cultura de segurança do paciente compreende valores, conhecimento e formação. Sobre os desafios e possibilidades para o desenvolvimento desta cultura no SF/HU/UFSC, os gestores destacaram a localização do SF fora da estrutura física do HU e a ausência de cursos de capacitação envolvendo a segurança do paciente. Quanto à Política Institucional de Segurança do Paciente, afirmaram desconhecê-la, embora exista a Política de Gestão de Riscos e de Segurança do Paciente do HU, atendendo apenas um formalismo da lei. Os resultados da pesquisa apontam a existência de uma contradição, pois ao mesmo tempo que os gestores pontuam a formação como essência do processo de cultura de segurança do paciente, eles negam a existência desta cultura por falta de formação. A pesquisa realizada aponta que a formação e a gestão compreendem dois polos de sustentação para o processo de desenvolvimento da cultura de segurança do paciente que necessitam ser integrados com vistas a buscar possibilidades de ação para o fortalecimento da segurança do paciente no SF/HU/UFSC.<br>Abstract : This research aims to understand how is the development process of patient safety culture from the perspective of their managers at the Pharmacy Service (PS) of University Hospital (UH) at the Federal University of Santa Catarina (UFSC). This research is a case study of qualitative inquiry. The data were collected with semi-structured interviews with the managers responsible for the patient safety culture development process at PS / UH / UFSC. The data showed through managers interview, education comprises an instrumental process, permeated by social relationships built up throughout life. The managers said not knowing the formation process of pharmaceutical at PS / UH / UFSC; about the safety of the patient, conceive the patient safety culture includes values, knowledge and training. About the challenges and opportunities for the development of this culture in the PS / UH / UFSC, the managers highlighted the location of PS, it locates outside of UH's, physical structure and the absence of training courses involving patient safety. Regarding Policy Institutional Patient Safety, they said not knowing it, although it is Risk Management Policy and the UH Patient Safety, attending it only one formalism of the law. The survey results indicate the existence of a contradiction, because while managers punctuate the training as the essence of the process of patient safety culture, they deny the existence of this culture for lack of formation. The research shows that the formation and management comprise two support poles of the development process of the security culture patient, which, it must be integrated in order to seek possibilities of action for fortification of the patient safety in the PS / UH / UFSC.111 p.| il.porAdministraçãoSegurança do pacienteFarmacêuticos e pacientesA cultura de segurança do paciente do serviço de farmácia do Hospital Universitário/UFSC: um processo em formaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL335684.pdfapplication/pdf1198965https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/135794/1/335684.pdf589775464009f75dba4f71f415bdedfaMD51123456789/1357942015-10-27 01:07:42.534oai:repositorio.ufsc.br:123456789/135794Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-10-27T03:07:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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