GOVERNANÇA COLABORATIVA PARA O FORTALECIMENTO DA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E PARQUES TECNOLÓGICOS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, LUANA DE FREITAS
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: MORÉ, RAFAEL PEREIRA OCAMPO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243935
Resumo: Este estudo objetiva refletir sobre essa interação da Universidade e Parques Tecnológicos a partir da análise de Governança Colaborativa (GC) e quais aspectos podem ser considerados para o fortalecimento dessa relação. Para o alcance dos objetivos propostos foi realizada uma revisão bibliográfica. Este artigo está estruturado da seguinte forma: inicialmente, discute-se a interação da universidade e parques tecnológicos, os desafios dessa interação na perspectiva da tríplice hélice e na sequência o conceito de Governança Colaborativa para o fortalecimento dessa interação. Após, os resultados são apresentados e na conclusão os autores retomam as abordagens identificadas na pesquisa e revisão de literatura.  A GC é sugerida como uma alternativa para minimizar os problemas identificados dessa interação, através do modelo de quatro grandes variáveis críticas proposto por Ansell e Gash, (2007) que analisa aspectos que interferem na governança e a colaboração bem sucedidas que são: condições iniciais. liderança facilitadora, design institucional e processo colaborativo. Sugere-se uma pesquisa em campo em parques tecnológicos a fim de identificar o grau de interação com universidades e aplicação do modelo de GC proposto por Ansell e Gash, (2007), de modo a ampliar o conhecimento acerca da temática.
id UFSC_06be0eb13690d58e7d3ce76983683135
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243935
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling GOVERNANÇA COLABORATIVA PARA O FORTALECIMENTO DA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E PARQUES TECNOLÓGICOS.Este estudo objetiva refletir sobre essa interação da Universidade e Parques Tecnológicos a partir da análise de Governança Colaborativa (GC) e quais aspectos podem ser considerados para o fortalecimento dessa relação. Para o alcance dos objetivos propostos foi realizada uma revisão bibliográfica. Este artigo está estruturado da seguinte forma: inicialmente, discute-se a interação da universidade e parques tecnológicos, os desafios dessa interação na perspectiva da tríplice hélice e na sequência o conceito de Governança Colaborativa para o fortalecimento dessa interação. Após, os resultados são apresentados e na conclusão os autores retomam as abordagens identificadas na pesquisa e revisão de literatura.  A GC é sugerida como uma alternativa para minimizar os problemas identificados dessa interação, através do modelo de quatro grandes variáveis críticas proposto por Ansell e Gash, (2007) que analisa aspectos que interferem na governança e a colaboração bem sucedidas que são: condições iniciais. liderança facilitadora, design institucional e processo colaborativo. Sugere-se uma pesquisa em campo em parques tecnológicos a fim de identificar o grau de interação com universidades e aplicação do modelo de GC proposto por Ansell e Gash, (2007), de modo a ampliar o conhecimento acerca da temática.INPEAU/UFSC2023-01-19T18:41:25Z2023-01-19T18:41:25Z2023-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243935GONÇALVES, LUANA DE FREITASMORÉ, RAFAEL PEREIRA OCAMPOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-19T18:41:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243935Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-19T18:41:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv GOVERNANÇA COLABORATIVA PARA O FORTALECIMENTO DA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E PARQUES TECNOLÓGICOS.
title GOVERNANÇA COLABORATIVA PARA O FORTALECIMENTO DA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E PARQUES TECNOLÓGICOS.
spellingShingle GOVERNANÇA COLABORATIVA PARA O FORTALECIMENTO DA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E PARQUES TECNOLÓGICOS.
GONÇALVES, LUANA DE FREITAS
title_short GOVERNANÇA COLABORATIVA PARA O FORTALECIMENTO DA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E PARQUES TECNOLÓGICOS.
title_full GOVERNANÇA COLABORATIVA PARA O FORTALECIMENTO DA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E PARQUES TECNOLÓGICOS.
title_fullStr GOVERNANÇA COLABORATIVA PARA O FORTALECIMENTO DA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E PARQUES TECNOLÓGICOS.
title_full_unstemmed GOVERNANÇA COLABORATIVA PARA O FORTALECIMENTO DA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E PARQUES TECNOLÓGICOS.
title_sort GOVERNANÇA COLABORATIVA PARA O FORTALECIMENTO DA INTERAÇÃO UNIVERSIDADE E PARQUES TECNOLÓGICOS.
author GONÇALVES, LUANA DE FREITAS
author_facet GONÇALVES, LUANA DE FREITAS
MORÉ, RAFAEL PEREIRA OCAMPO
author_role author
author2 MORÉ, RAFAEL PEREIRA OCAMPO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALVES, LUANA DE FREITAS
MORÉ, RAFAEL PEREIRA OCAMPO
description Este estudo objetiva refletir sobre essa interação da Universidade e Parques Tecnológicos a partir da análise de Governança Colaborativa (GC) e quais aspectos podem ser considerados para o fortalecimento dessa relação. Para o alcance dos objetivos propostos foi realizada uma revisão bibliográfica. Este artigo está estruturado da seguinte forma: inicialmente, discute-se a interação da universidade e parques tecnológicos, os desafios dessa interação na perspectiva da tríplice hélice e na sequência o conceito de Governança Colaborativa para o fortalecimento dessa interação. Após, os resultados são apresentados e na conclusão os autores retomam as abordagens identificadas na pesquisa e revisão de literatura.  A GC é sugerida como uma alternativa para minimizar os problemas identificados dessa interação, através do modelo de quatro grandes variáveis críticas proposto por Ansell e Gash, (2007) que analisa aspectos que interferem na governança e a colaboração bem sucedidas que são: condições iniciais. liderança facilitadora, design institucional e processo colaborativo. Sugere-se uma pesquisa em campo em parques tecnológicos a fim de identificar o grau de interação com universidades e aplicação do modelo de GC proposto por Ansell e Gash, (2007), de modo a ampliar o conhecimento acerca da temática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-19T18:41:25Z
2023-01-19T18:41:25Z
2023-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243935
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652107846254592