Que Aritmética para ensinar Sistema Métrico Decimal? Saberes profissionais para o seu ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218969 |
Resumo: | Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/23267 |
id |
UFSC_06f3fed3acd44b202389e4dddf57f6b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218969 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Que Aritmética para ensinar Sistema Métrico Decimal? Saberes profissionais para o seu ensinoAritméticaHistória da Educação MatemáticaSistema Métrico DecimalSaberes profissionaisDisponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/23267O marco legal de implantação do Sistema Métrico Decimal (SMD) nas escolas brasileiras pela Lei Imperial de 1862, Lei nº 1157, completaria hoje seus 158 anos. No presente estudo buscou-se investigar os processos de escolarização desse saber, levando também em consideração as questões referentes à formação didático-metodológica de professores que ensinam matemática. Com o objetivo de caracterizar a abordagem de um Sistema Métrico Decimal a ensinar e para ensinar, foram analisados trabalhos publicados por pesquisadores entre os anos de 2007 a 2019 que abordavam o SMD a partir de manuais escolares. O estudo possui uma perspectiva sócio-histórica. Conclui-se que a matemática a e para ensinar o SMD sofreu transformações em termos de ordenação do saber, bem como modificações no programa com progressiva inserção do conteúdo SMD em substituição ao antigo Sistema de Pesos e Medidas, ao longo do período caracterizado por um SMD intuitivo prático.Educação em Questão2020-12-29T00:52:32Z2020-12-29T00:52:32Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGUIMARÃES, M. D.; SILVA, M. R. I. S.; FRANÇA, D. M.. Que aritmética para ensinar sistema métrico decimal? Saberes profissionais para o seu ensino. EDUCAÇÃO EM QUESTÃO, v. 58, p. 1-22, 2020.1981-1802https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218969Guimarães, Marcos DenilsonSilva, Martha Raíssa Iane Santana daFrança, Denise Medina de Almeidaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-29T00:52:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218969Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-29T00:52:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Que Aritmética para ensinar Sistema Métrico Decimal? Saberes profissionais para o seu ensino |
title |
Que Aritmética para ensinar Sistema Métrico Decimal? Saberes profissionais para o seu ensino |
spellingShingle |
Que Aritmética para ensinar Sistema Métrico Decimal? Saberes profissionais para o seu ensino Guimarães, Marcos Denilson Aritmética História da Educação Matemática Sistema Métrico Decimal Saberes profissionais |
title_short |
Que Aritmética para ensinar Sistema Métrico Decimal? Saberes profissionais para o seu ensino |
title_full |
Que Aritmética para ensinar Sistema Métrico Decimal? Saberes profissionais para o seu ensino |
title_fullStr |
Que Aritmética para ensinar Sistema Métrico Decimal? Saberes profissionais para o seu ensino |
title_full_unstemmed |
Que Aritmética para ensinar Sistema Métrico Decimal? Saberes profissionais para o seu ensino |
title_sort |
Que Aritmética para ensinar Sistema Métrico Decimal? Saberes profissionais para o seu ensino |
author |
Guimarães, Marcos Denilson |
author_facet |
Guimarães, Marcos Denilson Silva, Martha Raíssa Iane Santana da França, Denise Medina de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Martha Raíssa Iane Santana da França, Denise Medina de Almeida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Marcos Denilson Silva, Martha Raíssa Iane Santana da França, Denise Medina de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aritmética História da Educação Matemática Sistema Métrico Decimal Saberes profissionais |
topic |
Aritmética História da Educação Matemática Sistema Métrico Decimal Saberes profissionais |
description |
Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/23267 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-29T00:52:32Z 2020-12-29T00:52:32Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GUIMARÃES, M. D.; SILVA, M. R. I. S.; FRANÇA, D. M.. Que aritmética para ensinar sistema métrico decimal? Saberes profissionais para o seu ensino. EDUCAÇÃO EM QUESTÃO, v. 58, p. 1-22, 2020. 1981-1802 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218969 |
identifier_str_mv |
GUIMARÃES, M. D.; SILVA, M. R. I. S.; FRANÇA, D. M.. Que aritmética para ensinar sistema métrico decimal? Saberes profissionais para o seu ensino. EDUCAÇÃO EM QUESTÃO, v. 58, p. 1-22, 2020. 1981-1802 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Questão |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Questão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651913749594112 |